Temos visto na história do povo de Deus, mormente na obra do Senhor, impressionantes relatos de como Deus tem chamado homens para o Seu trabalho aqui na Terra.

O leitor acostumado a ouvir tais emocionantes relatos, poderá estranhar nosso artigo intitulado “Homens Que Deus Não Chama.” Será verdade isto? Poderá isto acontecer? Deixou Deus de interessar-se pela colaboração dos homens!?

Sim, há homens que Deus não chama, e há outros que pensam que foram chamados, mas estão enganados!

Lendo o livro Primeiros Escritos, encontrei dois parágrafos que me fizeram pensar profundamente na obra do pastor, sua responsabilidade diante do chamado para servir o Mestre. Disse a serva do Senhor:

“Homens de vida não santificada e não qualificados para ensinar a verdade presente entram no campo sem ser reconhecidos pela igreja ou pelos irmãos em geral, e o resultado é confusão e desunião.”

“São precisamente os homens não chamados por Deus que em geral se consideram muito vocacionados e acham que os seus labôres são muito importantes. Vão para o Campo e em geral não exercem boa influência; todavia em alguns lugares êles alcançam certo sucesso, e isto leva-os, bem como a outros, a pensar que são realmente chamados por Deus. . . .

Homens Para Uma Obra Sagrada

Se não sinto que Deus me chamou para essa obra, não devo me iludir e muito menos pôr-me à frente de um rebanho apenas com a roupa de pastor, porém, o coração distante dêste trabalho!

Para lidarmos com a igreja de Deus só o conseguiremos com o chamado divino a inflamar nosso coração; por isso jamais deveremos dividir nossa aspiração.

“O trabalho do ministro de Deus é sublime! Acima de tudo, além de tudo, inexcedível; está no seu magno programa: ‘Pregar a Cristo e Êste crucificado.’ Por que afastar-se da rotina traçada pela providência? Anjos das igrejas chamou-os Jesus Cristo na visão de Patmos. Que alta prerrogativa, que avantajado epíteto.” (2)

Lemos também do apóstolo Paulo — “Se ministério, dediquemo-nos ao ministério.”

Uma vez que sentimos o chamado, gastemo-nos por êle!

Na galeria bíblica encontramos homens que sentiram profundamente o chamado de Deus.

Neemias foi um homem extraordinário para uma época extraordinária — Sentiu êle o pêso de um chamado; estava consciente de que Deus o colocara à frente de uma obra que não lhe permitia olhar para trás. Satanás procurou dissuadi-lo, mas êle tinha um chamado. Era um homem comissionado para aquêle trabalho de reconstrução!

Paulo um dia sentira a alegria e a responsabilidade de um chamado, por isso fôra um homem ousado para uma época que reclamava a presença de homens audazes. (4)

Homem que se lançou sem reservas à obra para a qual fôra chamado. Paulo não tinha tempo de olhar para trás, estava profundamente preocupado com o rebanho e com as almas que Deus Lhe confiara!

É lastimável que em nossos dias muitos estejam rompendo um sulco sinuoso porque se preocupam em olhar para trás.

Viajei uma vez numa velha estrada de ferro em Pernambuco, ao lado de um ministro evangélico; mantivemos longa palestra; um dia no entanto ao passar por uma esquina, decepcionei-me … lá estava aquêle ministro, mão no arado, olhando para trás, sim estava vendendo quinquilharias, bugigangas. Oh homem, onde está teu chamado?! Deus não te chamou para cuidar dos negócios desta vida. Deus te chamou para uma obra mui elevada!

Um dia fomos investidos com a autoridade de pregar, recebemos um pergaminho e saímos à seara, isso no entanto pouco significa se não nos consagrarmos para o desempenho da tarefa que Deus nos pôs nas mãos. Sim, porque para colocar a mensagem no coração do pecador, não bastam conhecimentos, é preciso derramar a alma diante de Deus. Deus tem mensagens poderosas para serem apresentadas e para isto são precisos homens consagrados, e se realmente nos sentimos chamados para esta obra, Êle nos dará fôrças e inspiração para pregá-la.

Nossos sermões devem revelar se somos homens chamados por Deus —Êles revelarão também se estamos olhando para trás. Porque:

“A pregação não é tarefa de uma hora, é a manifestação de uma vida.” (5)

“O sermão é mais do que palavras; é o extravasar de uma vida.” (6)

Homens Deslocados

Em todos os ramos do viver encontramos homens deslocados, fora de lugar; o pior é que às vêzes se compenetram disso, mas não têm para onde correr.

Vamos à Bíblia buscar dois exemplos de homens que pensaram que haviam sido chamados.

Lev. 10:1 e 2. — Não era êste o trabalho para o qual Deus chamara Nadabe e Abiú filhos de Arão. Mas oh, êles se arriscaram fazendo a sua própria vontade — confundiram o chamado — Deus não os chamou para apresentar fogo estranho.

Que terrível fim tiveram, porque não se mantiveram dentro do seu trabalho! Não haviam sentido entranhàvelmente o chamado divino!

II Samuel 18:19-33. — Dois homens diferentes; Cusi e Aimaás, o primeiro chamado o segundo não. . . .

Aimaás correu e chegou primeiro, mas nada tinha para dizer, senão que vira um alvoroço. Não tinha sido escolhido para aquela obra, por isso era qual barata tonta —Deus não o chamara.

Homens que não sabem a razão porque trabalham não podem ser chamados por Deus, é preciso que se compenetrem da responsabilidade!

Como Nadabe, Abiú e Aimaás encontraríamos outros tipos que Deus dispensa. Por exemplo:

Deus não chama comerciantes, muitos têm deixado a obra.

Deus não chama mentirosos — oh que descalabro quando a igreja não pode confiar no pastor.

Deus não chama homens que não encarem a responsabilidade da obra que terão de realizar!

Deus não chama homens descontrolados financeiramente.

Deus não chama homens relaxados, que fazem tudo de qualquer maneira. Êle quer que Sua obra seja encarada com seriedade.

Êle não chama preguiçosos. Êle quer homens que se gastem no Seu trabalho! O preguiçoso logo se revelará.

Vigiemos mui sinceramente nosso trabalho; supliquemos humildemente a Deus; peçamos inspiração para sentirmos a alegria de pertencermos a êsse batalhão de pregadores; se o inimigo nos assedia, vez por outra querendo semear em nosso coração o desânimo quanto ao trabalho, querendo levar-nos a olhar para trás; apeguemo-nos ao Senhor e a vitória será nossa!

Referências

  • 1.  Primeiros Escritos, págs. 96 e 97.
  • 2. Melodias na Alvorada, pág. 118.
  • 3. Romanos 12:7.
  • 4. I Tessalonicenses 2:2.
  • 5. O Poder Através da Oração, pág. 6.
  • 6. O Pastor-Evangelista, pág. 413.