Inicialmente, gostaria de dizer que esta deveria ser a preocupação de cada obreiro no Santo Ministério, seja qual for a sua ocupação. Que farei para tornar o meu ministério abençoado por Deus? Como tomar o meu ministério dinâmico? Como poderei tomar o meu ministério um êxito?

Nos meus dezoito anos de ministério muitos obreiros me têm feito esta pergunta: Qual a causa do seu êxito no ministério? Tenho respondido com toda a humildade de coração que há muitos fatores que contribuem para um ministério bem sucedido, e desejo compartilhar isto com aqueles que desejam ter um ministério dinâmico, com a ajuda e a graça de Deus. Porque sem a presença divina em nossa vida nada somos.

Passemos a analisar algumas bases que poderão sustentar o nosso ministério e que muito me têm ajudado. O apóstolo Pedro, em sua Segunda Epístola, capítulo um, verso cinco, diz: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência…” Durante anos tenho aplicado este princípio em minha vida. E você pode viver este princípio como um dos fundamentos do ministério bem sucedido. Não importa qual seja o seu ministério, você foi chamado para uma elevada vocação. Ponha seu coração nisso e entregue a vida inteiramente a Deus, sem reservas, quer seja o ministério de um pregador, de um pastor, de um evangelista, de um professor, de um instrutor bíblico ou de um missionário na selva.

Continuando, o apóstolo Pedro diz que necessitamos de fé, virtude, conhecimento, domínio-próprio (temperança), paciência, piedade, fraternidade e, finalmente, de amor — aquele amor divino que precisamos adicionar a todas as outras qualidades.

O verdadeiro pastor demonstra um interessei especial e pessoal pelo seu rebanho. A grande dimensão de que o mundo necessita é a dimensão do amor. Quando o mundo descobre que você realmente o ama, ouvirá com atenção o que você tem a dizer. Não digo amor ao sistema do mundo, mas amor às pessoas perdidas nesse sistema. Pense nisto: amar o alcoólatra que bebe no bar ao lado de sua igreja; o fumante que passa por você na rua; o adolescente; o desanimado que jaz a sua porta e todo aquele que necessita de sua ajuda.

Esta foi também a preocupação de Pedro: ele tinha profundo interesse pessoal na vida de cada crente. Possuía grande zelo, e quando lemos sua epístola descobrimos isto; embora fosse um homem simples, ele amava muito a sua igreja e tinha verdadeiro cuidado naquilo que fazia.

No início do meu ministério, minha esposa escreveu um bilhete e colocou-o dentro de minha Bíblia: “Para Você.” Ainda hoje o tenho comigo, e isso me tem ajudado durante o meu ministério.

“6 REGRAS PARA O ÊXITO NO EVANGELISMO”:

1ª — Vida santa.

2ª — Vida de oração e leitura sagrada.

3ª — Conhecer e viver o assunto que prega.

4ª — Naturalidade e simplicidade na linguagem.

5ª — Manter a serenidade nos momentos de pregação.

6ª — Não pôr outros assuntos que não estejam relacionados com o estudo da Palavra de Deus.

Na segunda face do bilhete havia algo mais:

“VIVA-O”:

1º — Amor.

2? — Simpatia.

3? — Cortesia.

4º — Mansidão.

São quatro lembretes para uma vida agradável e feliz.

E na dobra seguinte, diz o bilhete: “TENHA”:

1º — Vida consagrada.

2? — Vida de oração.

3? — Simplicidade.

A seguir desejo relatar a experiência de um homem cuja biografia muito aprecio. Na Itália, durante certa época, viveu um homem cujo nome era SAVONAROLA. Na primeira ocasião em que ele pregou na cidade de Florença, disse: “Eu não sei por que, mas Deus colocou no meu coração que só tenho oito anos para pregar o evangelho.” E o homem tornou-se um dínamo.

Durante oito anos ele percorreu a Itália em todas as direções. Houve um reavivamento em toda a nação, o povo jogou fora todos os livros e objetos corruptos, abandonou todos os prazeres, começou a ir à igreja, e praticamente a Itália inteira se converteu durante o ministério desse único homem, que sabia que dispunha apenas de oito anos e resolveu vivê-los integralmente para Deus.

Em 1498, por ordem do Papa, ele foi queimado vivo numa fogueira. Enquanto as chamas tragavam o seu corpo, ele bradou uma afirmação que todos ouviram: “Eu passo por isto voluntariamente porque o Senhor Jesus Cristo sofreu muito mais por mim.” Sua morte deu-se exatamente oito anos depois de ter pregado o seu primeiro sermão. Ele sentiu uma urgência. Nós precisamos sentir essa urgência. Não há amanhã para penetrar em lugares novos, pregando, cantando ou curando. Qualquer ministério abençoado por Deus é um ministério que sente essa compulsão, essa urgência. Pedro era assim. Tanto interesse como urgência referem-se a atitudes.

Ao compartilhar esta experiência com você, meu caro colega, espero que a sua experiência transborde e alcance muita gente. Há pessoas que nunca dão testemunho, porque não têm nada a dizer; não há nada de novo na sua experiência com Cristo; nada está acontecendo. Não possuem nada para compartilhar porque não está acontecendo nada em sua vida. É muito fácil contentar-se com uma vida eclesiástica em lugar de ter uma vida com Cristo. Especialmente quando Deus está abençoando com tanta abundância o nosso meio e pessoas se entregam a Cristo, e tantas outras coisas maravilhosas estão acontecendo. Sim, é muito fácil nos deixarmos levar pela espiritualidade de outras pessoas.

Finalizando, desejo deixar com você as palavras daquele homem de Deus: “Porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória Lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem Me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do Céu, estando nós com Ele no monte santo; e temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem al-gum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito San-to.” II S. Pedro 1:17-21.

Pedro está, então, dizendo que tem uma Palavra ainda mais confirmada do que a experiência pessoal. Em vista do significado da profecia dada por Deus, poderiamos parafrasear as palavras de Pedro deste modo: Sabendo que a profecia é tão certa e que não se deve destruí-la por interpretações pessoais, porque vem do Espírito Santo, vocês fazem muito bem em entendê-la. E o que é que a profecia diz, quando a examinamos de todos os ângulos possíveis? Ela simplesmente salienta este ponto: CRISTO VOLTA! Eu sei disso porque vi uma prévia de Sua vinda. A profecia está em toda a parte da Bíblia. Vocês devem atendê-la com o coração.

Vejam de que maneira devemos atendê-la, através da ilustração que ele dá: “Como a uma luz que alumia em lugar escuro. ”

Querido companheiro, verificamos nesse trecho que Pedro tinha conhecimento. O conhecimento é de extrema importância; na realidade é a chave de tudo. Você pode sentir grande urgência, possuir grande interesse e ter uma vida de experiência, mas a menos que saiba o que está acontecendo em sua vida em função da Palavra de Deus, encontra-se num terreno muito delicado, porque sua experiência sem conhecimento pode tomar-se algo bem triste. Há muita gente tendo experiências estranhas que não concordam com a Bíblia. O conhecimento realmente determina a questão.

Portanto, a última regra para que haja uma preparação em minha vida e em sua vida é atender à profecia. Comece a estudar a Palavra de Deus. Você está vivendo num mundo tenebroso e possui luz, que é a profecia da Palavra de Deus. Acenda essa luz e veja o que ela revela. Utilize-a para que lhe mostre o caminho através da escuridão, penetrando em lugares novos, chamando os pecadores para que se arrependam e aceitem a Cristo como seu Salvador pessoal. Até quando devemos fazer isto? “Até que o dia clareie e a estrela da alva nasça.” Que dia é este? É o dia da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Você sabia que a Estrela da Alva ou a Estrela da Manhã nasce junto com o Sol diariamente? O dia da Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo se aproxima. Nesse dia a Estrela da Alva nascerá. O Sol da Justiça, Cristo, virá e iluminará o mundo com Sua glória.

Desejo encerrar citando Apocalipse 22:12-16: “Eis aqui que depressa virei, e o Meu galardão anda comigo para recompensar a cada um segundo as suas obras. … Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos dar testemunho destas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a Estrela Resplandecente da Manhã.” Quão maravilhosa é esta promessa!

Quem é a Estrela da Manhã que um dia se elevará no horizonte? Jesus Cristo. E até quando devo atender à Palavra Profética sobre a Sua vinda? Até que o dia clareie e a Estrela da Alva nasça. Jesus voltará, disse o apóstolo Pedro, e enquanto aguardamos a Sua Segunda Vinda, lancemos mão de to-dos os recursos para abreviar essa vinda. Tudo o que esteja baseado no nosso conhecimento da Palavra de Deus. E sobretudo tenhamos uma experiência pessoal com Jesus Cristo, para honra e glória do Seu nome. Amém!

O verdadeiro pastor demonstra um interesse especial e pessoal pelo seu rebanho.

“Eis aqui que depressa virei, e o Meu galardão anda comigo para recompensar a cada um segundo as suas obras.”

Diógenes Santiago de Melo