Deus sempre está perto de nós, esperando que aceitemos Seu abraço restaurador

Em algum momento de sua vida, porventura você teve a sensação de que estava só? Mesmo estando em uma grande cidade, andando por uma rua movimentada, deparando-se com muitas pessoas que andavam apressadamente de um lado para outro, observando o intenso tráfego de veículos, mergulhada no burburinho do comércio, ainda assim, você sentiu que estava só?

Muitas pessoas vivem próximas; em condomínios fechados ou em edifícios de apartamentos. Existem aquelas que fazem parte da sua vizinhança, morando em frente ou ao lado de sua casa. Há outras, ainda, que dividem o mesmo teto com familiares, colegas de trabalho ou estudo. Porém, muitas dentre essas pessoas se sentem sozinhas.

Visitei, recentemente, uma jovem senhora, mãe de duas crianças. Em um momento da nossa conversa, ela declarou: “Sinto muita necessidade de me comunicar com alguém. Meu esposo trabalha o dia todo e temos pouco tempo para ficar juntos. Como me especializei em artesanato, vou colocar uma placa no portão anunciando ‘aulas de pintura’. Pode ser que alguma vizinha venha à minha casa, com interesse nas aulas. Então terei alguém com quem conversar, compartilhar minhas cargas, trocar idéias, e sentir que tenho um braço amigo para me aliviar as cargas, ao cuidar das tarefas do lar.”

Nos braços do Senhor

Não há dúvida de que precisamos de um braço amigo, alguém que tenha rosto, a quem possamos olhar nos olhos e sentir a sinceridade de suas palavras e ações. No entanto, o braço amigo e fiel a que desejo me referir nesta oportunidade são os braços do Senhor.

Por mais fortes que sejam os laços de amizade humana, esses laços não nos satisfazem tanto como os braços do Senhor. Neles encontramos proteção, segurança e tranqüilidade. Sentimos o 

perdão que promove a restauração da nossa vida; a cura interior que dissipa os males da existência e nos devolve uma mente renovada e equilibrada. Podemos recorrer a Jesus em busca de conforto para qualquer crise existencial, porque Ele não falhará. O Senhor não nos abandonará, não nos deixará sozinhos. Esse sentimento restaurador foi prometido por Deus a todo aquele que crê.

Muitas pessoas tentam preencher o vazio interior procurando realizar grandes empreendimentos, correndo em busca do poder material e da satisfação pessoal. Vivem procurando “vãs filosofias”, fama, sucesso terreno, ganho financeiro perecível, lisonja e aplausos.

De alguma forma, cada uma dessas buscas pode se tornar um substituto de Deus em nossa vida; mas, ao final de cada conquista, surgirão novamente o vazio e a insatisfação. “As coisas do mundo não podem satisfazer aos seus anseios. O Espírito de Deus insta com eles a fim de que só busquem aquelas que, unicamente, podem proporcionar paz e descanso – a graça de Cristo, a alegria da santidade.” (Caminho a Cristo, pág. 28). Somente quando permitimos que seja feita a vontade de Deus em nossa vida é que são satisfeitos os anelos do coração.

Paz e segurança

Se, por acaso, você esteve durante toda a vida tentando saciar a sede do ganho, das conquistas e do êxito material, existe Alguém que pode preencher-lhe todo o vazio da alma. Ele é mais do que uma visita semanal; é muito mais do que um braço amigo pode oferecer. Ele é a vida, pois “nEle tudo subsiste” (Col. 1:15). Os braços do Senhor Jesus foram estendidos na cruz do Calvário como prova da amplidão do amor que alcança a todo o que nEle crê, oferecendo vida eterna.

No livro Caminho a Cristo, já citado anteriormente, encontramos estas belas palavras de conforto, à página 55: “O grande coração de Amor infinito inclina-Se para o pecador com ilimitada compaixão. ‘Temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas.’ Efés. 1:7. Sim, tão somente crede que Deus é vossa ajuda. Ele quer restaurar no homem Sua imagem moral. À medida que dEle vos aproximardes, em arrependimento e confissão, Ele Se aproximará de vós, com misericórdia e perdão.”

Somente nos braços do Senhor Jesus encontramos a paz e a segurança daquele amor incondicional, que apenas espera nossa aceitação completa. E Ele não está longe de qualquer de nós. Encontra-se bem perto, esperando poder nos abraçar. Permita você também que Ele enxugue suas lágrimas, cure suas feridas e remova suas dores. Deixe que Ele preencha a sua vida e lhe dê força espiritual.

Meibel Guedes, Coordenadora da Área Feminina da Associação Ministerial na União Sul-Brasileira