Luta entre a falsa ciência e a Religião. — “Fui advertida de que daqui em diante teremos contínua contenda. A chamada Ciência e a Religião achar-se-ão em campos antagônicos, porque os homens finitos não compreendem o poder e a grandeza de Deus. Estas palavras da Escritura Sagrada foram-me apresentadas: ‘Dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si’. Isto se verá certamente entre o povo de Deus, e haverá pessoas incapazes de perceber as mais maravilhosas e importantes verdades para êste tempo, verdades essenciais à sua própria segurança e salvação, ao passo que assuntos que, em comparação, são como simples átomos, assuntos em que mal existe uma partícula de verdade, são demoradamente considerados, e engrandecidos pelo poder de Satanás de modo a fazê-los parecer da máxima importância.” — Evangelismo, pág. 593.

“A falsamente chamada Ciência, está corroendo o fundamento dos princípios cristãos; e aquêles que se achavam outrora na fé se afastam dos marcos bíblicos, e se divorciam de Deus ao passo que pretendem ainda ser Seus filhos.” — Idem, pág. 362.

Provas recentes da sabedoria e do poder de Deus.-“No estudo das Ciências, também, devemos obter conhecimento do Criador. Tôda a verdadeira Ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus no mundo material. A Ciência traz de suas pesquisas novas provas da sabedoria e poder de Deus. Corretamente entendidos, tanto o livro da Natureza como a Palavra escrita nos familiarizam com Deus, ensinando-nos algo das sábias e benfazejas leis mediante as quais Êle opera.” — Patriarcas e Profetas, pág. 666.

Abre a mente para vastos campos de idéias. — “Deus é o autor da Ciência. As pesquisas científicas abrem ao espírito vasto campo de idéias e informações, habilitando-nos a ver Deus em Suas obras criadas. A ignorância pode tentar apoiar o ceticismo, apelando para a Ciência; em vez de o sustentar, porém, a verdadeira Ciência contribui com novas provas da sabedoria e do poder de Deus. Devidamente compreendidas, a Ciência e a Palavra escrita concordam entre si, deitando claridade uma sôbre a outra. Juntas, conduzem-nos para Deus, ensinando-nos algo das sábias e benéficas leis por que Êle opera.” — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 383.

Um auxílio para compreender a Deus. —“Os mais poderosos intelectos da Terra não podem compreender a Deus. Os homens podem estar sempre a pesquisar, sempre a aprender, e ainda há, para além, o infinito. Todavia as obras da criação testificam do poder e grandeza de Deus. . . . Aquêles que tomam a Palavra escrita como seu conselheiro, encontrarão na Ciência um auxílio para compreender a Deus. ‘As Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas’.” — Patriarcas e Profetas, pág. 53.

Serva da religião. – “Deve haver escolas alicerçadas nos princípios, e controladas pelos preceitos, da Palavra de Deus. Outro espírito tem que haver em nossas escolas, para animar e santificar cada ramo da instrução. . . . Podemos esperar a presença do instrutor celestial. Podemos ver o Espírito do Senhor derramado como nas escolas dos profetas, e todo objeto partilhar de uma divina consagração. A Ciência será então, como foi para Daniel, a serva da religião.” — Fundamentais of Christian Education, pág. 99.

Educação superior.-“Há muita conversa referente à educação superior, e muitos supõem que esta consista totalmente em uma educação nas Ciências e Letras; mas isto não é tudo. A mais elevada educação inclui o conhecimento da Palavra de Deus, e é compreendida nestas palavras: ‘Que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a Quem enviaste’. S. João 17:3”. — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, págs. 40 e 41.

Ciência a ser provada por uma norma infalível. — “Deus quer que estudemos enquanto nos acharmos no mundo. Deve aproveitar-se tôda ocasião de adquirir cultura. As faculdades precisam ser fortalecidas pelo exercício, a mente cultivada e ampliada por meio de esforçado estudo; mas tudo isto se pode fazer, enquanto o coração se vai tornando fácil prêsa do engano. É preciso que se comunique à alma a sabedoria do alto. É a exposição da Palavra de Deus que ‘dá luz; dá entendimento aos símplices’. Sal. 119:130. Sua Palavra é dada para nossa instrução; nada há nela que seja falho ou de molde a orientar mal. A Bíblia não é para ser provada pelas idéias humanas quanto à Ciência, mas a Ciência deve ser submetida à prova da infalível norma.

Todavia o estudo da Ciência não deve ser negligenciado. Precisam-se livros para isto, mas os mesmos devem estar em harmonia com a Bíblia, porquanto esta é a norma. Livros desta natureza devem substituir muitos dos que andam atualmente nas mãos dos alunos.” — Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 383.

“Especulações filosóficas e pesquisas científicas em que Deus não é reconhecido, estão tornando céticos a milhares. Nas escolas de hoje são cuidadosamente ensinadas e amplamente expostas as conclusões a que os doutos têm chegado em resultado de suas investigações científicas; por outro lado é francamente dada a impressão de que, se êsses homens estão certos, não o pode estar a Bíblia. O ceticismo exerce atração sôbre o espírito humano.” — Idem, pág. 339.