A besta de Apocalipse 13 e a cura da ferida mortal
Os primeiros versos de Apocalipse 13 apresentam as figuras do dragão e da besta que emerge do mar. O texto indica que uma das cabeças da besta recebe um ferida mortal, mas logo é curada (Ap 13:3). Por muitos anos, as expressões “ferida” e “curada” foram interpretadas como um único fato histórico, uma vez que se encontram no singular. No entanto, ao identificar a natureza e o caráter da besta, é possível concluir que não se trata de um único evento, mas de um processo que reúne várias evidências históricas.
Natureza e caráter da besta
Com o uso do substantivo natureza, desejo estabelecer a essência das figuras proféticas de Apocalipse 13 já mencionadas. Pela forma como são apresentadas no panorama profético, elas representam, pela sua natureza, poderes mundiais. Quanto à palavra caráter, refiro-me à índole dessas figuras proféticas. Em harmonia com sua natureza, o caráter dessa sequência de poderes mundiais é de domínio político opressivo.
A natureza e o caráter da besta que surge do mar se destacam ao traçar um paralelo de suas características com aquelas apresentadas nas figuras proféticas encontradas em Daniel 7 e 8. Os paralelos são impressionantes.
1) Daniel 7 apresenta a sucessão de reinos mundiais por meio de quatro animais simbólicos, sendo que o quarto, descrito como “terrível” e “espantoso” (Dn 7:7), representa o império romano. Em Apocalipse 13 o dragão simboliza Satanás; mas, também o império romano, instrumento demoníaco que tentou destruir o Filho que a mulher tinha dado à luz (Ap 12:4).
2) Em Daniel 7:8, o poder romano é representado por um chifre (v. 23). Em Apocalipse 13:1 é representado pela besta que emerge do mar.
3) Em Daniel 8:8 e 9, após o domínio do bode peludo que representa a Grécia (v. 21), surge um chifre pequeno de um dos quatro ventos do céu que representa a sutil sucessão de domínio de Roma imperial para Roma papal (v. 23-25). Em Apocalipse 13:1 e 2, essa sucessão de domínio é representada pelas figuras do dragão e da besta.
4) Em Daniel 8:8 e 9, a figura do chifre pequeno representa Roma imperial, porque sucede o império grego, e Roma papal, pelas semelhanças com o chifre do quarto animal de Daniel 7:8. Em Apocalipse 13:2, embora a sucessão de Roma imperial para a papal esteja representada por figuras diferentes – dragão e besta –, o caráter de ambas é o mesmo; pois, a besta recebe do dragão “seu poder, o seu trono e grande autoridade”.
5) Em Daniel 7:1 a 7, a natureza dos poderes mundiais é representada pelas figuras do leão, urso, leopardo e do animal terrível e espantoso. Em Apocalipse 13:2, a besta que emerge do mar conjuga partes desses animais, algo que a identifica como um poder mundial.
6) Em Daniel 7:8, uma das características do chifre pequeno, ou Roma papal, é a “boca que falava com arrogância”. Em Apocalipse 13:5, a mesma particularidade é atribuída à besta, a quem foi “dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias”.
7) Daniel 7:21 indica outra peculiaridade da figura que representa Roma papal, o fato de ela fazer “guerra contra os santos”. A besta mencionada em Apocalipse 13:7 também luta “contra os santos”.
8) Daniel 7:25 afirma que o chifre que representa Roma papal fala contra o Altíssimo. Em Apocalipse 13:6, a besta abre a “boca em blasfêmias contra Deus, para Lhe difamar o nome”.
9) Daniel 7:25 menciona o período de domínio opressivo do chifre pequeno, Roma papal, usando a expressão “um tempo, tempos e metade de um tempo”, que corresponde a três anos e meio, quarenta e dois meses ou 1.260 dias. Apocalipse 13:6 indica o período de supremacia da besta, quarenta e dois meses. Em linguagem profética, conforme a abordagem historicista de interpretação, esses períodos correspondem a 1.260 anos.
Os paralelos encontrados nos levam a considerar que a besta que emerge do mar representa, por sua natureza, um poder mundial e, por seu caráter, um poder de domínio político opressivo. Essas características são encontradas historicamente no Estado Papal.1
Processo da ferida mortal
O papado adquiriu poder político a partir das concessões do imperador Constantino (312-336) e da oficialização do cristianismo como religião do império, feita pelo imperador Teodócio (380). A queda do império romano, em 476, demandou que o bispo de Roma exercesse maior poder político, o que se concretizou anos mais tarde, quando o general Belisário venceu os godos que cercavam Roma, e o imperador Justiniano concedeu autoridade civil ao bispo de Roma, em 538.2
O poder civil do papado se consolidou com a constituição do Estado Papal, por meio da “Doação de Pepino III”, em 754. Com base nessa organização, o papado atuou como um estado imperial em um vasto território que inicialmente incluía Ravena, Pentápolis e Romanha, e depois abrangeu Ancona, Bolonha e Perúgia, uma extensão de 44.000 km², governada com poder político opressivo, que durou até o fim do período profético de 1.260 anos, em 1798.
De acordo com a interpretação profética, a ferida mortal que uma das cabeças da besta sofreu (Ap 13:3) foi um golpe contra a estabilidade do Estado Papal. De fato, esse processo se iniciou com a prisão de Pio VI e a proclamação da primeira República Romana, em 1798. A morte do papa na prisão de Valência, no ano seguinte, provocou uma terrível humilhação ao papado, que experimentou uma sensação de aniquilamento.3 Mesmo assim, o extenso território que estava sob a administração papal continuou como base geográfica do Estado Papal.
Por vários séculos, a Itália esteve dividida em reinos ou estados independentes, entre os quais se encontrava o Estado Papal. No início do século 19, porém, surgiram movimentos favoráveis à unificação da Itália. Nesse processo se levantaram vários líderes, entre os quais se destacaram Giuseppe Mazzini, que atuou nos territórios do norte da Itália, e Giuseppe Garibaldi, que lutou nos territórios do sul. O primeiro fundou, em 1831, a “Sociedade da Itália Jovem”, e o segundo organizou o temível esquadrão dos “camisas vermelhas”.
Diante das ameaças desses movimentos, em 1848, o papa Pio IX elaborou a Constituição Política do Estado Papal, que garantia ao papa o governo desse território e o direito de nomear seu primeiro-
ministro. Contudo, no ano seguinte, Mazzini e Garibaldi estabeleceram a República Romana, dando grande passo para a unificação. No mesmo ano, Vítor Emanuel II tomou posse do estado de Piemonte. O movimento avançou com a união dos estados de Toscana, Módena, Parma e Romanha. Em 1860, Garibaldi conquistou Palermo e Nápoles e, no mesmo ano, começou a invadir os territórios papais, deixando para a igreja somente Roma e Lácio. Em 1861, Vítor Emanuel II foi proclamado rei da Itália, embora dois estados permanecessem separados: Roma e Veneza. Finalmente, em 1870, Roma foi anexada à República Italiana, decretando o fim do Estado Papal. O papa Pio IX se enclausurou no Vaticano e se considerou um prisioneiro político. Esse evento foi o ápice do processo da ferida mortal, em uma das cabeças da besta.
Processo de cura
Apocalipse 13:3 prevê a cura da ferida mortal e um movimento no qual toda a Terra se maravilha e segue a besta. Diversos intérpretes do Apocalipse consideram que essa “cura” ocorreu quando a França, liderada por Napoleão, permitiu a nomeação de Pio VII e a assinatura da “Concordata”, em 1801, que estabeleceu os limites do poder civil do papa. No entanto, o papado tomou várias decisões com a finalidade de garantir o restabelecimento da sua natureza, como poder mundial, e do seu caráter, como poder político opressivo.
Após assumir o pontificado, em 1846, Pio IX, diante dos movimentos de unificação da Itália, exaltou o título de “vigário de Cristo”, procurando restabelecer a hierarquia católica no mundo cristão. Em 1854, o dogma da imaculada conceição de Maria foi proclamado, declarando que a mãe de Jesus assimilou os atributos divinos de seu Filho, sendo, assim, corredentora da humanidade.4 Em um esforço de compensar a perda de autoridade política, o papa ainda publicou o documento Syllabus errorum, em 1864, com a intenção de advertir os governantes europeus de elementos considerados heréticos, como liberalismo, socialismo, liberdade religiosa, as Sociedades Bíblicas e publicações contrárias ao papado.
Nesse contexto, Pio IX decretou o dogma da infalibilidade papal, em 1869. Essa declaração concede ao papa poder supremo sobre a igreja universal.5 Um ano após a perda de todos os territórios papais, Pio IX conseguiu obter do parlamento italiano a “Lei das Garantias Papais”, na qual a pessoa do papa é declarada sagrada e inviolável.
O evento mais marcante no processo de cura da ferida mortal, que possibilitou a constituição de um território pontifício, foi o Tratado de Latrão, assinado por Benito Mussolini e Pio XI, em 1929. Esse tratado reconheceu o papa como governador do Estado do Vaticano, demarcou a extensão do território e garantiu ao papado uma indenização do governo italiano pelas terras confiscadas.
No início das reuniões do Concílio Vaticano II, em 1963, foi publicada a Gaudium et Spes, que transparece a posição de que a Igreja Católica é “o todo e o fim de tudo”.6 Na encíclica Ecclesiam Suam, publicada no ano seguinte, Paulo VI desenvolveu um novo plano para o mundo, ilustrado com círculos concêntricos, sendo o primeiro a Igreja Católica; o segundo as outras religiões; e o terceiro a humanidade plena. No centro estaria o papa, como primeiro guardião e pastor.7 O papa também inaugurou uma série de viagens pelo mundo, visitando vários países como líder do Estado do Vaticano.
João Paulo II seguiu essa estratégia, visitando 300 cidades dos cinco continentes, em 40 viagens, a fim de se apresentar como “pastor universal”. O Código de Direito Canônico publicado em 1983, afirma que o papa “é a cabeça do Colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e Pastor da Igreja universal neste mundo; o qual, por consequência, em razão do cargo, goza na Igreja de poder ordinário, supremo, pleno, imediato e universal, que pode exercer sempre livremente”.8 Em 1989, Mikhail Gorbachev reconheceu o Estado do Vaticano e, em diálogo com João Paulo II, estabeleceu relações diplomáticas entre o Kremlim e a Santa Sé.
As ações promovidas pelo Estado do Vaticano a fim de recuperar a autoridade perdida do Estado Papal continuam. A tendência é restabelecer, na besta que emerge do mar, a natureza e o caráter do seu simbolismo, com a cura definitiva da ferida mortal sofrida.
Referências
1 Ruben Aguilar, “O Estado Papal”, Ministério, jul/ago 2020, p. 24-26.
2 Edward Gibbon, The Decline and Fall of the Roman Empire, volumes 2 e 4.
3 Bruce Shelley, Church History in Plain Language (Waco, TX: Word, 1983), p. 357.
4 Henry Sheldon, History of the Christian Church (Peabody, MA: Hendrickson, 1988), v. 5, p. 54.
5 Sheldon, p. 65, 66.
6 Bert Beach, Vatican II: Bridging the Abyss (Washington, D.C.: Review and Herald, 1968), p. 147.
7 Johann Heinz, “O Papado Moderno: Reivindicações e Autoridade”, em Estudos Sobre Apocalipse, Frank Holbrook (org.) (Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2021), p. 391-428.
8 Código de Direito Canónico (Lisboa: Conferência Episcopal Portuguesa, 1983), Cân. 331.