PERGUNTA 37

Que ensinam os adventistas quanto à segunda vinda de nosso Senhor? Foi-nos dado a entender que os senhores não aceitam os pontos de vista mantidos por muitos cristãos atualmente no que se refere ao arrebatamento invisível, à tribulação e ao anticristo. Por que não aceitam os senhores essas interpretações?

Como indica nosso nome denominacional, a segunda vinda de Cristo é uma das doutrinas fundamentais da fé adventista. Damos-lhe tal preeminência em nossas crenças em razão de ocupar ela lugar essencial na Sagrada Escritura, não sòmente no Nôvo Testamento, mas também no Velho. Já nos tempos de Enoque, foi profetizado: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.” (S. Judas 14.) E Jó disse: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levantará sôbre a Terra” (Jó 19:25); ao mesmo tempo que Davi declarava: “Virá o nosso Deus, e não Se calará” (Sal. 50:3). E muitos outros profetas escreveram no mesmo sentido.

  • I. Vários Vocábulos Empregados em Descrever o Advento

Nas tão repetidas predições do glorioso segundo advento de nosso Senhor, empregam-se diversos têrmos gregos tendo as mesmas nuanças distintas e específicas de significação. Mencionaremos as mais importantes, apresentando exemplo de cada emprêgo. Vão aí dez dos principais têrmos gregos empregados:

Parousia — “A vinda do Senhor está próxima” (S. Tia. 5:8).

Erchomai — “Negociai até que Eu volte” (S. Luc. 19:13).

Apokalupto — “Quando do Céu Se manifestar o Senhor Jesus” (II Tess. 1:7).

Epiphaneia — “A aparição de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tim. 6:14).

Phanero — “Quando aparecer o Sumo Pastor” (I S. Ped. 5:4).

Prosopon — “Da face do Senhor” (II Tess. 1:9).

Analuo — “Ao voltar Êle das festas de casamento” (S. Luc. 12:36).

Hupostrepho — Tomar posse de um reino, e voltar” (S. Luc. 19:12).

Ephistemi — “Aquêle dia venha . . . sôbre vós repentinamente, como um laço” (S. Luc. 21: 34).

Heko — “Conservai o que tendes até que Eu venha.” (Apoc. 2:25).

O sentido dêsses dez têrmos gregos é altamente significativo. Devidamente compreendidos, habilitam-nos a ter pelo menos um vislumbre da natureza do glorioso aparecimento de nosso bendito Senhor. Erchomai, por exemplo, indica o ato da vinda, mas não necessàriamente da chegada. Heko vai um passo adiante, e não só quer dizer vir, mas salienta chegada também. Parousia vai mais longe ainda, pois não somente envolve vinda e chegada, mas a presença pessoal da pessoa que chegou. Por outro lado, analuo indica a partida a fim de voltar, ao passo que hupostrepho dá a idéia de voltar de uma jornada.

O têrmo apokalupto acentua aparecimento, com a idéia de revelação. Prosopon indica a presença real da pessoa que chega, e que todos se acham perante sua face. Epiphaneia acentua a glória que acompanha o Salvador em Sua vinda. Phanero compreende não apenas o aparecimento, mas também o pensamento de que a pessoa aparecida será vista em seu verdadeiro caráter. A outra palavra, ephistemi, acentua a idéia, não só de proximidade, mas em especial, da subitaneidade da vinda do Senhor.

Se bem que as significações anteriores das palavras gregas sejam dadas em sua tradução para o português, êsses sentidos nem sempre são definidos, distintos. Há muitas vêzes uma coincidência nas nuanças do significado.

II. A Compreensão Adventista do Segundo Advento

Por essas considerações preliminares, achamos que se podem tirar conclusões lógicas e razoáveis relativamente ao ensino da Palavra quanto à segunda vinda. O fundamento bíblico de nossa crença pode ser assim enunciado:

  • 1. Jesus Virá Certamente Pela Segunda Vez. — O próprio Jesus prometeu voltar. “Voltarei,” assegurou Êle aos discípulos (S. João 14:3). E o apóstolo Paulo declarou que Êle “aparecerá segunda vez” (Heb. 9:28). O Salvador acrescenta mais o pensamento: “Voltarei, e vos receberei para Mim mesmo” (S. João 14:3). Há significação nessas últimas palavras, pois é por ocasião do segundo advento que tem lugar a ressurreição dos santos (I Tess. 4:16).

E isto é de tão vital necessidade, que o mesmo apóstolo declara: “Se Cristo não ressuscitou” (I Cor. 15:14), então “os mortos não ressuscitam” (v. 16); e se assim é, “os que dormiram em Cristo, pereceram” (v. 18). A palavra grega aí empregada por “pereceram” é apolumi, que significa “destruídos,” “perecidos,” “perdidos.” É o termo empregado em S. Luc. 13:3, que reza: “Se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”; também em S. João 17:12: “Nenhum dêles se perdeu, exceto o filho da perdição.”

Cremos, portanto, que há boas razões para chamar a vinda de Jesus a “bendita esperança” (Tito 2:13). Ela é, em sentido bem real, a suprema esperança da igreja, pois é ao voltar nosso Senhor que os adormecidos santos são chamados à imortalidade. Será então que o que é “mortal se revestirá da imortalidade” (I Cor. 15:54). E será então que “a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis” (v. 52).

Além disso, os que são trasladados por ocasião do segundo advento (I Tess. 4:15) se encontrarão com os ressuscitados, e, juntos, encontram-se com seu Senhor nos ares (v. 17), e assim estarão “sempre com o Senhor.” Que consolação para os que levaram seus amados ao descanso! Era evidentemente isto que o apóstolo tinha em mente ao escrever: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (v. 18).

  • 2. O Segundo Advento Será Visível, Audível e Pessoal. — a. Sua vinda será visível. A revelação. torna isto claro, quando diz: “Eis que vem com as nuvens, e todo ôlho O verá” (Apoc. 1:7). Êste acontecimento culminante será seguramente visível para os santos de Deus. Êles esperaram pacientemente por Êle (I Cor. 17), e é “aos que O aguardam” que Êle aparecerá “sem pecado, . . . para a salvação” (Heb. 9:28).

As hostes impenitentes, porém, hão de vê-Lo da mesma maneira ao vir em glória. Lemos então “todos os povos da Terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sôbre as nuvens do céu com poder e grande glória” (S. Mat. 24:30; ver também S. Mar. 13:26; S. Luc. 21:27).

  • b.  Sua vinda será audível. Descrevendo a volta de Jesus, os escritores bíblicos referem-se muitas vêzes ao som de trombeta que a acompanha: “a última trombeta” (I Cor. 15: 52); “alarido,” “voz,” “a trombeta de Deus” (II Tess. 4:16; “grande clangor de trombeta” (S. Mat. 24:31). Não consideremos isto linguagem figurada, mas positiva declaração do que terá lugar.
  • c. Sua Vinda Será Pessoal. A vinda de Jesus não será por ocasião da morte, nem em grande catástrofe, como a destruição de Jerusalém. Requer-se a presença real de nosso Salvador Jesus Cristo. Quando da ascensão, declararam os anjos aos discípulos surpresos: “Êsse Jesus . . . assim virá do modo por que O vistes subir” (Atos 1:11). A palavra “Êsse,” traduzida do grego houtos, demonstrativo aqui empregado, acentua o fato de que Aquêle que volta será o Jesus real que ascendeu, e não outro. Isto poderia bem ser traduzido: “Mas o próprio Jesus voltará.” A. T. Robertson (em seu Word Pictures), comentando Atos 1:11, observa:

“Assim da mesma maneira (houtos hon tropon). A mesma idéia repetida. … O fato de Sua segunda vinda e a maneira por que ela se efetua, são também descritos pela ênfase da repetição.”

A palavra parousia, tão freqüentemente empregada com relação à vinda de Cristo, significa a presença real do Salvador. É o mesmo têrmo empregado ao descrever a “vinda” de Tito (II Cor. 7:6). (Ver mais a êsse respeito na Seção 4.)

  • 3. Vários Vocábulos Descritivos Referem-Se a um Único Advento. — Convém observar particularmente que não há senão uma segunda vinda de Cristo salientada na Escritura. Esta é especificamente mencionada como Sua manifestação (Tito 2:13), vinda (S. Tia. 5:8), voltar (S. Luc. 19:12), face do Senhor (II Tess. 1:9), aparecerá segunda vez (Heb. 9:28), e virei outra vez (S. João 14:3). Jesus disse que viria “outra vez” (S. João 14:3); e, na parábola, havia de “voltar” de Sua viagem (S. Luc. 19:12). Referiu-Se repetidamente a Sua “vinda”, sem nenhuma indicação de um advento de dois cenários ou uma vinda preliminar, secreta ou outra qualquer, para o “arrebatamento” dos santos. A Escritura declara explìcitamente que Cristo virá “segunda vez” aos que O esperam para salvação (Heb. 9: 28).           
  • (Continua no Próximo número)

Ver nota bibliográfica.