Estratégias para utilização das redes sociais na proclamação do Reino

A mídia social é o mais rápido instrumento de comunicação na história humana. Ela mudou o modo de interação das pessoas. Twitter, blogs, salas de bate-papo, Facebook e outras redes sociais compartilham visões e opiniões com o mundo, e de maneira instantânea!

A mídia social nos dá oportunidade de fazer novas conexões online. Temos o mundo na ponta dos dedos. Desse modo, podemos conhecer cada vez mais pessoas. Estatísticas mostram que o número de usuários do Facebook é de 1.4 bilhão em todo o mundo, e que 640 milhões de minutos são desperdiçados nessa mídia social a cada mês.1

O que é?

A mídia social “provê um meio de as pessoas compartilharem ideias, matérias, pensamentos e relacionamentos online. Ela difere da assim chamada ‘mídia principal’, no sentido de que qualquer pessoa pode criar, comentar e adicionar conteúdos. Pode tomar a forma de texto, áudio, vídeo, imagens e comunidades”.2

É “mídia participativa online, na qual notícias, fotos, vídeos e podcasts são publicados; tipicamente acompanhada com um processo de votação para assinalar os itens considerados populares”.3

Aqui estão algumas estatísticas referentes à mídia social:

 Três entre quatro pessoas usam regularmente as redes sociais.

 A mídia social tem ultrapassado o e-mail, como atividade número um na web.

• Há mais de 200 milhões de blogs.

 Cada dia são postados cerca de 900 mil
textos em blogs.

• 93% dos usuários de mídia social acreditam que as empresas deveriam marcar presença nesse tipo de recurso.

Os primeiros anos da revolução da internet foram empregados na tarefa de conectar os computadores à rede mundial. Durante os anos seguintes, o esforço tem sido feito no sentido de que as pessoas estejam conectadas entre si.

Os meios de comunicação da mídia social têm mudado profundamente nossa vida, especialmente como interagimos uns com os outros e com o mundo ao nosso redor. Aqui estão as principais áreas afetadas:

1. Fonte de informação. Cada vez mais, os amigos em mídias sociais têm se tornado fontes de informação mais confiáveis entre as pessoas do que os meios de pesquisa. Além disso, ao obtermos notícias por meio das mídias sociais, sabemos quem as está compartilhando. Assim, podemos facilmente nos comunicar com a fonte. A notícia está mais social do que antes.

2. Lançamento de negócios. Ao passo que no passado os negócios fossem geralmente direcionados às pessoas do círculo imediato do proprietário, a mídia social – blogs, Twitter, postagem de vídeos no YouTube – tem aberto novas possibilidades para empresários e clientes. Com quem queremos negociar e como vamos promover o negócio são itens cujas opções têm se ampliado cada vez mais com a mídia social. Especialmente para pequenos negócios, essa ferramenta tem se provado inestimável.

3. Conexão com as pessoas. A mídia social ajuda a encontrar e manter antigas e novas amizades.

4. Lugar para autenticidade. Em geral, pretendemos dar sempre a impressão de que estamos no controle de tudo; mas isso tem mudado, em parte, por causa da mídia social. Agora, o paradigma não é tentar parecer perfeito, mas ser mais transparente em seus pensamentos e sentimentos, e revelar sua humanidade.

5. Poder de influência. Mesmo que tenhamos poucos seguidores no Twitter, amigos no Facebook ou assinantes em nosso blog, a influência média da pessoa cresce à medida que os canais de comunicação se tornam mais abertos e fluidos. Enquanto a rede mundial para compartilhar e ampliar informações é fortalecida, assim também a habilidade de cada pessoa para influenciar a opinião pública. Como resultado, sentimo-nos menos como espectadores passivos, e mais como participantes que têm voz nos eventos do mundo.

“A internet tem trazido a mídia para uma audiência global. A web tem aberto uma tremenda oportunidade para alcançar diretamente grande número de participantes, com mensagens direcionadas.”4

Benefícios

Permita-me compartilhar alguns dos benefícios da mídia social:

1. Tolerância. As redes de comunicação são boas para administrar a diversidade. Atrás da nossa tela, podemos ser de qualquer cor, nacionalidade, sem medo de não ser aceitos.

2. Amizade. As redes sociais dizem respeito à conexão de pontos, ou nós. Tenho um amigo que conhece um amigo a quem poderia recomendar para ser meu amigo. Usualmente, isso segue esse caminho. Somos conectados uns aos outros muito facilmente e não há limitações nem falta de confiança.

3. Mudança. As redes são tão versáteis que todos podem manuseá-la, quer em grande ou em pequena escala, formando grupos estreitamente unidos.

4. Popularidade. Os grupos são criados de modo que as pessoas se unam e se sintam bem-vindas na comunidade.

5. Igualdade, pequeno versus grande. Por exemplo, Amazon versus Waterstones. Essa última provavelmente seja a maior e mais conhecida livraria no Reino Unido e em grande parte da Europa. Em algum momento, ninguém pensaria que fosse possível superar sua grandeza e reputação; especialmente não a Amazon, que começou periférica numa escala muito menor. Atualmente, a Amazon se tornou uma sensação multinacional. Com as redes sociais, os dois tipos de negócio podem ser colocados no mesmo patamar.

6. Imparcialidade. Em anos anteriores, os produtores de televisão e executivos do rádio decidiam o que era destacado na mídia. Entretanto, agora tem havido uma redistribuição de poder. Não apenas as pessoas, sentadas em casa, têm o que dizer sobre o que experimentam na mídia, mas também têm oportunidade de realmente participar.

7. Abertura. Aqueles que são receptivos a novas experiências são capazes de fazer isso livremente. Assim, podem alcançar outros usuários abertos a novas realidades ao redor do mundo. É assim que simples “vídeos caseiros” acabam tendo alguns milhões de espectadores em sites como YouTube.

8. Autenticidade. Todas as pessoas têm sua própria identidade. Não há dois “perfis” ou blogs que sejam exatamente os mesmos. As pessoas podem expressar sua individualidade por meio de toques pessoais, sem as restrições de conformidade.

9. Globalização. Não há limites nem obstáculos à conexão.

10. Participação. Usando o próprio ID online, todos podem participar em qualquer discussão.

11. Investigação. A nova regra da era da informação: se você não fizer, alguém o fará.

Desafios

Entretanto, nem tudo é positivo nas redes sociais. Há desafios para os quais devemos ficar atentos:

1. Vícios da internet. O vício mais comum e perigoso é o da pornografia, mas podemos mencionar ainda o Facebook, os jogos, entre muitos outros.

2. Menos contato com familiares. As pessoas sentem que nas redes sociais elas socializam bastante e parecem reduzir o tempo que gastam se relacionando “ao vivo”, especialmente com familiares. Como resultado, elas se tornam menos interessadas na vida familiar e tendem a perder contato.

3. Sentimentos de solidão e depressão. Pesquisas mostram que as pessoas que gastam mais tempo na internet são mais depressivas e solitárias. Elas perdem de vista a vida no mundo real.

4. Vida social menos ativa. Pessoas que gastam mais tempo na internet perdem a vontade de sair e socializar-se.

5. Exposição a material explicitamente sexual. Material de sexo explícito pode ser encontrado em qualquer lugar na internet. Mesmo ao acessar um simples site para informação, seja para trabalho ou pesquisa em geral, o usuário estará exposto a muita propaganda sobre sexo.

6. Fraude online. Pirataria é um exemplo de fraude online. Hackers também podem causar uma série de males aos usuários da internet.

7. Fluidez de identidade virtual. As pessoas podem se apresentar de uma forma inteiramente diferente daquela do que realmente são, ao usar uma falsa identidade.

Dicas para o sucesso

Aqui estão quatro dicas simples para o êxito na mídia social:

Encontre pessoas interessadas. Recomendação pessoal é o tipo mais forte de marketing atualmente. Assim, se você encontrar pessoas que estejam interessadas, isso significa que elas conseguirão ainda mais.

Compartilhe conteúdo de qualidade. Conteúdo é o principal. Conteúdo de boa qualidade em sites e nas redes sociais é essencial. Tem de ser atual e disponibilizado regularmente.

Capture a informação. Preste atenção a cada detalhe que ajude a capturar a informação.

Fique atento. Por último, mas não menos importante, fique atento às pessoas que vêm ou foram trazidas a você. Uma comunidade é criada quando um grupo de pessoas é reunido. Ficar atento o ajudará a encontrar novos desafios, ideias e relacionamentos com o mundo.

Mídia social missionária

O evangelismo por meio das mídias sociais também é uma frente missionária, que tem como base o método de Cristo para ir às pessoas onde elas estão, simpatizar com elas, atender as necessidades delas e convidá-las para segui-Lo.5

O meio empregado por Jesus para espalhar o evangelho foi o discipulado. Devemos incorporar esse método em todo nosso ministério na internet. Missionários digitais precisam ver os contatos que eles fazem como oportunidades potenciais de discipulado, e o evangelista web deve tratar cada visitante como um discípulo em formação.

Discipulado na web é justamente como o discipulado “ao vivo”. Se seguirmos o método de Cristo para alcançar pessoas, podemos ver que Ele gastou tempo com elas e sempre lhes desejou o melhor. Simpatizou com o que lhes dizia respeito e, sempre que possível, atendeu as necessidades delas. Com todos esses fatores, Ele ganhou a confiança das pessoas com as quais interagiu. Somente depois disso, Ele as convidava a segui-Lo.6 Tendo como base esse método, aqui está um caminho para o discipulado via mídia social:

  • • Conecte-se: redes sociais, blogs, salas de bate-papo, sites de interesse comuns.
  •  Compartilhe material relevante que atenda às necessidades das pessoas e convide-as a conhecer os princípios de vida plena encontrados na Bíblia, por meio de vídeos e artigos.
  •  Converse com seus amigos online para compreender suas necessidades e responder com mensagens relevantes de esperança, encontradas na Bíblia. Nesse processo, talvez seja útil compartilhar sua história pessoal.
  •  Encontrem-se pessoalmente para desenvolver crença e confiança em Jesus.
  •  Convide Jesus para essa jornada de desenvolvimento espiritual.

Em cada passo do caminho, sua intenção deve ser tratar cada visitante e contato como um discípulo em potencial. Você deve ter interesse pessoal na vida deles. É impossível esperar discipular 500 ou mil pessoas individualmente, mas você pode tomar tempo para discipular um pequeno grupo e construir relacionamentos pessoais.

Esses relacionamentos formarão os laços necessários para criar a comunidade que atrairá mais e mais pessoas para seu evangelismo através da mídia social. Isso vai além dos meros relacionamentos digitais. Finalmente, todo discípulo que você formar se tornará um membro real de uma igreja real, em algum lugar. Este é o alvo do evangelismo pela mídia social: conexões digitais com discípulos reais, gerando novos membros em igrejas reais.

Missionários digitais

Quem pode ser um missionário digital? Qualquer pessoa. O requisito principal é o entusiasmo pelo uso da internet como caminho para alcançar pessoas de fora da igreja na linguagem delas, em comunidades locais e ao redor do mundo.

Talvez, os missionários digitais sejam os atores mais importantes nesse esforço. Sem eles, o projeto seria incapaz de avançar. A tarefa deles se ramifica em muitas e diferentes direções. Essa tarefa inclui comunicação com o evangelista web, para ajudá-lo a entregar bom conteúdo e a promover seu site. Eles serão ativos, postando materiais, comentários, convidando pessoas e interagindo com elas. O Facebook será o instrumento predominante de marketing. Através de grupos e páginas diferentes, eles conversarão com as pessoas e as convidarão para visitar e se unir à rede.

Evangelistas web

A primeira tarefa do evangelista web é encontrar bom conteúdo para ser compartilhado. O passo seguinte é recrutar e treinar missionários digitais, em busca de pessoas desejosas de ajudar a postar conteúdo de boa qualidade e promover o site de sua igreja. Então, através da rede, eles convidam as pessoas a visitar o site, dão-lhes as boas-vindas e conversam com elas. Com o uso do Facebook, o evangelista web poderá promover o site da igreja e abrir uma fan page, onde interagirá com os usuários diariamente. Ele necessitará seguir estratégias, avaliar resultados e colecionar histórias e testemunhos interessantes.

O evangelista web supervisionará os missionários digitais de sua área, capacitando-os para a tarefa diante deles. Guiará, aconselhará e animará sua equipe, comunicando-se e interagindo semanalmente com ela.

Ele também precisa ser um banco de recursos para os missionários, respondendo perguntas e abordando situações difíceis que eventualmente eles enfrentem ao longo do caminho. Talvez ainda mais importante, esses missionários servirão como guias para discipular seus contatos.

Diante de tudo isso, desafio você a desenvolver uma comunidade online com o objetivo de criar um lugar em que as pessoas possam compartilhar ideias e histórias, discutir assuntos favoritos e ser inspiradas ao crescimento integral em seu relacionamento com Deus

Referências

  • 1 Facebook Statistics, Statistic Brain, <statisticbrain.com>, acessado em 05/01/2016.
  • 2 David Meerman Scott, The New Rules of Marketing and PR: How to Use News Releases, Blogs, Podcasting, Viral Marketing, and Online Media to Reach Buyers Directly (Hoboken, NJ: John Willey & Sons, 2011), p. 38.
  • 3 Dave Evans, “What is Social Media”, Social Media Marketing: An Hour a Day. <readthis.com> Acessado em 8/11/2012.
  • 4 Ibid.
  • 5 Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 143.
  • 6 Ibid., p. 142.