(Êste é o texto da carta enviada pelo autor, juntamente com o primeiro sermão evangelístico solicitado pelos que assistiram à conferência. Será de algum interêsse para os nossos evangelistas. — Os Editores.)

Podemos apresentar-vos alguns pensamentos que dizem respeito ao remédio de Cristo para o denominacionalismo? Nosso Senhor orou para que todos os Seus seguidores fôssem um, assim como Êle e o Pai são um. Portanto, Êle deve ter o plano de produzir essa unidade entre Seus verdadeiros seguidores, antes de vir reclama-los como Seus, no dia final.

Os preconceitos denominacionais são uma das principais barreiras que impedem o povo de encontrar e aprender a verdade tal qual é em Jesus. Todo seguidor de Cristo deve conservar a mente e o coração abertos para a verdade, sempre e onde quer que ela for proclamada das Escrituras Sagradas. S. João 17:17; 8:31 e 32.

Ninguém tem o direito de fixar uma etiquêta denominacional em quaisquer verdades apresentadas pela Bíblia. Pelo contrário, tôdas as verdades da Bíblia são doutrinas de Deus para todos os cristãos. Não devemos recusar seguir determinada verdade bíblica, em razão de a igreja a que pertencemos não ensiná-la. À verdade escriturística deve-se dar preferência sôbre todo o denominacionalismo.

Quando Jesus estêve na Terra, ensinando a verdade, os preconceitos denominacionais impediram muitos de aceitar Sua mensagem (S. João 9:28 e 29; 12:42 e 43). Os judeus e os samaritanos que viviam no mesmo país não se comunicavam entre si, por causa do preconceito denominacional (S. João 4:7-9). Os escribas e os doutôres da lei, que eram tidos por mestres de religião entre os judeus, consideraram João Batista, Jesus e os apóstolos como inovadores que se introduziam entre o povo, por meio de ensinamentos estranhos, infundados e heréticos.

Os cristãos primitivos tinham de combater contra muito preconceito denominacional da parte dos judeus que recusavam ouvi-los quando pregavam a Cristo.

Por causa do preconceito denominacional contra os gentios, os cristãos judeus a princípio recusavam ir à casa de um gentio, mesmo que fôsse para anunciar a Cristo, para não se tornarem imundos.

Os preconceitos denominacionais são injustos, irracionais, antiescriturísticos e anticristãos. Devemos, pois, livrar-nos de tais preconceitos. Jamais permitamos que êles nos impeçam de ouvir os ensinamentos da Palavra divina. Sempre dediquemos à verdade da Palavra de Deus a consideração que Êle espera.

A aprovação divina repousa sôbre aquêles que conservam a mente aberta para descobrir e seguir a verdade. Notai como os bereanos foram elogiados por fazer isto: “Ora, êstes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com tôda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim.” Atos 17:11.

Tal deveria ser a nossa atitude. Sêde prontos a ouvir. Então examinai as Escrituras para verificar se o ensino concorda com a Palavra de Deus. Se êle realmente estiver de acôrdo com as Escrituras, aceitai-o imediatamente.

A Bíblia demonstra que Deus designou uma especial mensagem evangélica para o mundo todo nestes últimos dias. Esta mensagem é o Seu remédio para o denominacionalismo. Ela finalmente ajuntará todo o povo de Deus sob a bandeira dos “mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apoc. 14:12). Convidamo-vos a ler estas referências em vossa Bíblia, para que possais ver que elas confirmam o que declaramos.

Lede Apocalipse 14:14 e notai que êste texto se refere à maneira em que Cristo fará Sua segunda vinda, no dia final. Observai então que os oito versos precedentes, ou seja Apocalipse 14:6-12, sob o simbolismo de três anjos proclamando a tôdas as nações três mensagens relacionadas entre si, apresentam uma tríplice mensagem especial que preparará o caminbo para o segundo advento de nosso Senhor. A Bíblia demonstra que êstes três anjos representam um grupo de pessoas que o Senhor despertará nos últimos dias para anunciar estas verdades ao mundo (S. Mar. 16:15).

Algumas das verdades especiais desta mensagem enviada pelo Céu para o nosso tempo, sâo: Cristo voltará em breve. O juízo divino está em andamento no Céu. As pessoas em tôda a parte devem preparar-se para serem aprovadas no juízo e estarem prontas para se encontrarem com Jesus ao Êle aparecer. Êste preparo é sumariado como consistindo em guardar “os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Outros pontos distintos são o reconhecimento de Deus como Criador; a advertência contra obedecer à autoridade da bêsta ou receber o seu sinal; e o chamado para sair do sistema eclesiástico de Babilônia.

Os adventistas do sétimo dia estão empenhados em levar essa ‘derradeira mensagem evangélica de Apocalipse 14:6-12 aos habitantes de tôdas as nações. Êles trabalham agora em 196 dos 219 países e ilhas do mundo, empregando 896 línguas e dialetos. Há aproximadamente um milhão e meio de adeptos dessas verdades nestes diversos países. Êles anunciam esta mensagem preparatória para a segunda vinda de Cristo, por meio de conferências públicas, cursos bíblicos por correspondência, estudos bíblicos nos lares, programas pelo rádio e pela televisão; também por meio de livros, revistas e folhetos publicados em 228 línguas, por 42 casas editôras localizadas em diferentes partes da Terra. Seus ensinos, seus adeptos e sua obra representam o cumprimento desta profecia de Apocalipse 14:6-12. Esta profecia bíblica constitui o motivo por que êste movimento realiza tal obra através do mundo todo.

É a parte correspondente ao segundo advento de nosso Senhor do que foi predito na profecia de Isaías 40:3, relativamente ao aparecimento de nosso Senhor em Seu primeiro ad-vento. Setecentos anos antes de Cristo apresentar-Se como o Messias, esta profecia predisse que seria enviado um precursor para anunciar uma especial mensagem preparatória. Esta profecia cumpriu-se na obra de João Batista (S. Mat. 3:1-3).

Quando os que eram tidos como mestres de religião entre os judeus perguntaram a João Batista quem êle era, e quem lhe havia dado autorização para pregar uma mensagem diferente daquela que êles ensinavam, êle chamou-lhes a atenção para a profecia de Isa. 40:3. Respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” S. João 1:23.

Os ensinamentos e a obra de João deviam sua existência a esta profecia. Esta era a única explicação correta de sua mensagem, de sua missão e de seu lugar na religião. O ato dêle cumprir esta profecia tornou seus ensinos o caminho do Senhor para o povo daquele tempo.

Observai bem isto. Como sucedeu com a mensagem de Isaías 40:3, que foi dada por Deus e precedeu o primeiro advento de Cristo o Redentor, assim sucede agora com a divinamente designada mensagem de Apocalipse 14: 6-12, que foi dada para os nossos dias, nesse tempo que precede a segunda vinda de Cristo. Esta profecia revela qual é o caminho do Senhor para o tempo presente. Apocalipse 14:6-12 mostra o que êste movimento é na realidade. O fato de a profecia cumprir-se neste movimento revela sua autorização divina para ensinar a verdade. Demonstra por que deve ser um movimento religioso separado.

Havia várias denominações ou seitas na Palestina, durante o tempo de João Batista. O Nôvo Testamento faz alusão a algumas delas, como os fariseus, saduceus e os herodianos. Mas notai. Os ensinos de João Batista e seus conversos (que as Escrituras chamam de discípulos de João), não constituíam outra seita entre aquelas. Não. Representavam o cumprimento de Isa. 40:3 —“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor.”

Assim o Movimento do Advento não é outra seita ou denominação entre o grande número delas já existente em nossos dias. Não. Êle constitui o cumprimento de Apocalipse 14: 6-12 —as três mensagens angélicas que visam preparar o povo de Deus para a segunda vinda de nosso Senhor. Êles devem sua existência a esta profecia. É conveniente, pois, que aceitemos o ponto de vista das Escrituras e que além de seu nome consideremos esta divinamente designada mensagem de Apocalipse 14:6-12, que êles estão proclamando. Esta é a mensagem que Deus deseja compreendais acima de tudo o mais, e que lhe presteis atenção.

Estas três mensagens são chamadas “o evangelho eterno” (Apoc. 14:6). Isto significa que além das verdades especiais mencionadas distintamente no fraseado dessas mensagens em Apocalipse 14, esta tríplice mensagem inclui as verdades gerais que foram pregadas por Cristo e Seus apóstolos. Demonstra que o povo adventista desta tríplice mensagem não são inovadores, ou uma seita herética com doutrinas estranhas e infundadas, mas ensinadores das verdades gerais do evangelho, além destas verdades especiais para os nossos dias. Êles são um “movimento de retôrno à Bíblia”, levando avante a obra reformatória de Lutero, Wesley, Knox e outros, para uma completa separação de todos os erros introduzidos na Idade Média.

Êles pregam que a justificação é apenas pe-la fé, que a santificação só ocorre mediante a habitação de Cristo no coração regenerado, que a salvação é unicamente pela graça; também proclamam a divindade de Jesus Cristo, a absoluta necessidade do nôvo nascimento etc. Ensinam que ninguém pode salvar-se por observar os Dez Mandamentos, mas que depois de alguém nascer de nôvo obedecerá aos mandamentos de Deus, deixando que Cristo viva Sua vida de obediência nêle.

Esta tríplice mensagem destina-se “a cada nação, e tribo, e língua e povo” (Apoc. 14:6). Conseqüentemente está acima de tôdas as denominações. É a universal mensagem de Deus para tôda pessoa, não importa a igreja ou religião a que pertença. Sábio é aquêle que reconhece que ela tem precedência sôbre tudo o mais nas questões religiosas.

O movimento que proclama esta tríplice mensagem não é uma religião inventada pelo homem. Foi designado pelo Céu para reunir to-dos os seguidores de Cristo sôbre a plataformados “mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apoc. 14:12). Efetuará o objetivo do evangelho.

Nesta época de perplexidade e incerteza, há urgente necessidade de uma segura mensagem de Deus para indicar-nos a senda que devemos trilhar. Deus providenciou tal mensagem nesta profecia de Apocalipse 14:6-14.

À medida que prosseguirdes na compreensão e no desígnio da mensagem de Deus para o pre-sente, ela vos conduzirá a uma nova e melhor experiência em Cristo. Trar-vos-á uma nova e mais vivida esperança; com efeito, o melhor que o próprio Deus pode oferecer. Milhares e milhares de pessoas em tôda parte encontraram nas verdades da mensagem de Deus aquilo que vinham almejando, aguardando, esperando e orando. Ao descobrirdes estas verdades divinas para os nossos dias, aguarda-vos a mais agradável e proveitosa experiência.

No mundo, não havia nada mais importante para o povo do tempo de Noé ouvir e aceitar, do que a mensagem especial que êle proclamava. Nos dias de João Batista, não havia nada mais importante na religião, para o povo ouvir e atender, do que a mensagem dêle. Assim também, a religião não oferece coisa mais importante para cada alma hoje em dia aprender e aceitar, do que a especial mensagem de Deus, que se encontra em Apocalipse 14:6-12. Não deixemos, portanto, de avançar na compreensão e aceitação desta mensagem para os nossos dias. Com a ajuda divina, aproveitemos a oportunidade que temos de ouvi-la ser explicada nestas conferências bíblicas.