O Pastor K. S. Wiggins é um insigne evangelista que desempenha a função de Secretário Ministerial da União do Caribe. É um homem jovem, muito dinâmico e com tremenda paixão pelas almas. Tem um sólido preparo teológico e em psicologia. Seus métodos são deveras originais e pensamos que será de grande interesse para os leitores conhecer o segredo que tem feito com que este homem seja o obreiro que tem ganho mais almas no mundo, por vários anos. O Secretário Ministerial da Divisão Interamericana, Pastor Carlos Aeschlimann, lhe fez a seguinte entrevista:

PERGUNTA: Onde efetuou campanhas de importância nos últimos três anos e quais foram os resultados?

RESPOSTA: Durante os últimos três anos efetuei campanhas de maior alcance em Santo Tomás, Ilhas Virgens; São Jorge, Grenada, Índias Ocidentais; e Georgetown, Guiana, América do Sul. Os resultados foram respectivamente 309, 431 e 357 pessoas batizadas.

PERGUNTA: Poderia explicar sucintamente quais são seus métodos?

RESPOSTA: Meus métodos se baseiam na crença de que a conquista de almas implica a cooperação entre o humano e o divino. A Sra. White disse em Patriarcas e Profetas, p. 538, que “o segredo do êxito está na união do poder divino com o esforço humano”. Também declara em Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 453, que “para conduzir almas a Jesus é preciso … estudar a mente dos homens”. Meus métodos se baseiam nos seguintes princípios:

  • a) Dar aos leigos certas instruções para que aprendam a descobrir os conversos em potencial e fazer com que assistam às reuniões.
  • b) Conquistar a confiança do público demonstrando compreensão de suas necessidades e problemas; proporcionando-lhes as respostas a suas interrogações e necessidades mais importantes. Desde o princípio as conferências se baseiam na Bíblia, mas procuram resolver os problemas baseando-se em situações humanas.
  • c) Fazer apelos todas as noites, para ajudá-los a decidir-se a aceitar a Cristo como seu Senhor e Salvador.
  • d) Apresentar as verdades fundamentais mais em forma psicológica que lógica. Na disposição e apresentação dos assuntos aproveito o papel que desempenha a ansiedade, a sugestão, as referências em conjunto, a inconsistência Cognoscitiva, o sleeper effect e os compromissos anteriores.
  • e) Meus métodos para conseguir decisões têm sido comprovados a fim de obter o máximo de eficiência.

PERGUNTA: Como prepara o território para as campanhas de evangelização?

RESPOSTA: A preparação do território começa seis semanas antes do início das conferências. Por experiência própria aprendi que os melhores resultados são obtidos quando a campanha começa seis semanas após o início da preparação. Uso uma série de lições especialmente preparadas com esta finalidade, e os leigos as levam aos conversos em potencial. As lições nunca são recolhidas, e, sim, corrigidas nas casas das pessoas.

PERGUNTA: Quais os métodos de publicidade que usa?

RESPOSTA: Envio um convite estilo casamento, um ingresso e um volante que anuncia as conferências a duas classes de pessoas:

  • a) Aos que estão estudando algum curso bíblico.
  • b) Aqueles cujos nomes foram entregues pelos membros da igreja.

Estas são as pessoas que os membros da igreja querem ver batizadas. Além disso, os membros distribuem volantes no dia anterior ao início das conferências, nos arredores do lugar escolhido para elas. Também uso cartazes e entrevistas pelo rádio e a televisão.

PERGUNTA: Em que salões e lugares prefere realizar as conferências?

RESPOSTA: Gosto mais de trabalhar em lugares onde tradicionalmente é difícil ganhar almas, e prefiro o edifício da igreja, embora também tenha usado com êxito as tendas.

PERGUNTA: Quanto tempo duram as conferências e quantas vezes por semana costuma pregar?

RESPOSTA: Nas campanhas de mais envergadura emprego sete semanas, e costumo pregar em cinco noites por semana. Depois dedico três semanas à colheita dos frutos e prego todas as noites.

PERGUNTA: Como organiza seus auxiliares?

RESPOSTA: Geralmente os organizo em pares. A visitação é realizada principalmente com o fim de trabalhar com as pessoas que não estão fazendo muito progresso nas reuniões.

Meus métodos se baseiam na crença de que a conquista de almas implica a cooperação entre o humano e o divino.

PERGUNTA: Que parte desempenham os leigos em suas campanhas?

RESPOSTA: Os leigos preparam o território, ajudam a transportar os interessados enquanto dura a campanha, trabalham como acomodadores, são responsáveis pela música e os grupos de oração, e ajudam em outras comissões que se relacionam com a campanha.

PERGUNTA: Que características principais têm suas pregações?

RESPOSTA: Meus sermões procuram identificar a necessidade, mostrar a Jesus ou outros aspectos da verdade como solução dessa necessidade, e incitar as pessoas a agir em conformidade com isso. Cada conferência requer algum tipo de decisão. Enfoco meus sermões a baixa pressão e utilizo muitas sugestões indiretas.

PERGUNTA: Que métodos usa para conseguir decisões?

RESPOSTA: Utilizo a poderosa técnica de “forçar a entrada” para conseguir decisões. Primeiro uso decisões de pouca envergadura, que depois vão avançando. Também uso uma variedade de métodos para conseguir decisões: levantar as mãos, chamados ao altar, cartões para marcar, reunir as pessoas noutro salão e preencher formulários que contêm muitas perguntas, além das perguntas que envolvem decisão. Algumas dessas folhas são orientadas de molde a fortalecer as decisões, outras me ajudam a avaliar a sua consistência. Uma vez anunciada a data do primeiro batismo, faço apelos para unir-se à igreja todas as noites. Às vezes faço dois apelos numa só noite.

PERGUNTA: Que parte desempenha em suas campanhas o trabalho pessoal com estudos bíblicos?

RESPOSTA: Não uso o método de dar estudos bíblicos pessoais durante as campanhas, mas utilizo uma série de lições especialmente preparadas. As pessoas levam as lições para casa, preenchem-nas com a ajuda da Bíblia e trazem-nas de volta na noite seguinte para classificá-las. As lições são preparadas para doutriná-los a tomar decisões.

PERGUNTA: Costuma pregar num só lugar ou usa o método de efetuar reuniões em mais de um lugar nas campanhas principais?

RESPOSTA: Meu plano é celebrar as reuniões num só lugar.

ERGUNTA: Que espécie de relações públicas emprega durante as campanhas?

RESPOSTA: Faço preleções nas escolas, tomo parte em entrevistas de caráter secular pelo rádio e a televisão. Também convido o prefeito e outras personalidades da comunidade a estar presentes na abertura e no encerramento.

PERGUNTA: Até que ponto se preparam os candidatos ao batismo em suas conferências?

RESPOSTA: Cada candidato participa de uma classe batismal durante a campanha, e no dia do batismo assiste a uma classe em que são recapituladas todas as doutrinas e normas cristãs fundamentais. O candidato deve ser capaz de responder afirmativamente a cada ponto apresentado.

PERGUNTA: Quanto custam suas campanhas?

RESPOSTA: O custo varia de acordo com a localidade e o que custa formar e manter a equipe de auxiliares.

O segredo do êxito está na união do poder divino com o esforço humano.

PERGUNTA: Quer acrescentar algum comentário?

RESPOSTA: Sim. Opino que o melhor resultado de uma campanha se obtém quando ela é efetuada em combinação com uma escola de evangelização, pois desta maneira recebem instruções muitos obreiros e os benefícios da campanha se estendem ao futuro. Por isso creio que as campanhas de importância não devem ser avaliadas somente com base no número de pessoas batizadas. Também creio que os melhores evangelistas devem realizar campanhas curtas em lugares tradicionalmente difíceis, para servir de animação a outros pastores que possivelmente creiam que os evangelistas preeminentes triunfam principalmente em virtude dos lugares onde realizam as campanhas e do orçamento com que contam. Finalmente, gostaria que se despertasse maior interesse nos planos de obra posterior para os novos conversos. Isto ajudará muito a mantê-los dentro da igreja.

PERGUNTA: Tem algum conselho a dar aos evangelistas jovens?

RESPOSTA: Aconselho-os a estudarem os métodos dos evangelistas de êxito e que os sigam tão de perto como lhes seja possível em três ou quatro campanhas. Depois estariam em condições de descobrir por si mesmos os princípios básicos do êxito na conquista de almas e qual é a ênfase que melhor se adapta a sua personalidade. Também é importante que se concentrem mais em fazer o máximo que estiver ao seu alcance em favor de quem quer que assista às reuniões, sem deixar-se fascinar pelos grandes auditórios. Finalmente, aconselho-os a prestarem muita atenção a sua devoção pessoal e à compreensão prática da natureza humana.