O onipotente e eterno Deus, quão terrível é êste mundo! Eis que êle abre a bôca para tragar-me, e eu tenho tão pouca confiança em Ti. . . . Quão fraca é a carne, e quão forte é Satanás! Se eu tiver de pôr a minha confiança apenas na fôrça dêste mundo, tudo está acabado…. É chegada a minha última hora; tem sido proferida a minha condenação….
“Ó Deus, ó Deus! … Ó Deus, ajuda-me contra tôda a sabedoria do mundo! Faze-o! Deves fazer isto. … Só Tu. . . . Pois esta obra não é minha, mas Tua. Nada tenho a fazer aqui, nada que disputar com os grandes dêste mundo.
“Quisera que os meus dias decorressem de modo tranqüilo e feliz, mas a causa é Tua. … e é uma causa justa e eterna. Ó Senhor, ajuda-me! Fiel e imutável Deus, não coloco a minha confiança no homem. Seria inútil. Tudo o que se relaciona com o homem é incerto. Tudo o que provém do homem é falível….
“Ó Deus, meu Deus, não me ouves? . . . Meu Deus, estás morto? .. . Não, Tu ,não podes morrer. Apenas estás a ocultar-Te. Tu me escolheste para esta obra. Tenho certeza disto…. Age, então, ó Deus! . . . Permanece ao meu lado, por amor de Teu amantíssimo Jesus Cristo, o qual é minha Defesa, meu Escudo e minha Fortaleza.”
Após um momento de silenciosa luta, êle continua:
“Senhor, onde Te ocultaste? . . . ó meu Deus, onde estás? . . . Olha, olha, eu estou pronto! . . . Estou pronto para depor a minha vida em favor de Tua verdade. . ., com a resignação de um cordeiro, pois é por causa da justiça, por causa de Ti. . . . Jamais irei separar-me de Ti, nem agora nem através da eternidade. . . .
“Ainda que o mundo esteja repleto de demônios — ainda que o meu corpo, que é obra de Tuas mãos, seja chacinado, seja estendido sôbre a calçada, seja esquartejado, reduzido a cinzas, . . . minha alma pertence a Ti…. Tua Palavra é minha segurança. Minha alma pertence a Ti, e habitará para sempre contigo…. Amém…. Ó Deus, ajuda-me! . . . Amém.”
NOTA DA REDAÇÃO: A oração acima foi proferida por Martinho Lutero ao aproximar-se da cidade de Worms, para comparecer perante a Dieta. Essa espécie de oração pode contribuir grandemente para promover avivamento e reforma no tempo atual.