A santidade, ou seja, a semelhança com Deus, é o alvo a ser atingido. Conservando este alvo em vista, todo pastor planejará um programa anual.

O homem que não tem nenhum plano, projeto ou objetivo em vista certamente chegará ao ponto de destino de “parte alguma”! Está em grande agitação, mas não realiza nada. Desenvolve intensa velocidade, mas todos o alcançam. Impele seu barco espiritual com os remos, mas ele se move em círculos. Quem nada tem em vista, nada alcançará. A questão diante de nós é a seguinte: Qual é o alvo de cada pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia? Eu diria: preparar um povo para o encontro com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A santidade, ou seja, a semelhança com Deus, é o alvo a ser atingido. Conservando este alvo em vista, todo pastor planejará um programa anual. Há as campanhas anuais da igreja, tais como: Recolta, Extensão Missionária, Dia da Saúde, Dia Educacional, etc.; todas elas são boas, mas o enfoque deve estar na vida espiritual dos membros da igreja. Nenhum membro que chega à casa de Deus com fome do alimento espiritual jamais deveria saúde lá sentindo que tudo o que ele recebeu foram alguns anúncios comerciais. Oxalá nunca se diga que transformamos a casa de Deus em casa de negócios

A importância de partilhar, propagar e difundir a luz espiritual é muito vital para todo cristão. A grande obra do ministério destina-se a ajudar nossos membros a difundir a luz que receberam. O maior serviço que um ministro pode prestar a seus membros não é o de apresentar um sermão eloquente, e, sim, ensiná-los a trabalhar pelos outros. A serva do Senhor declara: “Se os membros da igreja não lançarem individualmente mão desta obra, mostrarão assim não estar em viva conexão com Deus. Seu nome está registrado como servos negligentes.” — Serviço Cristão, pág. 87.

Todo pastor deveria procurar fazer com que cada membro pertencesse a um grupo organizado para atividades missionárias. Por exemplo, o grupo de visitação — para visitar vizinhos, membros da igreja e membros ausentes; o grupo de literatura; o grupo de testemunho pessoal; e o grupo do canto. Este é um programa que tem sido muito profícuo.

A mordomia cristã deve ser ensinada, não meramente como uma ordem, mas como uma bênção. Muitos que não são de nossa fé têm sido impressionados a ser fiéis em devolver ao Senhor o que Lhe pertence com referência ao dízimo, quando este assunto é apresentado corretamente. Lembro-me muito bem de uma senhora abastada numa igreja de que foi pastor, a qual por um ano inteiro não freqüentou a igreja, mas devolveu fielmente seu dízimo à igreja depois de ouvir um ser-mão sobre Mordomia Cristã.

Lemos em Parábolas de Jesus, pág. 266: “O dinheiro não pode ser introduzido na vida futura; ele não é necessário lá; mas as boas obras feitas para conquistar almas para Cristo, são levadas às mansões celestes. Mas os que desperdiçam egoistamente as dádivas do Senhor, que deixam seus semelhantes sem auxílio, e nada fazem para a promoção da obra de Deus neste mundo, desonram seu Criador. Roubo a Deus está escrito junto a seus nomes nos livros do Céu.” Isto também se encontra em Mordomia e Prosperidade, pág. 220.

Em Evangelismo, pág. 261, há uma citação que deveria ser usada. “Os princípios da reforma pró-saúde encontram-se na Palavra de Deus. O evangelho da saúde tem que estar firmemente vinculado ao ministério da Palavra. O plano do Senhor é que a influência restauradora da reforma pró-saúde seja uma parte do último grande esforço de proclamar a mensagem evangélica. ” Hoje em dia cada vez maior número de pessoas está se interessando pela saúde e longevidade. Este aspecto de nossa mensagem muitas vezes é negligenciado ou olvidado. Como já dissemos, o alvo do pregador adventista é preparar um povo para o encontro com nosso Senhor.

Um programa completo abrangerá naturalmente a vida recreacional dos membros da igreja. O ministro deve ser um exemplo bem como um mestre de vida equilibrada. Por sua vida e ensino ele pode demonstrar que só trabalhar sem nenhuma recreação torna as pessoas estultas. Há as atividades dos Desbravadores, o Clube Social, acampamentos e excursões para os jovens — e tudo isso tem de ser promovido de viva voz e pelo exemplo. Ver Obreiros Evangélicos, pág. 240. Alguém disse com acerto: “Conquanto o povo de Deus não seja deste mundo, eles continuam a ser pessoas sociais.” Cristo não encarou as reuniões sociais com desagrado. “As ovelhas e os cordeiros precisam ter a oportunidade de divertir-se. ” As reuniões sociais devem ser planejadas com tanto cuidado e regularidade como os cultos espirituais.

Permiti-me reiterar agora os princípios que devem governar o pastor com um plano para sua igreja:

1. Ele deve planejar uma breve campanha espiritual e dedicar tempo para sua realização: Recolta, Extensão Missionária ou campanhas educacionais, etc.

2. Ele deve conduzir seu rebanho a empenhos missionários, ensinando-os a trabalhar pelos outros. Todo membro deveria fazer parte de um grupo de atividade missionária.

3. Ele não deve deixar de inculcar a seus membros a importância da mordomia cristã. Ele mesmo deve ser um mordomo fiel.

4. A apresentação dos sinais do fim não deve ser negligenciada, porque nós mesmos podemos estar cumprindo a profecia.

5. A mensagem de saúde e seus princípios não deve ser passada por alto. O plano de Deus para Seu povo é que eles tenham saúde. Numerosas pessoas, mesmo entre nossos obreiros, estão morrendo prematuramente.

6. A vida social dos membros deve ser incentivada, especialmente a dos jovens. O pastor é o protetor de seu rebanho.

7. O lar cristão deveria ser um lar ideal em toda comunidade; portanto ele também precisa esforçar-se por salientar os princípios da vida cristã no lar. Torno a dizer que o lar cristão de-veria ser o lar ideal em toda comunidade.

A importância de partilhar, propagar e difundir a luz espiritual é muito vital para todo cristão.

M. G. NEMBHARD, Secretário de Campo