Bons Hábitos de Leitura

Sois um leitor do têrmo médio? Em caso afirmativo, lereis cêrca de 300 palavras por minuto. Se mantiverdes o hábito de ler apenas 15 minutos ao dia, lereis 4.500 palavras diàriamente, 31.500 palavras por semana, 126.000 em quatro semanas. Um livro tem na média 75.000 palavras. Num ano, lendo apenas 15 minutos por dia, poderão ser lidos cêrca de 20 livros. É boa porção de livros, e no entanto isso é possível fàcilmente. Ilustremos:

O Dr. Guilherme Osler é afamado entre os grandes médicos do mundo. A maioria dos médicos de hoje usou compêndios seus de medicina. Era médico muito atarefado, lente catedrático e especialista em pesquisas médicas. Entretanto achava tempo para ler, não só obras de sua especialidade, mas relativas a muitos ramos de saber. Adquiriu conhecimentos muito amplos em muitos setores do saber, graças ao hábito que adquirira, de ler 15 minutos por dia. Quer se recolhesse ao leito às dez horas da noite ou às duas da madrugada, nunca deixava de ler por 15 minutos, antes de deitar-se.

Se o Dr. Guilherme isso pôde fazer, não poderieis vós seguir um plano semelhante? Tudo que precisais é a decisão de ler. Com isso não permitireis que coisa nenhuma interfira nesses preciosos momentos de leitura. Cuidai de cada segundo. Lereis metade de um livro por semana, dois livros por mês, 20 por ano, e mil ou mais durante a vida.

C. F. ADAMS (The Ministry, jan. 1970)

Não

NÃO consideres um direito para ti, o que julgas ser uma usurpação para os outros.

NÃO dividas em duas partes o valor da vida, empregando apenas metade do tempo de forma útil.

NÃO coloques ganhos desonestos na mala que preparas para ir ao Céu.

NÃO peças emprestada a faca do vizinho para descascar uma maçã, para depois a comeres sòzinho.

NÃO julgues que os outros preferem sempre ouvir-te do que falarem êles mesmos de vez em quando.

NÃO despertes suspeitas dos outros fazendo contínuos protestos da tua justiça.

NÃO te esqueças, também, de que o Sol cumpre fielmente vinte e quatro horas de trabalho, diàriamente. — Mens. da Paz.