O segredo não é priorizar o que está na sua agenda, e sim agendar as suas prioridades.

Alguma vez você já se perguntou: “Como posso organizar melhor meu trabalho?”, “O que aconteceria se eu pudesse ter uma hora por dia para ler, fazer exercícios ou estar com minha família?” Uma boa organização é a chave da eficiência, porque nos permite reduzir os imprevistos e estar preparados para realizar aquilo que está previsto, dizem os especialistas.

Toda boa organização requer planejamento. Poderíamos dizer que o sucesso ou fracasso em nosso trabalho depende, em parte, de como organizamos nosso dia a dia e administramos nosso tempo. Ellen White afirmou: “Alguns poderiam ter se tornado obreiros completos se tivessem feito bom uso de seu tempo, sentindo que teriam contas a prestar a Deus por seus momentos desperdiçados” (Ministério Pastoral, p. 82).

Saber planejar o tempo é saber priorizar, ter foco, delegar e dizer não, ações essenciais que são destacadas por respeitados estudiosos do tema. A seguir, compartilho alguns itens importantes apresentados por eles.

Estabeleça prioridades. Agende tudo aquilo que for prioritário. Stephen Covey deu um bom conselho: “O segredo não é priorizar o que está na sua agenda, e sim agendar as suas prioridades.”

Tenha foco. A atenção no cumprimento daquilo que foi planejado faz muita diferença na gestão do tempo. O especialista Daniel Goleman escreveu: “Muito recentemente, a ciência da atenção floresceu para muito além da vigilância. Essa ciência diz que nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa. Se ela é ruim, nos saímos mal. Se é poderosa, podemos nos sobressair. […] Embora a conexão entre atenção e excelência permaneça oculta a maior parte do tempo, ela reverbera em quase tudo que tentamos realizar” (Foco, “A habilidade sutil”).

Saiba dizer não. Jacques Salomé, psicólogo e escritor francês, aconselhou: “Atrever-se a dizer ‘não’ ao outro é atrever-se a dizer ‘sim’ a si mesmo.” Não me interprete mal, mas estar disponível aos demais é uma grande virtude, sempre que isso não o impeça de fazer aquilo que está em seu planejamento. Lembre-se de que a sobrecarga é o pior inimigo da planificação.

Delegue. Em seu livro 15 Secrets Successful People Know About Time Management, Kevin Kruse relata sua experiência ao perguntar a 200 empresários: “Qual é o segredo para ser produtivo?”. Sem titubear, muitos responderam: saber delegar! Você não tem todo o tempo para fazer tudo o que quer; portanto, conte com a ajuda dos demais.

Gostaria ainda de compartilhar quatros citações de Ellen White que também proveem dicas importantes para o pastor que deseja planejar efetivamente o uso de seu tempo.

Priorize a comunhão com Deus. “Há ministros que têm trabalhado durante anos, ensinando a verdade a outros, enquanto eles próprios não estão familiarizados com os pontos fortes de nossa doutrina” (Ministério Pastoral, p. 82).

Dedique tempo à família. “Coisa alguma pode desculpar o pastor de negligenciar o círculo interior pelo mais amplo círculo externo. O bem-estar espiritual de sua família vem em primeiro lugar. No dia do final ajuste de contas, Deus há de perguntar o que fez ele para atrair para Cristo aqueles que tomou a responsabilidade de trazer ao mundo” (O Lar Adventista, p. 353, 354).

Invista na leitura. “Os pastores devem dedicar tempo à leitura. […] Levem um livro consigo para ler enquanto viajam […]. Empreguem todo momento vago em fazer alguma coisa. Assim se fechará, a milhares de tentações, uma porta eficaz” (Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 412).

Saiba como atender à igreja. “Todo o dia [Jesus] ajudava os que a Ele vinham; à tardinha, atendia aos que tinham que trabalhar durante o dia pelo sustento da família” (Ministério Pastoral, p. 83).

À luz de todos esses conselhos, seja sábio ao planejar hoje para colher bons resultados amanhã!

Daniel Montalvan, secretário ministerial associado para a Igreja Adventista na América do Sul