Estamos vivendo numa época em que é muito comum buscar ajuda de outros para a realização de uma tarefa. Ao estudarmos as maravilhas da Natureza, ficamos surpresos ao descobrir quantos elementos naturais trabalham juntos para um propósito comum. Nesta década poucas empresas há que trabalham sós. Muitas companhias e organizações estão sendo reconstituídas e reorganizadas, pois há necessidade de cooperação.

A igreja adventista precisa trabalhar unida, usando todos os seus talentos e todos os seus recursos para o alvo comum de dar a última mensagem de advertência a um mundo prestes a perecer. Lemos em I Cor. 3:9: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.”

O mandato evangélico do Céu à igreja remanescente de ir e pregar as boas-novas ao mundo todo é claro, e a ordem alcança a cada um pessoalmente, a cada membro da igreja que guarda os mandamentos e aguarda ansiosamente o aparecimento do Senhor Jesus Cristo. É bom ler de tempos em tempos a ordem de Deus ao Seu povo dos últimos dias:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” S. Mat. 28:19 e 20.

Lemos aqui sobre as provisões e as promessas, e que Deus uniu talentos humanos — homens e mulheres consagrados — com a instrumentalidade divina, a fim de realizar a tarefa de advertir o mundo com a mensagem da hora do juízo. O verso 20 promete que “estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.”

Estamos trabalhando em cooperação com nosso Salvador, e esta é uma experiência diária. Tão logo o cristão reconhece a companhia de Jesus, e aceita a companhia também da irmandade, sente nova experiência no testemunho do Novo Testamento. Aceita cada irmão como parte do plano de Deus para salvar almas, e todo esforço como meio de levar outros a Cristo; toda atividade torna-se uma porção do esforço unido do humano em cooperação com o divino.

O apóstolo Paulo expressou muito adequadamente o espírito da cooperação no trabalho. “Eu plantei, Apoio regou, mas Deus deu o crescimento. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.” I Cor. 3:6-8.

É muito animador saber que somos um. O livro de Efésios, cap. 4, põe uma ênfase adicional ao propósito da unidade: “Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há somente um corpo e um espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” Versos 2 a 6. “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.” Verso 7. Este é um tempo importante para que se unam todos os dons da igreja e se trabalhe em cooperação na fraternidade de Cristo. Todos os nossos talentos são melhor aperfeiçoados quando os unimos com os talentos de outros sob a bênção de Deus.

O mandato evangélico é uma injunção divina para esforço agressivo, sem temor, que leve a cada pessoa dentro de nosso alcance a mensagem para este tempo.

“O segredo de nosso êxito na obra de Deus encontrar-se-á na operação harmoniosa de nosso povo. Tem de haver uma ação concentrada. Todo o membro do corpo de Cristo tem que fazer sua parte na causa de Deus segundo a capacidade que Ele lhe deu. Temos que conjugar esforços contra as dificuldades e obstáculos, ombro a ombro, e unidos pelo coração. Se os cristãos agissem de comum acordo, avançando como um só homem, sob a direção de um único Poder, para a realização de um só escopo, eles abalariam o mundo.” — Serviço Cristão, pág. 75.

Estamos nos preparando agora para mais um esforço unido neste qüinqüênio. Cada ano a Divisão Sul-Americana tem apresentado a seus membros e líderes de nossa igreja projetos especiais com ênfase na salvação de almas. Podemos lembrar-nos de que no passado tivemos um Ano de Colheita, um Ano dos Leigos, um Ano de Mordomia, e 1973 será o Ano da Juventude, nesta divisão.

É propósito de obreiros e membros unir todos os seus esforços e recursos num movimento evangelístico que envolva a igreja toda. Cada membro e cada obreiro, cada departamento e cada organização, cada instituição — todos estarão unidos neste esforço. Todos os nossos talentos, todos os nossos recursos deverão unir-se num envolvimento total de liderar nossa juventude na América do Sul para que partilhe sua fé.

O Pastor José Vianna, Diretor do Departamento dos Missionários Voluntários na Divisão Sul-Americana estará unido com os demais departamentos e setores de sustentação, sob o slogan: “Senhor, conta comigo agora! “Cento e cinqüenta mil missionários voluntários em 1973, com o propósito de evangelizar a América do Sul para Cristo.

Um Evangelho

Um Povo

Um Mandato