A habilidade de um marinheiro é vista durante uma tempestade. Quando os amigos aplaudem e os tempos são bons, é fácil liderar. Mas nos dias escuros, quando muitos desertam ou desanimam, quando os ventos da oposição são fortes, então se revelam o caráter e a capacidade de um líder.

Um dos líderes do povo de Deus que enfrentou tempos de crise foi Neemias. Existem pelo menos quatro lições de liderança que podemos aprender com ele:

  1. 1. Completa dependência de Deus. O registro bíblico indica que, quando Neemias se inteirou da situação de crise em que se encontrava o povo em Jerusalém, sua reação foi: “Quando ouvi essas palavras, eu me sentei, chorei e lamentei por alguns dias. Fiquei jejuando e orando diante do Deus dos céus” (Ne 1:4). A primeira coisa que Neemias fez diante da crise foi buscar a Deus em oração, e não somente uma vez, mas “dia e noite” (v. 6). Não pode haver liderança de sucesso em tempos difíceis sem uma completa dependência de Deus.

2. Envolvimento e compromisso pessoal. Neemias 2:11 a 16 descreve a investigação pessoal que Neemias fez da situação de crise. Não enviou outros, não se conformou com o relatório de terceiros, mas se envolveu pessoalmente em inspecionar e avaliar a situação de crise. Isso lhe deu autoridade para apresentar seu plano de ação diante do povo.Como líderes espirituais, devemos nos envolver pessoalmente nas situações adversas para avaliá-las corretamente e elaborar planos de ação sob a direção de Deus.

3. Perseverança. A liderança e os projetos impulsionados por Neemias enfrentaram grande oposição por parte dos inimigos de Israel. Porém, vez após vez, o servo de Deus manifestou perseverança e tenacidade para não desistir da obra indicada pelo Senhor, apesar da feroz oposição (Ne 4:16, 17, 23; 5:16; 6:3). Apesar dos ataques dos inimigos que tentavam desencorajá-lo e causar divisão entre o povo, Neemias não perdeu o foco de sua missão e permaneceu ativo para completar a obra. Os líderes espirituais de hoje devem ter a mesma atitude e não perder o foco, que é a pregação do evangelho.

4. Fortalecimento espiritual do povo. A segunda metade do livro de Neemias trata principalmente sobre a obra de fortalecimento espiritual realizada por Neemias em favor de seu povo. Pode-se ver uma ênfase em dois aspectos: a leitura da Palavra de Deus (8:3; 9:7, 9); e a renovação da aliança com Deus (9:38; 10:29, 39). Esses mesmos princípios devem ser seguidos pelos pastores de hoje.

O apóstolo Paulo afirmou que, nos últimos dias, “sobrevirão tempos difíceis” (2Tm 3:1). Creio que esse tempo é agora. Ellen White escreveu: “Nunca houve um tempo em que o ser humano fosse tão responsável perante Deus quanto na hora presente. Nunca houve um tempo em que a condição humana tenha sido tão crítica quanto hoje” (Princípios Para Líderes Cristãos, p. 226).

Não há oportunidade maior para o povo de Deus cumprir seu propósito do que em tempos de crise. No entanto, os líderes não devem esperar para se tornarem espirituais apenas quando as crises chegarem. O dia de preparo deve ser hoje. As igrejas que possuem vitalidade espiritual estão mais preparadas para alcançar o maior impacto para o reino de Deus durante o período de crise. Levar adiante a Grande Comissão de fazer discípulos totalmente comprometidos com o Senhor é a melhor preparação que as igrejas e seus líderes podem fazer para enfrentar as crises atuais e, especialmente, as crises vindouras.

WALTER STEGER

editor associado da Ministério, edição em espanhol