RECONHECIDO O BATISMO ENTRE AS MAIORES IGREJAS CRISTÃS

“O Secretariado da Conferência Episcopal do Canadá, numa recente nota, comunica o reconhecimento do batismo entre as cinco maiores Igrejas Cristãs do País: Anglicana Católica, Luterana, Presbiteriana e Unida. Para o futuro elas usarão uma certidão comum de batismo. É o fruto do trabalho de um grupo composto de representantes do Conselho Canadense das Igrejas e da Conferência Episcopal Canadense. Esse entendimento vem após análogas declarações das Igrejas Cristãs em Madagáscar, em 1969, no Zâmbia (1970), na Bélgica (1971) e na França (1972). Passos análogos estão sendo dados na Inglaterra”. — CEI, junho de 1976.

A PRINCIPAL DOENÇA NÃO TRATADA

“Qual é a principal doença não tratada nos Estados Unidos — câncer, cardiopatia, diabetes? Não. É a depressão, declara o Dr. Natã S. Kline, diretor do Centro de Pesquisas do Hospital Rockland State, em Orangeburgo, Nova Iorque. Citando um novo relatório do governo, segundo o qual 20 milhões de adultos sofrem cada ano de graves sintomas de depressão, o psiquiatra assevera que a falta de tratamento para esse transtorno constitui um grande ‘escândalo’.

“Só um pequeno número de médicos de família chegam a fazer algum esforço para tratá-la, diz ele. E na maioria das vezes seu tratamento é ineficaz. Vinte e três por cento dos pacientes internados em instituições para doentes mentais, e trinta por cento dos internados em unidades psiquiátricas de hospitais gerais, sofrem de depressão. …

“O Dr. Kline atribui grande parte do problema à incapacidade dos médicos de termo médio para descobrir os verdadeiros sinais de depressão. Tais sintomas clássicos como letargia e tristeza são reconhecidos com facilidade. Mas os sintomas de anedonia — total ausência de qualquer sensação de prazer — muitas vezes são passados por alto. ‘A exausta dona de casa, o adolescente enfadado e o profissional que pouco realiza estão sofrendo de depressão com tanta certeza como o suicida’, diz o Dr. Kline”. — Family Health, julho de 1974.

“Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma, do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às idéias e sentimentos de descontentamento — dever tão grande como é orar”. — A Ciência do Bom Viver, p. 251.

CRESCE O PERIGO DO ATEÍSMO

“Em audiência do dia 2 de junho, o Papa Paulo VI preocupou-se com o ateísmo no mundo moderno e asseverou: “Condenado outrora pela opinião pública, agora, erroneamente e para a nossa infelicidade, o ateísmo está sendo julgado positivamente, considerado um progresso, uma libertação de mentalidade mitológica e primitiva, uma bandeira de novos tempos”. — CEI, junho de 1976.

OS MÓRMONS SÃO EXORTADOS A ACUMULAR ALIMENTOS PARA UM ANO

Os dirigentes da Igreja dos Mórmons renovaram suas advertências aos membros para que acumulem uma provisão de alimentos e outros artigos de primeira necessidade para um ano, como preparação para situações de emergência nos Estados Unidos.

O Bispo Vítor L. Brown, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), disse numa sessão anual realizada em Salt Lake City que muitos membros “ainda não compreendem nem ao menos tomam a sério o conselho que tem sido dado durante muitos anos”.

Os mórmons têm sido aconselhados por 38 anos a dispor de reservas de alimentos e artigos de primeira necessidade que sejam suficientes para um ano. Este conselho se baseia nas escrituras da Igreja dos Mórmons, as quais advertem que os dias de “tribulação poderão ocorrer quando as fontes regulares de gêneros alimentícios não serão certas. — The Ministry, agosto de 1976.