A maravilha do Pentecostes ocorrerá com maior intensidade ainda, nos últimos dias, para o término da missão

Escrevo isto do meu coração. É uma reflexão do interior da alma. As profecias estão assombrosamente se cumprindo; sinais estão sendo vistos e ouvidos em todos os lugares. Esta é uma época de fatos apocalípticos. E no meio de tudo, o Céu deseja finalizar urgentemente a missão e os negócios do Rei.

Graças a Deus pela nova e vigorosa ênfase que a Igreja dá ao evangelismo e à tarefa de alertar o mundo para o fato de que Jesus logo vem. Estamos orando para que o poder prometido acompanhe tudo o que vamos fazer por Cristo, de modo que as pessoas que sinceramente buscam a verdade sejam salvas antes que seja tarde.

Há confusão religiosa por toda a parte e o inimigo está envolvido nela. A mídia popular está levando erro e falácia aos lares, através de apresentações que fascinam a imaginação e agitam as emoções. Proposições antibíblicas são descritas de tal modo que mentes e corações afas-tam-se progressivamente da pura e santificadora verdade designada a preparar-nos para o ímpeto e a fúria dos eventos finais. Essas coisas precedem o aparecimento real do Senhor em glória incomparável.

Jesus breve virá. Ele deseja que Sua igreja congregue todas as pessoas que estejam dispostas a ouvir Sua Palavra, amá-Lo e obedecer-Lhe. Quer que a voz da igreja seja ouvida acima do barulho da falácia e insensatez. Mas a igreja não pode cumprir o desejo do seu Senhor neste momento crítico, sem o especial derramamento do poder prometido que vem no aguaceiro da chuva serôdia.

O inimigo parece ter alcançado certo êxito em seus propósitos, usando engano e falsidade. Homens e mulheres pretendem falar diretamente com os mortos em programas de televisão. Líderes mundiais enfatizam os dogmas religiosos como solução para os males políticos, sociais e morais. Este é um tempo para avançarmos com fé e coragem. Fomos divinamente chamados para conduzir a Cristo todos os que responderem a Seu último apelo. A verdade prevalecerá. A Palavra e a sabedoria de Deus triunfarão gloriosas.

Capacitação e reavivamento

Necessitamos urgentemente de capacitação e reavivamento. “É a ausência do Espírito que torna os ministros do evangelho tão impotentes. Aprendizado, talentos, eloqüência, habilidades naturais ou adquiridas podem ser possuídos; mas sem a presença do Espírito de Deus, nenhum coração será tocado, nenhum pecador ganho para Cristo. Por outro lado, se estiverem ligados a Cristo… os mais fracos e ignorantes dos Seus discípulos terão um poder que falará aos corações…. Não está disponível hoje o Espírito de Deus, em resposta à fervorosa e perseverante oração, para encher os homens com poder para o serviço? Por que então a igreja é tão fraca e sem alento?” – Testimonies, vol. 8, págs. 21 e 22.

À medida que a verdade começar a triunfar, muitos dentre nós serão sacudidos, mas as fileiras do exército de Deus não serão reduzidas. Milhares se unirão à família de Deus, enquanto os dissidentes a abandonarão. Devemos compreender que a conversão de pessoas é obra do Espírito Santo. “Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zac. 4:6). Não é pela lógica, ou pelo carisma humano, filosofia ou erudição, nem por qualquer outro fator puramente natural.

Certa vez, eu estava participando de um concilio pastoral. Em uma das apresentações, um erudito e fino cavalheiro falava sobre comunicação. Usando a tese de um antigo filósofo, falou de “ethos” como uma necessidade para estabelecimento de relações, e disse que não poderíamos fazer programações evangelísticas efetivas em poucas semanas, porque, segundo afirmou, é pouco tempo para desenvolver o “ethos”. Depois, alguns pastores quiseram saber minha opinião sobre o assunto e acrescentaram: “Não podemos ganhar conversos em uma só campanha.”

Procurando sinceramente ser ético e elegante, eu disse: Vamos supor que não compreendemos bem nosso orador. Mas devemos entender que a conversão de pessoas não é um encontro de dois seres humanos. Há uma outra Pessoa envolvida. Seu nome é Espírito Santo. Então, referi-me ao eunuco etíope. Um único estudo bíblico foi suficiente para convencer, converter e batizar o homem – em um só encontro. O Espírito Santo cuida do “ethos”, “pa-thos” e “logos”. Levar pessoas à conversão envolve uma conjunção sobrenatural dos elementos divino e humano. Deus Se responsabiliza pelo êxito.

O tempo da conversão

Noutra ocasião, em uma grande cidade, enquanto anunciávamos o último batismo de uma campanha, uma jovem senhora se aproximou de mim. Estava impecavelmente vestida e revelou-se muito inteligente. Em prantos, pedia para ser batizada. Como eu não a tinha visto antes no auditório, perguntei-lhe se conhecia a doutrina adventista, se tinha parentes ou ami-gos adventistas, se já havia recebido estudos bíblicos, se entendia o que significava o batismo. A tudo ela respondeu “não”.

Tomei-a à parte, e tentei resumir as 27 crenças fundamentais do adventismo. Ela ouvia tudo cuidadosamente. No final, depois que o povo se foi, e enquanto a equipe esperava pacientemente pelas instruções finais e oração de despedida, ela disse: “Eu ouvi a Palavra de Deus e creio no que ouvi. Quero ser batizada no próximo sábado.” E foi. Décadas depois, essa ex-modelo estava firme e ativa na igreja, transformada pelo Espírito de Deus. Os instrumentos humanos não podem fazer o trabalho sozinhos, mas podem ser usados por Deus.

Embora eu tenha ensinado evangelismo a pastores e evangelistas através dos anos, não recomendo que costumeiramente realizem batismos rápidos, como o caso dessa jovem. Creio na construção de cada verdade sobre o fundamento que é Cristo, até que toda a mensagem esteja coberta. Mas em meu ministério tenho visto, em muitas ocasiões, milagres iguais a esse. É seguro fazer isso? É, se o Espírito estiver conduzindo. Como podemos saber? Seguramente, o pregador consagrado saberá se uma pessoa está ou não sendo guiada pelo Espírito de Deus.

Quando noites inteiras são passadas em oração, quando ele depende humildemente de Deus e busca apenas a Sua gloria; quando a igreja é responsavelmente preparada e corações se derramam em preces enquanto a Palavra é explanada, o pregador sabe que o Espírito está Se movendo. As transformações que Ele opera nem sempre podem ser explicadas; desafiam a lógica. Acontecem simplesmente pela graça do Senhor.

A missão do pregador

Nossa tarefa é apontar para Cristo, denunciar o pecado e convidar o pecador a se render à vontade de Deus. Devemos encorajá-lo, mostrando-lhe a cruz e as possibilidades que o ministério de Cristo providencia. Devemos proclamar o favor de Deus e o perdão de Cristo. Falemos da fé que se apropria da justiça. Ensinemos sobre vitória e santificação, sobre a segura palavra profética e as promessas de Deus. Então, deixemos os resultados com Ele.

Evangelizar é uma tarefa de grande fé em Deus e não na carne. Devemos crer na verdade com todo o nosso coração, pois ninguém pode pregar com poder sobre o que não acredita. Lembremo-nos de que Deus prometeu nos usar. É emocionante saber e crer no que Deus prometeu e vê-Lo cumprir. Ele Se deleita na misericórdia; em buscar e salvar o perdido.

É perigoso tentar fazer Sua obra sem preparo. Ele é amor e bondade; perdoa e capacita; deseja usar-nos. Está esperando para fazê-lo, mas espera que nos preparemos e à igreja, através de um reavivamento pessoal e coletivo. “O refrigério ou poder de Deus só atingirá os que se houverem para ele preparado, fazendo o trabalho que Deus ordena, isto é, purificando-se ‘de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” – Idem, vol. 1, pág. 619. “A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro; é, porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela. Precisamos tê-la, e o Céu espera para concedê-la.” – Evangelismo, pág. 701.

Não podemos minimizar a importância do reavivamento e preparo. Como disse alguém, “o sermão que salva o pecador, primeiramente deve ter salvado o pregador”.

Deus chama e capacita

Deus pode usar um Pedro covarde ou um Paulo perseguidor. Pode usar cada um de nós, se nos entregarmos a Ele. Usa pastores e leigos.

Se a igreja aceitar, Deus pode reavivá-la para o evangelismo, ou através do evangelismo. Seu exército de verdadeiros crentes está avançando para a vitória. Ele sacudirá, refinará e purificará Seu povo; e derramará Seu Espírito em copiosas torrentes sobre os que O buscam e estão desejosos de ser totalmente dEle.

A obra será concluída com uma manifestação de poder mais espetacular do que o que aconteceu no Pentecostes. Oremos por isso, trabalhemos por isso, e vamos experimentar isso. Então, triunfaremos com o poderoso exército de santos de Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.

Devemos apontar para Cristo, denunciar o pecado e convidar o pecador a se render a Deus. Então, deixemos os resultados com Ele.

Charles D. Brooks, Secretário de Campo da Associação Geral da IASD