Amáveis teologandos de 64, a bondade de vossa deliberação, convidando-me a paraninfar a solenidade desta noite festiva, em que recebeis a recompensa de longos anos de estudos e trabalhos, faz jus aos meus agradecimentos sinceros e inesquecíveis. Pela distinção que me conferistes, o meu mais leal e profundo muito obrigado.

O príncipe da tribuna sagrada no Brasil — Francisco de Monte Alverne — ao enfrentar seleto e distinto auditório na Capela Imperial, já cego e cansado das lides da oratória, deixou ecoar pelo espaço esta frase que se tornaria célebre entre os oradores sacros: “Supra o assunto as fôrças que me faltam.” Parafraseando o ilustre mestre da retórica nacional diremos: supra o assunto o vosso espírito esclarecido e lúcido, a vossa benevolência e compreensão, e sobretudo que minhas limitações e deficiências sejam supridas pela longanimidade e poderes divinos.

Amigos teologandos, estais sendo nesta noi-te laureados em Teologia.

Que significa receber um diploma em teologia?

Significa que tendes como objetivo vos tornardes obreiros de Cristo, ministros na Causa do Evangelho.

Que significa ser um ministro?

Nosso assunto é uma resposta a esta pergunta. Que significa ser um ministro?

Significa que tendes um sublime privilégio, mas privilégio que traz consigo árdua responsabilidade, pois sois chamados por Deus como Seus cooperadores na salvação de almas.

É alto privilégio ser chamado para cooperar com Deus, pois notai para o que disse Teodoro Roosevelt: “Sem dúvida o melhor prêmio que a vida oferece é a oportunidade de trabalhar àrduamente numa obra digna de ser feita.”

Que trabalho pode haver mais digno de ser feito do que pregar o evangelho de Cristo, do que ajudar almas necessitadas? Evidentemente nenhum.

Ser ministro significa não ter a mentalidade de certos formandos que crêem que por receberem um diploma não precisam mais estudar. Se há uma classe que sempre precisa estudar esta é a dos pregadores.

Como obreiros de Cristo não podereis malbaratar o tempo, deixando transcorrer as horas inutilmente, mas deveis empregá-las no aprimoramento intelectual, no aperfeiçoamento da vossa vida espiritual, pela meditação e oração e no trabalho abnegado, em prol dos necessitados.

Ter o título de ministro de Cristo significa que desejais dedicar tudo o que sois e tendes ao trabalho mais santo já confiado a mortais.

Significa que estais dispostos a colocar-vos nas mãos de Deus para que a vontade dÊle se cumpra em vós, e para alcançardes pleno êxito em vossa carreira deveis adotar esta máxima: “Senhor, aqui me encontro para o Teu serviço, para gastar-me e sacrificar-me se preciso fôr pela Causa do Evangelho.”

Significa não olvidar que o ministério é um trabalho que a pessoa não escolhe, mas que é escolhida por Cristo, como nos indica Paulo na sua 1ª Epístola a Timóteo, cap. 1:12.

E êste senso do chamado divino foi um dos segredos para o ministério profícuo de Paulo e deve ser também para o vosso.

Ser um obreiro eficiente, e forte espiritualmente significa que não podereis ter o coração dividido. Um ministro não pode ser um ganhador de almas e ao mesmo tempo um ganhador de dinheiro. Em nosso país há muitos adquiridores de dinheiro, mas poucos conquistadores de almas. Sêde sempre e unicamente granjeadores de almas para Cristo.

Há um pensamento latino que diz: Age quod agis e bem se aplicaria a esta altura de nossas considerações, porque significa: Faze o que fazes, Faze só uma coisa.

Fazei o trabalho de Cristo com tôda a dedicação, com tôda a vossa capacidade e com tôdas as vossas fôrças. Paulo assim agia e êste foi outro dos segredos para o seu desprendido e eficiente ministério.

“Uma coisa faço …”

Fazei só uma coisa — o trabalho para o qual Cristo vos escolheu.

Ser ministro significa encontrar no ministério incompreensões, problemas, contratempos e mesmo oposições, mas não se deixar abater por estas adversidades, e sim vencê-las com o poder que vem do alto.

Ser um representante de Cristo significa ter a consciência de que o vosso valor será medido não tanto pela vossa capacidade intelectual ou administrativa, mas princípalmente pelo vosso caráter, por vossa formação moral, pela vossa dedicação ao trabalho e pelos vossos elevados e dignos princípios religiosos. Não podereis perder de vista que valôres morais e espirituais sobrepujam valôres intelectuais e materiais.

Significa também que como ministros de Cristo não podereis estar tão absorvidos pelos trabalhos da Igreja e problemas dos crentes que não sobre tempo para a vossa devoção pessoal, pois para cuidardes bem da vida espiritual dos outros, é necessário primeiro cuidar da vossa. Não podereis elevar o nível espiritual da Igreja se primeiro não elevardes o vosso.

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persiste nela, pois assim fazendo salvarás a ti mesmo e aos que te ouvem.” Conselhos de Paulo na primeira Epístola a Timóteo, cap. 4:16.

Ser ministro significa que não podereis ler a Bíblia como profissionais, não podereis orar como profissionais, não podereis trabalhar como funcionários públicos ou mercenários, mas deveis ler a Bíblia e orar para adquirir fôrça espiritual, recebendo poder do alto para serdes valiosa ajuda aos necessitados, e não esquecer que o vosso trabalho não é uma profissão, mas um sacerdócio.

Ser ministro significa ter como objetivo nas pregações salvar e não atrair a popularidade.

Significa que o vosso estudo deve ter como escopo agradar a Deus e não agradar ao auditório para conseguir boa reputação.

Significa que deveis pregar sôbre doutrinas essenciais à salvação e não sôbre assuntos populares e sensacionais.

Significa pregar sôbre a malignidade do pecado, reprová-lo no mundo e na Igreja, mostrando as conseqüências de não o abandonar, para que os ouvintes saiam, não contentes com o pregador, mas descontentes com o seu procedimento e desejosos de mudarem de vida.

Significa ter firmeza para que se vos perguntarem se é permitido tomar parte neste ou naquele divertimento, assistir a êste ou àquele programa, ler determinados livros e revistas e sôbre outras tantas questões congêneres, possais mostrar com todo o amor, mas também com tôda a firmeza, os princípios e normas da Igreja, o que se encontra a êste respeito na Bíblia e nos Testemunhos e não dizer: isto é uma questão de consciência, depende da opinião de cada um, não está em mim defender ou condenar estas coisas.

Ser um pregador do evangelho significa saber que Jesus não apresentou perspectivas brilhantes e caminho fácil a ser trilhado pelos Seus representantes aqui na Terra.

Disse o servo de Cristo, Rufus Jones: “Só existe uma tentação que nos persegue por tôda a vida — o desejo de viver vida fácil.”

O verdadeiro servo de Cristo não pode esperar vida fácil e confôrto material, porque êstes são empecilhos em seu ministério e obstáculos na trajetória para a cidade de Deus.

Significa também não perder de vista que não há salário abundante, nem cargos honoríficos, nem confortáveis vivendas, nem ainda multidões ansiosas para aplaudirem vossos sermões.

Significa que não podereis estar ansiosos por cargos e posições e muito menos que deverieis ficar melindrados e agastados se a posições chegardes e a elas tiverdes que renunciar.

Significa que como representantes de Cristo, deveis representar o Seu caráter na palavra e na conduta.

No livro Luz e Calor do Padre Manuel Bernardes, encontramos êste pensamento: “Três classes de pessoas são infelizes na lei de Deus: o que não sabe e não pergunta; o que sabe e não ensina; o que ensina e não pratica.” Ser embaixador de Cristo significa que deveis saber qual é a vontade de Deus e ensiná-la aos que não a conhecem, mas primeiro o vosso viver deve ser um exemplo, porque nada desprestigia tanto a religião como o pregar dissociado da prática.

Para pregardes sermões poderosos e eficientes primeiro deveis vivê-los, e não vos esqueçais de que a vida do pregador é a única Bíblia que alguns tèm a oportunidade de ler.

Ser ministro significa não escolher um lema por tradição, mas crer que o lema é uma frase estimulativa que nos ajuda a alcançar o alvo.

Êste lema: “Com Cristo, por Cristo até o alvorecer” deve impregnar tôda a vossa vida.

Cristo sempre deve ser para vós a dádiva celestial a êste mundo necessitado, o fanal a iluminar-vos a meta do futuro, a esperança a confortar-vos em meio às vicissitudes da presente vida, o Redentor que traz alegria, paz e salvação a todos nós.

De que dependerá o êxito em vosso trabalho?

Muitas seriam as respostas em que poderia-mos pensar, mas achamos que o segrêdo da vitória se encontra em vosso lema. Perfeita união com Cristo.

Livro Evangelismo, página 170:

“Nisto consiste o segrêdo do êxito, na pregação de um Salvador vivo, pessoal, de maneira tão simples e ardorosa que, pela fé, as pessoas se apossem do poder da Palavra da vida.”

Vereda de Cristo, pág. 67:

“Consagrai-vos a Deus pela manhã, fazei disso vossa primeira tarefa.

“Seja vossa oração: Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço.”

Quão poderoso e quão diferente seria o ministério adventista se cada obreiro seguisse estes conselhos.

Seria impossível estender-nos sôbre outras qualidades e atributos que deverieis possuir, mas quero apenas ressaltar um predicado importante para o obreiro — a humildade.

Estimados teologandos, pregadores têm fracassado porque confiaram em seus talentos, porque se vangloriaram de seus triunfos, porque se ensoberbeceram pelas suas capacidades e aptidões.

Para não vos orgulhardes, esvaziai-vos do próprio eu, e enchei-vos de Cristo, porque o Seu exemplo nos inspira humildade. Notai bem que há dois traços que pintam um caráter: a atividade em prestar serviço, o que prova generosidade, e o silêncio sôbre o serviço prestado, o que prova a grandeza da alma.

Coisa alguma cerrará mais a porta do coração à religião do manso e humilde Jesus do que o orgulho.

Tihamer Toth — insigne escritor húngaro — conta no seu livro “Cristo Rei,” que nos sangrentos dias do comunismo na Hungria êle se encontrou com um môço estudante do quarto ano de bacharelato, com quem manteve animada conversação. A certa altura da palestra o môço disse que queria ser padre. Agora, respondeu-lhe o escritor, no mais aceso da perseguição religiosa, não sabes que sendo sacerdote estarás sujeito a morrer de fome, talvez num calabouço? O rapaz replicou com tôda a decisão: Não importa, Jesus Cristo também então estará ao meu lado.

De igual modo, distintos teologandos, não sabeis o que vos aguarda o futuro: Lutas, problemas e perseguições talvez tereis que enfrentar, mas podereis estar confiantes de que nessas horas difíceis Cristo estará convosco, se estiverdes com Êle e trabalhando por Êle.

“Não pare e não volte” era a inscrição que se lia numa ponte em determinada localidade.

Alguns graduandos em teologia, caminham com Cristo e por Êle trabalham durante algum tempo, mas depois abandonam o ministério para seguir outras carreiras e ainda um ou outro chega a perder a fé, abandonando a Igreja.

Jovens teologandos, eu vos concito a que não pareis na carreira cristã e muito menos que retrocedais do alvo a que vos tendes proposto.

Com Cristo, por Cristo até o alvorecer.

Daqueles que lançam mão do arado e olham para trás, Cristo declarou enfaticamente que não são aptos para o reino de Deus.

A palavra alvorecer do vosso lema nos indica que estamos vivendo na grande noite do pecado, noite de misérias e sofrimentos, noite de tristezas, mortes e dores, e hoje sois enviados a esta noite com a missão sublime de serdes estrêlas fulgurantes, sempre brilhando por Cristo. Lembrai-vos, porém, de que o vosso brilho dependerá da ligação que mantiverdes com Cristo — a Estrêla da Manhã, o Sol da Justiça da palavra divina.

Disse Cristo aos Seus discípulos em São João 13:17: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

Diletos formandos, de igual modo se atentardes para os ensinos divinos aprendidos nestes quatro anos na Faculdade de Teologia, se praticardes os conselhos e admoestações ouvidos desde sexta-feira até hoje nas solenidades de formatura, alcançareis a vitória e sereis bem-aventurados.

Antes de vos despedirdes destas colinas amigas e de nos separarmos, permiti que vos diga: Ide a todos os rincões de nossa Pátria e mesmo a plagas estrangeiras, mas sempre com Cristo, e se todos não pudermos mais reunir-nos aqui, praza aos Céus, que sem falta de nenhum estejamos nas mansões dos salvos por ocasião do grande alvorecer.

E quando se der o alvorecer, o que isto significará para o mundo?

Significará união para os que hoje vivem separados por seguirem a Cristo.

Significará abundância para os pobres, pão para os famintos, habitações para os desamparados, porque hoje o egoísmo e o orgulho dos ricos e poderosos não pode compreender o desprendimento dos genuínos cristãos.

Significará fala para os mudos, liberdade para os cativos; paz para os turbados; descanso para os cansados; alegria para os tristes; companhia para os solitários; imortalidade, para os mortais, porque todos êstes são atributos cristocêntricos.

Em vez de cruzes teremos coroas, flôres em lugar de cardos, paz em lugar de lutas, perdão em vez de condenação, harmonia em lugar de discórdias, vitória final se estivermos com Cristo e Cristo estiver em nós.

Finalizando, mais uma vez diremos: Ide com Cristo, lutai e trabalhai por Cristo, para que quando se der o grande alvorecer, vós, nós e todos os salvos incluindo as almas tiradas da noite do pecado, pelo vosso dedicado ministério, estejamos no lar dos remidos, abençoados pela resplandecente Estréia da Manhã.

Oremos, lutemos e trabalhemos para que êste grande evento se dê ainda em nossos dias.