Crêem os adventistas do sétimo dia que o sábado é o único critério válido para determinar completa obediência à lei de Deus, ou pode alguém que adorar sinceramente no domingo, mas deixar de guardar o sábado, ser ainda considerado um fiel e obediente cristão?

Os adventistas do sétimo dia não podem ler os corações, nem o fazem; isto é prerrogativa de Deus. Cremos na luz progressiva. O tempo, as circunstâncias, o conhecimento, a compreensão e a convicção são fatôres determinantes. Além disso, cremos que em tempos estabelecidos existe uma peculiar “verdade presente” a que se deve dar ênfase (II S. Pedro 1:12).

Cremos igualmente que a luz deve crescer “mais e mais até ser dia perfeito” (Prov. 4: 18), e que o aumento do conhecimento e da compreensão inevitàvelmente acarreta um aumento da responsabilidade (S. João 9:41). “Aquêle pois que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado” (S. Tiago 4:17). A rejeição, portanto, de reconhecida luz se torna uma questão pela qual o indivíduo é responsável. “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz” (S. João 12:36). “Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem” (Versículo 35). “Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo fôr luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz” (S. Lucas 11:35 e 36).

No que se refere à pergunta em si mesma, deveria ser notado que:

Quando, porém, a observância do domingo fôr imposta por lei, e o mundo fôr esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. — O Conflito dos Séculos, pág. 486.

Reconhecemos que o sábado não foi uma prova nos tempos medievais. Não acreditamos que tenha sido uma prova nos dias da grande Reforma do século XVI, ou mesmo no tempo de Wesley. Mas nestes “últimos dias”, quando, cremos, tôda a verdade deverá ser restaurada antes da segunda vinda de Cristo, e a mensagem sôbre o sábado do quarto mandamento deverá alcançar o gênero humano com significação divina, haverá uma responsabilidade para obediência da parte daqueles aos quais adveio luz e convicção. Deus certamente não terá por responsável da verdade aquêle que ainda não a conhece e compreende.