JERÔNIMO G. GARCIA

(Diretor dos Departamentos de Rádio e Relações Públicas da Divisão Sul-americana.’)

DEUS está esperando demonstrar o que pode fazer pelos evangelistas que se entregam a Êle para serem usados em Seu trabalho. D. L. Moody, o grande evangelista da América, estava nas vésperas de uma grande série de conferências na Inglaterra. Havia grande interêsse pelo trabalho de Moody, pois o povo inglês é mais conservador que o povo da América.

Depois de planos e troca de idéias, o Sr. Varley, ministro inglês, olhou para Moody e disse: “Moody, Deus espera demonstrar ao mundo o que pode fazer por um homem que se consagre completamente a Êle.” É dito que Moody se levantou de um salto e com grande sinceridade declarou: “Varley, pela graça de Deus, eu serei êsse homem.”

Deus usou Moody nas pregações evangélicas para Sua honra e glória. Os resultados não se fizeram esperar. Almas foram ganhas para Cristo.

Disse nosso Senhor que o Evangelho deve ser pregado em todo o mundo em testemunho a tôdas as gentes. (S. Mat. 24:14.) Nessa declaração se encontra a ordem para o desempenho de nossa tarefa. Não há profecia que apresente de maneira mais clara o que Deus espera de cada um de nós como evangelistas. Aqui está o desafio da hora, e de honra, a cada evangelista!

Desde que surgiu a última mensagem de Deus em 1844, não tem havido uma época em que os ventos destrutivos da guerra circundassem o mundo todo, como na segunda guerra mundial. Os ventos foram retidos, embora em várias partes do planêta ainda se esteja guerreando. Deus está escolhendo e preparando um povo que O sirva e O ame, dentre tôdas as nações do mundo.

Apesar do esfôrço de alguns homens bem-intencionados e das conferências de paz, os homens se digladiam como feras. O pequeno intervalo que parece gozarmos é interpretado de várias maneiras pelas diferentes pessoas, mas para o evangelista que está ao par das coisas, tem uma significação transcendental. O Céu está dando uma oportunidade final para levarmos a última mensagem ao povo. Quer dizer que devemos orar, planejar e trabalhar para evangelizar o mundo.

O Senhor espera uma consagração total de Seus evangelistas neste tempo. O espírito de Profecia diz: “Quando nos consagramos inteiramente, de todo coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá o fato pelo derramamento de Seu Espírito Santo sem medida.” — E. G. White na Review and Herald, 21 de julho de 1896. Quão significativas são estas palavras!

Temos os recursos a nossa disposição. Deus está em condições de derramar o Espírito Santo. Estamos nós em condições de recebê-Lo? Consagrar-nos-emos inteiramente, de todo o coração, ao serviço de Cristo? A época o exige, pois “Nunca, desde a criação do mundo, houve tanto interêsse em jôgo como agora, dependendo da ação dos homens que crêem e estão dando a última mensagem de advertência ao mundo.” — Life Sketches, pág. 246.

Muitos anos atrás um inquisidor foi mandado para destruir os valdenses da Itália. No relatório que apresentou ao voltar, disse que sua tarefa era impossível, pois logo que uma pessoa tornava valdense, começava a ganhar outra pessoa para Cristo. “Todos êles são pregadores e é impossível conquistá-los!”

Que experiência bendita! “Todos são pregadores e é impossível conquistá-los!” Deus tem tido “em todos os períodos da história terrestre, Seus homens da oportunidade, aos quais disse: ‘Vós sois Minhas testemunhas.’ Tem havido em todos os séculos, homens devotos que reuniram os raios de luz à medida que êstes luziam em suas veredas, e que falaram ao povo as palavras de Deus. Não eram infalíveis; eram homens fracos, sujeitos a errar: mas Deus operou por seu intermédio ao entregarem-se êles para o Seu serviço.” — Obreiros Evangélicos, pág. 11.

Ganhar almas é o trabalho mais elevado e mais santo que Deus tem dado a qualquer de Suas criaturas. Deus considera Seus evangelistas “embaixadores de Cristo” (II Cor. 5:20) e coobreiros com o Salvador do mundo (II Cor. 6:1). “A con-versão de almas a Deus é o trabalho maior e mais nobre em que sêres humanos podem tomar parte.” — Testimonies, Vol. VII, pág. 52. “O maior trabalho a que os homens podem aspirar é o trabalho de ganhar almas do pecado para a santidade.” — Ministry of Healing, pág. 398. “A maior obra, o mais nobre esfôrço em que se possam homens empenhar, é encaminhar pecadores ao Cordeiro de Deus.” — Obreiros Evangélicos.

Seremos nós os homens que se consagram inteiramente a Deus e ao Seu trabalho?