Há nas palavras de Joel e de Sofonias uma mensagem para ti e para mim em nossos dias. Assim o afirma a mensageira do Senhor. “Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de sacos; porque da casa de vosso Deus foram cortadas a oferta de manjares e a libação. Promulgai um santo jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor. Ah! que dia! porque o dia do Senhor está perto, e vem como assolação do Todo-poderoso.” Joel 1:13-15.

Estas palavras, escritas pelo profeta e dirigidas a Judá, falam a todo obreiro adventista, nesta última hora. O chamado ao arrependimento e à reforma entre os dirigentes espirituais do tempo de Joel, estimulam-vos a vós e a mim.

Sofonias fala também tanto à sua geração como à nossa. Que reivindicação para inteiro arrependimento e viver piedoso encerram suas palavras! “Congrega-te, sim, congrega-te, ó nação que não tens desejo [ou vergonha]; antes que saia o decreto, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós a ira do Senhor, sim, antes que venha sôbre vós o dia da ira do Senhor. Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da Terra, que pondes por obra o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” Sof. 2:1-3.

O tempo é breve. Não há horas a serem desperdiçadas. Isto é esclarecido em certa tradução do verso 2: “O tempo para arrependimento apressa-se qual pragana soprada pelo vento!” A importância e a urgência do apêlo de Sofonias é acentuado no mesmo versículo: “Antes que venha sôbre vós a ira do Senhor.” (“Furor da ira,” diz a Atualizada.) Que cena de reavivamento e reforma se descerra aos nossos olhos nessas inspiradas palavras! É de nossos tempos, justo os dias anteriores ao grande dia do Senhor, que falam Joel e Sofonias. O Espírito Santo serviu-Se dêsses dois homens de Deus no esfôrço de despertar Judá. Procuram empregar suas inspiradas mensagens para avivar o coração dos dirigentes de Deus na igreja de hoje.

Quer vivêssemos nos tempos dos profetas, quer vivamos e trabalhemos na atualidade, se ouvirmos a Palavra de Deus e buscarmos ao Senhor de todo o coração, hão de vir reavivamento e bênção: “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, orar e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos Céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. ” II Crôn. 7:14.

A pena da inspiração descreve vividamente a gloriosa realidade dêsse movimento atual em direção a Deus: “Tenho sido fundamente impressionada por cenas recentemente passadas diante de mim durante a noite. Parecia estar ocorrendo em muitos lugares um grande movimento — uma obra de reavivamento. Nosso povo cerrou fileiras, correspondendo ao chamado de Deus.” — Mensagens Escolhidas II, pág. 402.

Êle vem vindo, irmãos! Não há dúvida sôbre isso. A mensageira do Senhor contemplou-o em visão — “os remanescentes cerrando fileiras, correspondendo ao chamado de Deus.” Certeza preciosa! Que dia será aquêle em que o pleno impulso dêste movimento rumo a Deus se torne gloriosa realidade na igreja!

Vós e Eu Temos uma Parte a Desempenhar

Vós e eu precisamos desempenhar papel de maior importância no levar o povo de Deus a cerrar fileiras, correspondendo ao Seu apêlo. Dirigentes são homens e mulheres que lideram. Os dirigentes encontram-se à frente. Não somente fazem soar o alarme — dão o exemplo. Todo obreiro na igreja de Deus é um líder. Que tremenda responsabilidade repousa sôbre nós!

Apraz-me pensar, não sòmente na responsabilidade que nos cabe de conduzir o povo de Deus a essa mais preciosa e plena vida cristã que nos prepara para o reino, mas folgo em sentir também o privilégio, a honra, a oportunidade que nos é dada de achar-nos à testa do movimento rumo a Deus.

Que estímulo se encontra nessas palavras inspiradas: “O reavivamento das igrejas provém do sincero esfôrço de alguma pessoa em buscar as bênçãos de Deus. Essa pessoa tem fome e sêde de Deus, e pede com fé, recebendo de acôrdo com ela. Põe-se a trabalhar com zêlo, reconhecendo sua inteira dependência do Senhor, e almas são despertadas para buscar uma bênção semelhante, recebendo em seu coração um período de refrigério.” — Serviço Cristão, pág. 121.

Os Reavivamentos Começam com um Líder

Observastes o pensamento básico nessas palavras? Os reavivamentos começam com a preocupação de uma alma consagrada!

Anos atrás, na Inglaterra, um homem ouviu falar do grande reavivamento galês, resolveu ir até Gales e ver por si mesmo o que estava acontecendo. Ao chegar, dirigiu-se a um robusto policial que se achava na plataforma da estação.

— Desculpe-me, oficial, começou êle, pode-me acaso informar quanto ao lugar do grande reavivamento galês de que temos ouvido falar em Londres?

O homem de azul, cujo coração havia por sua vez sido tocado pelo Espírito de Deus, distendeu-se a tôda extensão de sua altura, e batendo no peito com os dedos, respondeu: “Aquêle reavivamento, senhor, encontra-se justo aqui sob êstes botões dourados!”

“Justo aqui sob êsses botões dourados!” — talvez vós ou eu pudéssemos dizer do reavivamento de nossos dias: “Encontra-se justo aqui debaixo desta gravata negra!” O reavivamento pode — deve — começar convosco, comigo!

Entendemos em geral o reavivamento como uma experiência coletiva, uma ocasião em que línguas de fogo enchem um salão apinhado e o vento veemente desperta a multidão. Isto foi assim, naturalmente, no Pentecostes. Indubitavelmente, repetir-se-á, mas o ponto que não desejo que seja perdido de vista é que um Pentecostes coletivo só é possível porque há Pentecostes em corações individuais. “Precisamos entrar na obra individualmente.” — Mensagens Escolhidas, Vol. 1, pág. 122. A liderança no reavivamento pode ser uma questão individual. O próprio reavivamento precisa ser uma experiência individual.

Repito — entrar nessa experiência é, não somente tremenda responsabilidade, é glorioso privilégio. O reavivamento, a reforma, pode — deve — começar com uma pessoa; esta pessoa pode, deve ser você, eu! “Quando as igrejas são reavivadas, é porque algumas pessoas buscam fervorosamente a bênção de Deus.

Pegai a Bíblia, lede relatos de reavivamentos inspirados por Deus nos tempos do Velho Testamento. O Senhor servia-Se de um homem para inspirar despertamentos tanto em Judá como em Israel. Ao passo que o destemido ministério de Elias interrompeu a rápida disseminação da apostasia em Israel, Deus servia-Se de Josafá para efetuar um reavivamento em Judá. (Ver Profetas e Reis, págs. 155-203.) Ezequias, Josias, Esdras, Neemias, achavam-se entre os homens de Deus que buscaram “fervorosamente a bênção de Deus.” Foram usados para trazer grande refrigério espiritual ao povo de Deus em seu tempo. Êsses reavivamentos foram, cada um, ateados por um homem. Se o Senhor empregou um homem para operar reforma no tempo do Velho Testamento, o mesmo Deus pode realizar a mesma obra necessitada por Seu povo em nossos dias, quando cada pessoa experimentar “fome e sêde de Deus,” “põe-se a trabalhar com zêlo.”

Imperioso o Preparo

Mas tem de haver um preparo. Elias, Josafá, Ezequias, Esdras Neemias jamais poderiam ter sido usados como instrumentos de um poder reavivador sem o necessário preparo. Vós e eu temos de estar dispostos a pagar o preço do denunciador poder do Espírito Santo que, só, despertará os laodiceanos dos nossos dias!

Qual é êsse preço? Lede novamente II Crôn. 7:14. As condições são evidentes. Quatro passos tem de dar o povo de Deus, declara o inspirado autor, para encontrarem perdão e “cura” (reavivamento e reforma). O primeiro: “Se o Meu povo. . . se humilhar.” Voltamos exatamente ao ponto em que começamos nossa mensagem: Deus nos chama primeiro ao verdadeiro arrependimento. Não pode haver uma afetada contrição, nenhum sentimento de lamentação por ser decretada a punição ao impenitente. A sincera tristeza pelo pecado tem de preceder o reavivamento. Amigo, sabe você o que é o verdadeiro arrependimento em sua própria vida?

O passo seguinte? “Meu povo. . . orar.” Não pode ser um rápido balbuciar, um murmúrio rotineiro. Únicamente o lutar com Deus em favor de nossas próprias necessidades e do povo a quem servimos trará refrigério espiritual, quer para nossa própria alma, quer para a vida daqueles a quem pastoreamos. Coobreiro, você sabe de fato como orar?

Além do arrependimento e da oração? Diz o Senhor: “Se o Meu povo. . . Me buscar.” O meio principal de buscar e encontrar o Senhor é fazê-lo mediante o estudo de Sua Palavra. O reavivamento verdadeiro terá base bíblica, repousando totalmente nas advertências e promessas da Palavra inspirada. Se você e eu nos havemos de tornar veículos de reavivamento e reforma, temos de buscar ao Senhor mais fervorosamente e mais devotamente, na Palavra da Vida.

“Se o Meu povo… se converter dos seus maus caminhos.” Deus convoca hoje o povo para um arrependimento que inclui o abandono do pecado. Eis a reforma que é parte intrínseca do reavivamento. O povo de Deus não só tem de despertar, mas carecemos de uma continua experiência de vitória em nossa vida. O pecado deve ser despedido. Tem de ser abandonada qualquer concessão. Por Jesus Cristo nosso Senhor, será nossa a vitória sôbre o maligno. Que solene desafio! Que preciosa certeza! Deus vos lança um repto, Deus me lança um repto, com semelhante experiência.

Há Auxílio para Nós

Não precisamos buscar sozinhos essa experiência. Com efeito, jamais poderemos esperar realizar essa plenitude da bênção divina a sós. Só virá com auxílio de cima, e fora de nós mesmos. As palavras de Paulo encerram o segrêdo da esperança e do auxílio: “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Cor. 15:57.

Diz um poeta, em bela quadra (cuja tradução damos em prosa): “Em vão tentei, de mil maneiras, estancar meus temores, minhas esperanças avivar; mas o que preciso, di-lo a Bíblia: É Jesus, sòmente e sempre Jesus!”

“É pela comunicação da graça de Cristo que se discerne o pecado em sua natureza odiosa, sendo afinal expulso do templo da alma.” — Mensagens Escolhidas, Vol. 1, pág. 366. “Cristo olha ao espírito com que fazemos as coisas, e quando nos vê levando nossa carga com fé, Sua santidade perfeita faz expiação por nossas faltas. Quando fazemos o melhor possível, Êle Se torna nossa justiça.” — Idem, pág. 368. “Cristo nunca abandonará a alma pela qual Êle morreu.” — O Maior Discurso de Cristo, pág. 81.

Graças a Deus, Êle proveu auxílio mediante Jesus Cristo, Seu Filho. Nós não travamos a batalha sozinhos! Pertence-nos um poder que jamais falha! Com êsse auxílio você pode ser o homem, a mulher que o Senhor usará para atear a chama do reavivamento no seu distrito, em sua Associação, em sua instituição.

Resultados de Semelhante Preparo Pessoal

Quais serão os resultados dessa experiência de reavivamento com Jesus, em nosso ministério? A mensageira do Senhor declara que, se pedirmos “com fé” havemos de receber de acôrdo. Se o crente se põe “a trabalhar com zêlo, reconhecendo sua inteira dependência do Senhor, . . . almas são despertadas para buscar uma bênção semelhante, recebendo em seu coração um período de refrigério.” — Serviço Cristão, pág. 121. O reavivamento virá, irmãos, quando você e eu desejarmos bastante pagar o preço do preparo. Êsse preço é um rompimento completo com o pecado e o mundo, e uma completa e constante dedicação a Êle, que é “o caminho, a verdade, e a vida.”

Deus Confia em Nós

“Tenho esperado ansiosamente, na esperança de que Deus pusesse Seu Espírito sôbre alguns a fim de usá-los como instrumentos de justiça, para despertar e pôr em ordem a Sua igreja.” — Testimonies, Vol. 5, pág. 663. Você e eu podemos ser os “instrumentos de justiça” que o Senhor deseja usar para despertar Sua igreja e trazer reavivamento e reforma a nossa parte de Sua vinha. Lembremo-nos de que “quando igrejas são reavivadas, é porque algum indivíduo procura a bênção de Deus.’ Coobreiros de todo o mundo, possa Deus fazer de vós e de mim êsses indivíduos — os indivíduos pelos quais Êle possa operar o reavivamento e reforma em nosso lar, em nossa igreja, em nossa Associação. E oxalá o faça logo, muito logo, a fim de que não retardemos por mais tempo a volta do Senhor!