Muitas vêzes usei os escritos do Espírito de Profecia para silenciar um oponente, para animar e incentivar os membros da igreja, para reforçar um argumento, ou como material de consulta em questões doutrinárias. Ao lerdes meu testemunho neste artigo, desejo porém que compreendais como o Espírito de Profecia tem sido para mim uma constante fonte de energia e encorajamento.

Sòmente quando parei de procurar passagens para serem lidas ou citadas para os outros, e comecei a ler os escritos da mensageira do Senhor com o objetivo de verificar o que êles continham para minha própria alma, é que experimentei verdadeiro enriquecimento espiritual. Descobri que essas páginas eram um infalível conselheiro e guia, um revelador de coisas ocultas e desagradáveis em minha vida, e um conforto e lenitivo para meus desgostos e mágoas. Além disso, percebi que elas me auxiliariam realmente a conhecer a mim mesmo e como relacionar-me com minha obra, com problemas e indivíduos com que defrontava em tôda parte.

Tranqüilidade Mental

Tornou-se-me bem claro por que o profeta dissera em II Crôn. 20:20: “Crede nos Seus profetas, e sereis bem sucedidos” (Revised Standard Version). Eu queria ter êxito como ministro e ser alegre e feliz, apesar de reveses, infortúnios, divergências de opinião etc. Perguntei pois a mim mesmo: “Se o Espírito de Profecia visa ajudar-me a ser bem sucedido, quão explícitas são as instruções que contém?” Fiquei maravilhado com o que descobri!

Percebi que a serva do Senhor delineara claramente como eu poderia enfrentar e vencer hostilidades e frustrações, e adaptar-me às circunstâncias sem comprometer o respeito próprio e os princípios. Que gemas preciosas encontrei para estabilizar minhas atitudes e servir de bálsamo terapêutico a uma perspectiva sadia quanto à vida!

No tocante ao assunto do viver saudável, por exemplo, encontrei cinco volumes inestimáveis. O valor do exercício, do ar puro, da luz do Sol, da água, da confiança em Deus, e de um regime vegetariano, redundando em clareza mental, disposição animosa, bom senso, perseverança, alegria de viver, fisionomia radiante, calma e serenidade — tudo isto recebe devida ênfase. Quão animador é receber instruções que nos afastam dos fogos do fanatismo ou do gêlo da indiferença!

Tudo se Achava Ali

Verifiquei que o Espírito de Profecia proporcionava abundante orientação prática na conquista de almas. Como tornar interessantes as reuniões de oração; como reter os jovens na igreja; como dar conselhos; o que salientar na pregação; como ser um pastor e conduzir almas à decisão; como elaborar um programa diário de tal maneira que sobre tempo para oração e estudo; como tratar e adestrar principiantes e ministros jovens; como evitar o desalento e o acabrunhamento em grandes regiões metropolitanas; como auxiliar os que lutam com aflições, tristezas ou remorsos; por que temos tão pouca influência sôbre parentes e amigos não convertidos; como lidar com os que pensam ser intelectuais e originadores de novas teorias e nova luz; que parte o estudo da Natureza deve desempenhar na vida do cristão; e quais as ilustrações que devem ser usadas para explicar da melhor maneira possível os incompreensíveis mistérios do amor divino, da salvação e da vida eterna — tudo se achava ali!

Auxílio Administrativo

Na qualidade de administrador, descobri muita coisa para tornar meu ministério mais eficiente, a saber: Como ser ponderado, bondoso e imparcial; como incentivar grandes objetivos e alvos; que fazer em casos de disciplina; como unir a justiça à misericórdia; como evitar o abuso da autoridade; como suscitar confiança, lealdade e espírito de cooperação; como relacionar-se com o govêrno e as leis do país; quais as atitudes que devem ser mantidas para com as pessoas ricas, cultas e influentes da Terra; como conservar bem nítido o verdadeiro propósito e alcance das instituições; como acautelar-se dos perigos da transigência e conformidade; qual a posição a ser adotada em conexão com questões raciais, costumes nacionais e a dignidade e o valor duma alma; e o fato de que o administrador também deve ser um pastor e ganhador de almas.

Isto é apenas uma síntese do que o Senhor proveu para ajudar-me a obter êxito em meu ministério. Como posso deixar de ser feliz e otimista? Que outro grupo de ministros possui a segurança e o benefício de um comentário divino destinado a enfrentar qualquer emergência e situação?

Muitos não conhecem o tesouro que se encontra nos escritos de Ellen G. White, a mensageira do Senhor, ou têm apenas uma vaga idéia a êsse respeito. Convido-vos e insto convosco para que reaviveis o interêsse de ler e estudar, percebendo assim outra vez a maravilhosa dádiva com que deparamos nestes preciosos volumes.