A União Austral abrange as Repúblicas Argentina, Uruguai e Paraguai. O idioma oficial é o castelhano. Os escritórios centrais estão na cidade de Buenos Aires. Possui um total de 189 igrejas e 37.250 membros. Tem 1.550 obreiros, dos quais 115 são pastores e evangelistas.
O presidente da União Austral é o Pastor Juan Carlos Viera, o qual no passado exerceu as funções de evangelista de associação, presidente de associação e secretário da União. Foi batizado no Uruguai, em 1951, pelo Pastor José Tabuenca, e ordenado ao ministério em Buenos Aires, em 1964.
A União tem cinco Campos locais: Associação Argentina Central (Presidente: Juan Tabuenca); Associação Argentina do Norte (Presidente: Angel Alsanoglou); Associação Argentina do Sul (Presidente: Walter Weiss); Associação Paraguaia (Presidente: Daniel Arn); e Associação Uruguaia (Presidente: Orlando Ciuffardi).
EDUCAÇÃO: A instituição principal é o Colégio Adventista del Plata, fundado dois anos após o começo da igreja na América do Sul. Possui um corpo docente de alta qualidade; oferece várias carreiras profissionais e tem 1.500 alunos. Seu diretor é o Prof. Egil Wensell. O Colégio Adventista del Plata, situado na província de Entre Rios, Argentina, tem exercido poderosa influência no desenvolvimento da Obra nos países de língua espanhola. Seus graduados trabalham como missionários em dezenas e dezenas de países.
Outras instituições educativas são: Instituto Juan Bautista Alberdi, situado em Misiones. Seu diretor é Febo Basanta. Instituto Flórida, em Buenos Aires. Diretor: Emílio Vogei. E o Instituto Adventista do Uruguai. Diretor: Luís Schulz.
OBRA MÉDICA: A principal instituição é o Sanatório Adventista del Plata, com 200 leitos e cerca de 30 médicos. Esta instituição exerce uma influência positiva em toda a Divisão Sul-Americana. Seu diretor é o Dr. Dario Tostán. Outras instituições médicas: Sanatório Adventista do Noroeste Argentino, Sanatório Loma Linda, Sanatório Adventista do Paraguai, Clínica Médica Belgrano (situada em Buenos Aires), Sanatòrio Adventista de Hohenau, no Paraguai. Além disso, a União possui um lar da velhice na província de Buenos Aires.
EVANGELISMO: Cada ano são realizadas 4 a 6 campanhas grandes, de 90 noites consecutivas, muitas vezes em tendas. Os leigos colaboram no evangelismo especial de Semana Santa, Finados, Mês da Bíblia e Natal. Os membros estão-se tomando cada vez mais ativos, sendo que 10% deles são pregadores voluntários, e 15% instrutores voluntários. O crescimento atual é de 13% sobre o número de membros.
PROGRAMAS DE RÁDIO: O programa “La Voz de la Esperanza” é transmitido por 14 emissoras. A União possui um programa próprio: “Una Luz en el Camino”, cujo orador é o Pas-tor Henrique Chaij. Este programa é transmitido pelo rádio e pela televisão e possui seus próprios meios de produção.
OUTROS ASPECTOS INTERESSANTES: Iniciou-se um serviço de produção de materiais audiovisuais a nível da União. No Colégio Adventista del Plata funciona a Missão Experimental, com muito êxito.
No território da União estão situadas a Casa Editora Sul-Americana e a Fábrica de Alimentos Gránix, que pertencem à Divisão Sul-Americana. Estas instituições têm sólido prestígio e contribuem acentuadamente para o avanço da Obra.
A União Austral é uma união de obreiros e membros bem capacitados. Sua influência se estende além de suas fronteiras, em virtude da quantidade de missionários que trabalham em vários continentes.
“Alguns, Deus educa mediante decepções e aparentes fracassos. É Seu desígnio que eles aprendam a dominar as dificuldades. Inspira-lhes resolução de tomar cada aparente fracasso um sucesso. Muitas vezes os homens oram e derramam lágrimas por causa das perplexidades e obstáculos que enfrentam. Mas, se eles mantiverem o princípio de sua confiança firme até ao fim, Deus lhes abrirá o caminho. ” — Obreiros Evangélicos, pág. 269.