Tem-se afirmado que duas das mais belas frases em qualquer idioma são as seguintes: “Eu o amo” e “muito obrigado!” As duas são virtualmente sinônimas, pois ser verdadeiramente agradecido também é amar, e vice-versa. A grandiosa arte da gratidão está vinculada com aprender a dizer “Muito obrigado!” ou “Meus sinceros agradecimentos!” Quando viajamos em países cuja língua não conhecemos, é agradável experimentar o entusiasmo e a cordialidade ocasionados quando aprendemos a dizer “Muito obrigado!” nos idiomas desses países. Estas palavras constituem o fundamento de uma filosofia cristã positiva e estabelecem relações sociais mais felizes.

A gratidão envolve certa atitude na vida que é mais conducente à felicidade e ao êxito do que qualquer outra virtude. Disse o estadista e filósofo romano, Cícero (106-43A.C.): “Embora eu quisesse ter alguns laivos de todas as virtudes, não há outra qualidade que eu mais desejaria ter do que a gratidão. Pois ela não somente é a maior virtude, mas também é a mãe de todas as outras.”

A gratidão encara a vida de um ponto de vista específico. Um professor universitário certa vez foi assaltado por ladrões que lhe roubaram a carteira. Ele escreveu estas palavras no seu diário: “Em primeiro lugar, sou grato porque nunca fui roubado antes; em segundo lugar, porque, embora tenham tirado minha carteira, não me tiraram a vida; em terceiro lugar, porque, embora tirassem tudo que eu tinha, isso não era muito; e, em quarto lugar, porque eu é que fui roubado, e não fui aquele que roubou.”

Não Há Motivo Para Desalento

A gratidão não dá margem ao desalento. Li certa vez a lenda de um homem que encontrou o celeiro no qual Satanás guardava as sementes prestes a serem lançadas no coração humano. Ao notar que as sementes do desânimo eram mais numerosas do que as outras, informaram-lhe que elas podiam crescer quase em toda a parte. Satanás admitiu, porém, com relutância, que havia um lugar no qual nunca conseguia fazer com que medrassem. “E qual é esse lugar?” perguntou o homem. Satanás respondeu com pesar: “O coração da pessoa agradecida.” gio cristão, sempre fico contente ao ver professores, empregados e alunos inclinarem a cabeça em ação de graças, antes de tomarem suas refeições. Por outro lado, fico triste quando participo de um almoço com homens de negócios ou de um jantar social em que não é feita uma prece de agradecimento.

Na Sexta Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas realizada em Vancouver, Canadá, Dorothee Soelle, autora e professora de Teologia Sistemática na Universidade de Hamburgo e no Seminário Teológico União, proferiu uma conferência sobre “A Vida na Plenitude”. Ela falou da vacuidade da vida e do anseio da humanidade por realização. Num momento dramático, a oradora leu uma carta de uma mulher na América Latina que teve 17 filhos. Devido à desnutrição só três sobreviveram, e destes só um era uma criança normal.

Liberta Mais do Poder de Deus

Na Bíblia, especialmente nos Salmos, as palavras “agradecer” e “louvar” estão intimamente relacionadas e são usadas como sinônimos. A oração de agradecimento e louvor liberta mais do poder de Deus do que qualquer outro tipo de oração. Tanto o Antigo como o Novo Testamento ilustram isto repetidas vezes. Um exemplo se encontra na história de Josafá (II Crônicas 20).

O reino desse rei foi cercado pelos fortes exércitos de seus inimigos. Percebendo que tinha pouca possibilidade para detê-los em sua própria força, ele implorou o auxílio de Deus: “Ah! nosso Deus, acaso não executarás Tu o Teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti.” Deus respondeu ao rei, dizendo: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus…. Ficai parados, e vede o salvamento que o Senhor vos dará.” Por sua vez, Josafá falou ao povo: “Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém! Ponde vossa confiança no Senhor vosso Deus, e sereis estabelecidos para sempre.”

Lemos em seguida que o rei “aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados, e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a Sua misericórdia dura para sempre.” É-nos declarado que quando o povo demonstrou sua gratidão cantando e dando louvores, os inimigos “foram desbaratados”, e “ajudaram uns aos outros a destruir-se”.

Todos conhecemos a história da cidade de Jericó. Quando o povo confiou em Deus, e Lhe agradeceu e O louvou com a ajuda de trombetas, os muros da cidade desmoronaram.

Cristo também demonstrou a dinâmica da gratidão e do louvor, como no caso da alimentação dos cinco mil. “Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o Céu, e agradeceu a Deus…. Todos comeram e ficaram satisfeitos.” S. Marcos 6:41 e 42, A Bíblia na Linguagem de Hoje.

Quando olhamos além das provações desta vida, ficamos cada vez mais imbuídos de gratidão. Ira D. Sankey costumava contar uma bela história. Uma criança estava com seu pai no alto do monte Washington, acima das nuvens, enquanto uma tempestade coruscava e rugia em baixo. Onde eles se encontravam havia perfeita calma e o brilho do Sol, embora os olhos não pudessem pairar sobre outra coisa senão o azul do céu e alguns rochedos.

— Bom, Lucy — disse o pai, — não há nada para ver aqui, não é mesmo?

Mas a menina exclamou:

— Oh! papai, eu vejo a doxologia!

Tudo em volta deles parecia dizer:

“Louvai a Deus, do qual promanam todas as bênçãos;

Louvai-O todas as criaturas, aqui em baixo; Louvai-O, lá no alto, ó hoste celestial;

Louvai o Pai, o Filho e o Espírito Santo!”

Há muitas maneiras de dizer: “Agradecemos-Te, ó Deus”, mas o importante é vivê-lo, tornando a nossa existência um contínuo ato de gratidão. É isto que significam as palavras “Eu Te amo e Te agradeço.” Finalmente, “em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5:18).

DR. V. NORSKOV OLSEN, presidente da Universidade de Loma Linda