Eu era cristão havia seis meses e mal podia esperar para passar o resto da minha vida servindo a Cristo. Após muitas horas em oração, longas conversas com minha esposa e avaliação da longa jornada até a ordenação, eu estava pronto para aceitar o chamado de Deus ao ministério. Conversando por telefone com um pastor a quem eu respeitava muito, decidi lhe contar sobre nossa decisão. Silêncio.

“Você está aí?” eu perguntei.
Ele finalmente respondeu: “Kevin, Deus não está chamando você para o ministério. Eu não acho que Deus deu a você os dons necessários para ser um pastor.”

Fiquei profundamente magoado. Por dias, meses e até anos, lutei com o que esse pastor me disse.

Pastores podem ser feridos por causa de fofocas, negligência, traição e de
outras maneiras. Acredito que a maioria de nós pastores já foi ferida em algum
momento da vida por membros ou líderes de nossas congregações, mesmo que
não gostemos de admiti-lo. Em alguns casos, pode levar anos para nos recuperarmos dessa dor, se a recuperação acontecer.

O que fazer quando sofremos uma dor infligida por alguém na igreja? Aqui estão
alguns passos que descobri serem úteis na minha vida e que podem ajudar você.

1 Ore primeiro. Lembre-se de que a igreja nem sempre imita bem a Cristo. Quando somos machucados pela igreja, devemos sempre ir à fonte do amor: o próprio Deus. Dedique tempo seguindo as instruções de 1º Pedro 5:7 : “Lancem sobre Ele todas as suas ansiedades, porque Ele cuida de vocês.”

2 Confronte o ofensor. Mateus 18:15 orienta: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular.” Muitos desentendimentos podem ser resolvidos abordando a pessoa que machucou você. Às vezes, a pessoa nem sabe que fez isso. Um homem sábio me disse certa vez: “A única coisa pior do que confrontar a pessoa é o que poderia acontecer se não a confrontássemos.”

3 Perdoe. Tive que aprender a perdoar um dia de cada vez. Por exemplo, eu acordava na segunda-feira e perdoava, mas quando a terça-feira chegava, eu ainda estava lutando com a dor. Tive que perdoar dia após dia até ter perdoado completamente o erro. Mateus 6:15 diz: “Se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.”

4 Confidencie para um amigo fiel. Se a situação não for resolvida, então conte para um amigo de confiança. Ele pode precisar ir com você resolver o problema, como aconselha Mateus 18:16 : “Mas, se não ouvir, leve ainda com você uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda questão seja decidida.”

5 Resolva seu passado. Quando lidamos com a dor que outros nos causaram, muitas vezes somos lembrados da necessidade de lidar com a dor que causamos a eles. Mateus 7:5 diz: “Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” A dor que me foi causada me permitiu ver maneiras pelas quais eu causei dor aos outros, e eu entendi que precisava pedir perdão.

6 Aja sempre com amor. Já que fui machucado por alguns na igreja, estou comprometido em ajudar a igreja a ser mais amorosa. Quero ser um exemplo de 1º Coríntios 13:4, que afirma: “O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso.” Preciso agir com amor completo daqui para frente para multiplicar a cura que recebi.

7 Repita o processo. Se você já foi machucado pela igreja, lembre-se de que é possível que isso aconteça novamente. Quando a dor aparecer, não fuja da igreja. Corra em direção ao Senhor e repita os passos novamente. Um dia viveremos em um lugar em que não haverá mais dor! Até lá, vamos nos comprometer a seguir adiante com amor e perdão.

Kevin McDonald é pastor de igreja na Carolina do Norte, EUA.