Extraído de Pastoral Ministry

Deus chama homens que aceitem Sua verdade, e transmitam, em Seu nome, a mais solene mensagem para o mundo. Homens que exaltem o padrão da verdade bíblica e exemplifiquem seus preceitos na vida diária. Tal conduta atrairá muitos que se têm entrincheirado atrás do parapeito da infidelidade. A influência do verdadeiro caráter cristão é semelhante aos raios brilhantes do Sol que penetram os mais remotos rincões escuros nos quais têm permissão para entrar. A luz que emana do exemplo do ministro verdadeiramente cristão não deve ser irregular e incerta como o lampejo de um meteoro, mas deve ter o calmo e constante resplendor das estrelas celestiais.

Consagração

O que necessitamos, nestes tempos de perigo, é de um ministério convertido. Necessitamos de homens que compreendam sua pobreza de alma e busquem zelosa-mente a dotação do Espírito Santo. É necessário preparo do coração, a fim de que Deus nos possa conceder Sua bênção, mas isso não é feito. O, quando os pastores despertarão para a solene responsabilidade que recai sobre eles, e com zelo suplicarão o poder celestial? É o Espírito Santo quem dá poder à mensagem do pastor, ou sua pregação será tão destituída da justiça de Cristo como foi a oferta de Caim.

Altruísmo

Nem todos os pregadores se entregam ao trabalho de Deus como lhes é exigido. Alguns sentem que a sorte do pregador é dura, porque são obrigados a ficar separados de suas famílias. Eles se esquecem que antes era muito mais difícil de trabalhar do que agora. Não havia senão poucos amigos da causa. Eles se esquecem daqueles sobre quem Deus pôs no passado a responsabilidade da obra. Havia então apenas alguns que recebiam a verdade como resultado de muito trabalho. Os escolhidos servos de Deus choravam e oravam para obter uma clara compreensão da verdade, e sofreram privações e exerceram muita abnegação para levá-la aos outros. Passo a passo prosseguiram conforme a providência de Deus os conduzia. Não levaram em conta a própria conveniência nem se furtaram a sofrimentos. Através desses homens Deus preparou o caminho e tomou a verdade clara à compreensão de toda mente sincera. Tudo foi posto nas mãos dos pastores que abraçaram a verdade desde então, todavia, alguns deles não sentiram a responsabilidade do trabalho. Eles procuraram uma sorte mais fácil, uma posição menos abnegada. Esta Terra não é o lugar de repouso dos cristãos, e muito menos dos escolhidos pastores de Deus. Eles se esquecem de que Cristo deixou Suas riquezas e glória no Céu e veio à Terra para morrer, e que Ele nos ordenou amarmo-nos “uns aos outros, assim como” Ele nos amou. Esquecem-se daqueles “dos quais o mundo não era digno”, que “andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados”.

Compaixão

Que maravilhosa atitude Jesus expressou em Sua missão para com a vida humana! Ele não vivia entre as pessoas como um rei exigindo atenção, reverência e serviço, mas como Alguém que desejava servir, erguer a humanidade. Ele disse que não veio para ser servido, mas para servir. Estou certa de que a grande lição de perdão deve ser aprendida mais perfeitamente por todos nós, e devemos praticar as graças cristãs. Em todo ser humano Jesus via alguém que necessitava de simpatia.

Confiabilidade

Os ministros de Jesus Cristo devem ensinar, tanto à igreja como a indivíduos, o fato de que a profissão de fé, mesmo dos adventistas do sétimo dia, a menos que proceda de piedade sincera, é impotente para fazer o bem. Luz espiritual deve resplandecer da igreja e especialmente dos pastores, em raios claros e invariáveis. Não deve ela inflamar-se apenas ocasionalmente e então ofuscar-se e bruxulear com se estivesse extinguindo.

Humildade

Seu perigo será sempre de desprezar o conselho, e atribuir-se um valor mais elevado do que Deus lhe atribui. Há muitos que estão sempre prontos a lisonjear e louvar o pastor que sabe falar. Para seu próprio prejuízo um jovem pastor está sempre em perigo de ser mimado e aplaudido, enquanto ao mesmo tempo pode ser deficiente nas coisas essenciais que Deus requer daquele que professa ser um porta-voz Seu. Você tem meramente entrado na escola de Cristo. A adaptação para a sua obra é uma tarefa vital, uma luta diária, penosa e renhida com hábitos estabelecidos, inclinações e tendências hereditárias. Guardar e controlar o próprio eu, para manter Jesus preeminente e o eu fora de vista, requer constante, diligente e vigilante esforço.