O amor de Deus deve ser reconhecido nas pequenas ocorrências diárias

Na maioria das vezes, achamos que temos tanto a pedir em nossas orações que até esquecemos de que, na roda-vida do cotidiano, teríamos mais razões para agradecer. Queremos encontrar satisfação pedindo o que sentimos não ter, para suprir necessidades que pensamos ter. Muitas dessas necessidades são criadas por nossa mente cativa do convívio social e da mídia apelativa. Se to-dos parássemos para pensar, chegaríamos à conclusão de que muitas das nossas ansiedades são criadas por necessidades infundadas ou pela falta do reconhecimento de que as pequenas coisas da vida nos foram dadas por Deus, para a nossa felicidade.

No livro Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, página 646, lemos: “O mundo está cheio de espíritos insatisfeitos, que passam por alto a felicidade e as bênçãos que se acham ao seu alcance, e estão continuamente buscando a felicidade e satisfação que não possuem. Estão constantemente porfiando por algum bem esperado futuramente, maior do que o que possuem, e estão sempre  num estado de decepção. Nutrem a credulidade e ingratidão, passando por alto as bênçãos que estão mesmo em seu caminho. As bênçãos comuns e diárias da vida são-lhes desprezíveis, tal como foi o maná aos filhos de Israel.”

Felicidade ao alcance

É interessante notar como as pessoas procuram a felicidade onde ela não está, ou mesmo em lugares longínquos, sendo que ela pode ser encontrada mais perto do que se imagina. A vida nos reserva tantas coisas boas que até perdemos a conta; e nos acostumamos tanto a elas, que acabam saindo de nossa lista de coisas notáveis para se transformarem em coisas banais, sem importância, em meio à agitada rotina que nos aprisiona. O amor de Deus deveria ser reconhecido nas pequenas ocorrências do dia-a-dia.

Colher verduras da horta plantada por você e seus filhos ou lavar a louça em família, após uma refeição, podem ser experiências desencadeadoras de momentos de felicidade. Você já produziu algum objeto artesanal, pintou um quadro, flagrou-se observando o fruto de um trabalho que fez? Que dizer dos momentos de intimidade com a pessoa amada, somente superados pela comunhão com Deus? Existe algo comparável a buscar as crianças na escola e ver seus olhinhos brilhando de alegria?

A vida pode ser gratificante. Deus realmente a enriqueceu com muitos momentos de felicidade, além de nos dar a visão da Nova Terra para onde nos levará brevemente. Enquanto isso não acontece, Ele não deseja que sejamos infelizes, deprimidos ou emburrados, só porque não somos deste mundo e almejamos um lar melhor. Diga “não” à inatividade, às lamentações e à intolerância. Edifique sua auto-estima; você é um milagre de Deus. Aceite-se, pois não poderá amar o próximo se não amar-se a si mesma.

Evidentemente, muitas pessoas têm uma história de vida passada cheia de complexos, problemas que não foram resolvidos. Mas há um Deus poderoso a quem podemos entregar nossos problemas com a certeza de que Ele os solucionará, para nosso bem e para a glória do Seu nome. Precisamos ser felizes e contagiar outros com essa felicidade. Descubra e desenvolva suas potencialidades. Pense, fale e aja positivamente. Desenvolva uma fé que atue pela graça de Deus e inunde tudo à sua volta com um cheiro de vida para vida. Você é aquilo que acredita, pensa e diz ser. Passe a viver, e não simplesmente existir. Interaja com o meio. Exponha-se, fale e ouça. Tenha cabeça e coração. Resgate o prazer de viver. Deus lhe criou para que tenha vida plena, abundante, total.

Viver agradecido

Pare e pense: você tem agradecido a Deus por todas as coisas que lhe acontecem, ou apenas olha o lado negativo? Já parou para pensar que, muitas vezes, quando sentimos trevas em nossa vida aí é que paramos para buscar a luz? Como disse a Sra. Ellen White, “nada temos a recear quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos a maneira como o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado”.

Tem você demonstrado gratidão pelo que acontece em sua vida? Não falo somente das grandes e boas notícias, como um bebê que nasceu saudável e que está aprendendo a andar, ou mesmo alguma herança material recebida. Refiro-me também ao que acontece ou recebemos diariamente e que torna a vida mais fácil e cômoda, como por exemplo o computador, o telefone, o liquidificador, o forno de microondas, a máquina de lavar, o automóvel, e por aí vai.

Pense nas bênçãos e proclame aos outros: “Deus é bom e Suas misericórdias duram para sempre.”