Na lareira da vida Robert Spangler é cedro puro. O cedro pega fogo rapidamente e se consome iluminando. E assim foi ele. Seu gênio criativo e entusiasmo contagiante serão muito lembra-dos por todos nós os que com ele entra-mos em contato”, escreveu um dos seus amigos e associados, o Pastor Floyd Bresee, em julho de 1990, justamente quando ele, o Pastor Spangler, estava se aposentando. A veracidade e o valor poético dessas palavras são profundamente sentidos, ao lembrarmos que o Pastor Spangler faleceu na manhã de uma sexta-feira, 19 de setembro, num acidente automobilístico na Califórnia.

Desde então, muitas coisas têm sido ditas e escritas, na tentativa de expressar o imenso sentimento de perda, tristeza, admiração e respeito que todos experimentamos convergir sobre nós, à luz do que parece ser um momento contraditório.

“Tombou um homem entre nós”, disse o Dr. Rex Edwards, “que foi absoluta-mente único, altamente capaz, talentoso, dotado de visão ampla, consagrado à sua tarefa, inspirador em sua liderança e tão tremendamente devotado à sua mis-são que nenhum homem se considerará capaz de substituí-lo.” David Newman, ex-editor de Ministry, e que também trabalhou sob a liderança do Pastor Spangler, expressou-se da seguinte maneira: “Bob foi um dos mais finos cavalheiros cristãos que eu já encontrei. Era sempre gracioso, clássico e cristocêntrico. Deu-me muitos bons conselhos e encorajava-me bastante. Foi uma das pessoas mais otimistas que conheci. Seu coração pulsava com alegria e amor por Jesus Cris-to.” Esses tributos certamente emolduram centenas de outros.

Robert Spangler veio para a Associação Ministerial da Associação Geral em 1962 e dedicou os 28 anos seguintes de sua vida a serviço dos pastores adventistas e suas famílias. Durante 23 anos, foi editor da revista Ministry, o mais longo período ocupado por um editor durante os 70 anos da revista. De 1980 até 1985, foi o secretário ministerial. Mas seu principal trabalho era a editoria de Ministry. Ao deparar-se com o conflito entre efetivar-se na direção da revista e ao mesmo tempo servir como secretário ministerial, renunciou a secretaria e direcionou suas energias para a revista.

Durante seu trabalho na Associação Ministerial, o Pastor Spangler instituiu o Projeto Preach (Projeto para alcançar cada clérigo ativo no lar). Esse plano tinha o propósito de enviar números da revista Ministry para pastores de outras denominações. Atualmente, cerca de 70 mil pastores evangélicos continuam recebendo a publicação em todo o mundo.

Outro projeto criativo, de sua autoria, foi a produção e distribuição gratuita do livro Nisto Cremos, com as 27 doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Aproximadamente 250 mil pastores e numerosas bibliotecas foram contemplados com a dádiva. Ele estava convencido de que a cruz e a ação redentiva do evangelho de Deus era a mensagem central dos adventistas do sétimo dia. Assim cria e se expressava. Foi essa crença que inspirou o livro e sua circulação.

Em meio a tudo isso, Bob ja-mais negligenciou a paixão consumidora de proclamar o evangelho através de campanhas evangelísticas. Deleitava-se em conduzir reuniões públicas, paralelas à realização de escolas de evangelismo. Em seu trabalho, ele contava com a inestimável ajuda de sua esposa Marie, que ficou seriamente ferida no acidente que o vitimou. Ao lado de Ellen Bresee, ela fundou a Área Feminina da Associação Ministerial, Afam.

Após sua aposentadoria, Bob continuou servindo à Igreja de muitas formas, incluindo a condução de dezenas de reuniões evangelísticas na antiga União Soviética, recoltando ofertas para esse trabalho, presidindo a comissão coordenadora da campanha metropolitana de Moscou, dirigida por Mark Finley, em 1993, supervisionando a coleta de fundos para uma nova tradução russa das Escrituras Sagradas, reunindo-se com centenas de colaboradores do Está Escrito, e ligado à coleta de recursos financeiros para o Projeto Preach, plano que permanecia em sua mente e seu coração.

Ainda consternados por sua perda, com profunda tristeza e sin-cera manifestação de condolências à família, a Associação Ministerial da Associação Geral, juntamente com a grande família de editores e leitores da revista Ministry, em suas diversas versões ao redor do mundo, reconhece e celebra a vasta contribuição do Pastor Robert Spangler à vida e ao ministério dos pastores adventistas do sétimo dia, no mundo inteiro. Sua influência positiva e segura liderança espiritual ajudaram a impulsionar a Igreja como um todo.