Segundo o próprio Cristo, “ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Luc. 10:22). O evangelho de João mostra a incapacidade da mente humana perante o grande mistério que é Deus; e Paulo nos ensina que Deus só pode ser conhecido à medida que o Espírito Santo atua no coração que O busca, num gesto de auto-revelação.

O desejo de saber aquilo que não se pode saber, compreender o Incompreensível, tocar e provar o Inatingível, é comum ao ser humano e, pode-se dizer, deu origem à Teologia. A alma humana sente suas origens e almeja voltar à sua Fonte. Embora os eruditos da Bíblia aparentemente tenham se apropriado desse conhecimento, ele pode e deve estar acessível a todo crente, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Em Jesus, Deus Se revela à fé e ao amor. Veio até nós pela encarnação; na expiação, reconciliou-nos consigo mesmo; e, através da fé e do amor, temos acesso a Ele. Essa teologia é disponibilizada a todo o que crê.

Como escreveu Richard Rolle, em seu livro Aperfeiçoamento da Vida, “verdadeiramente Deus é de infinita grandeza, mais do que podemos imaginar… Mas mesmo aqui e agora, sempre que o coração busca a Deus, ele é capacitado a receber a luz incriada e, inspirado e cheio dos dons do Espírito Santo, experimenta as alegrias do Céu”.

Nesta primeira edição do milênio, Ministério aborda esse assunto em artigo do Dr. Juan Millanao, que responde a muitas perguntas relacionadas à Teologia, sua evolução na Igreja cristã, sua importância e aplicação prática na Igreja Adventista.

Adicionadas a esse tema profundo e palpitante, a revista traz outras matérias oportunas para o crescimento pessoal, familiar, espiritual e profissional do pastor. Está sendo reaberta a seção de cartas, cujo objetivo é a interação com os leitores. O diálogo proposto deve também caracterizar-se por uma troca saudável e enriquecedora de idéias e comentários adicionais ao material publicado.

A partir desta edição, você encontra Ministério na internet, através dos seguintes endereços: www.dsa.org.br/ministerio (português) e www.dsa.org.br/elministerio (castelhano).

Lembre-se, leitor: o tempo passa, mas o compromisso de promover o seu crescimento permanece inalterado. Na busca desse objetivo, não haverá economia de esforços.

Zinaldo A. Santos