A igreja está convocada para o Grande Ano da Evangelização Mundial

Durante o Concilio Anual de 2002, líderes adventistas de todo o mundo escolheram 2004 como o “Ano da Evangelização Mundial”. Esse é mais um passo ousado rumo ao cumprimento da comissão evangélica, descrita em Mateus 28:19 e 20 e Apocalipse 14:6-12. Deus nos concedeu esta missão única, para um momento crítico da história terrestre: proclamar o evangelho eterno a todo o mundo, no poder do Espírito Santo.

Evangelismo não é algo novo em nossa Igreja. O Senhor nos tem possibilitado a oportunidade de colaborar com Ele na maior tarefa já comissionada a seres humanos, ou seja, partilhar Jesus e a realidade de Sua segunda vinda, bem como chamar nossos semelhantes a prestar-Lhe verdadeira adoração.

O Ano da Evangelização Mundial é um chamado unificador para colocar nossa confiança em Deus, envolvendo-nos em todo tipo de atividade evangelística: pessoal, pública, “Um milhão em ação”, “Semear um bilhão”, pequenos grupos, e outros programas que atualmente são conduzidos pela igreja ao redor do mundo. Todo membro de igreja, velho ou jovem, pastor, obreiros de todas as áreas, administradores, professores, servidores das casas publicadoras e das instituições médicas, todos, sem distinção, devem participar ativamente dessa arrancada.

Nenhum método deve ser descartado: campanhas de evangelismo público, trabalho pessoal, pequenos grupos, distribuição de literatura, cursos de saúde, através do uso dos meios de comunicação tais como rádio, televisão, livros, revistas e internet.

O projeto dá ênfase especial à conquista de milhões de pessoas nos centros urbanos. Existe a famosa “Janela 10-40”, onde apenas 5% da população professam o cristianismo, além dos pós-modernistas que negam a necessidade do evangelho. Um foco específico está direcionado aos jovens, no sentido de encorajá-los a unir-se aos mais idosos e pastores, em um esforço agressivo para levar a verdade bíblica ao mundo. Essa é uma grande oportunidade para servir ao Senhor, especialmente agora, no fim da história mundial.

Cada Divisão, União, Campo local e igreja terão de adaptar e contextualizar o formato dos programas do Ano da Evangelização Mundial às realidades e necessidades locais. Mas a mensagem é clara: vamos levantar Jesus, atraindo para Ele e Sua segunda vinda a atenção das pessoas. É um privilégio ser parte do movimento adventista suscitado por Deus, envolvido na proclamação das mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12.

Um dos aspectos mais importantes do Ano da Evangelização Mundial é conservar os membros das igrejas, pastores, evangelistas e líderes focalizados na missão única de partilhar Cristo com outras pessoas, no contexto da mensagem adventista. Podemos estar seguros de que todas as forças satânicas serão arregimentadas na tentativa de desviar-nos desse propósito.

Os desafios que estão diante de nós são gigantescos. Somente a completa dependência de Cristo e de Sua Palavra nos ajudará a passar no teste e fazer bem nossa tarefa. Enquanto aceitamos o desafio do Ano da Evangelização Mundial, precisamos investir tempo com Deus, orando e estudando a Bíblia, se realmente queremos alcançar êxito. Ao longo deste ano, necessitamos uma crescente compreensão de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é um movimento de Deus, trazido à existência a fim de partilhar Sua mensagem ao mundo. Vamos proclamar essa mensagem com poder celestial. Temos crenças distintivas enraizadas na Bíblia, e não devemos comprometê-las com acréscimos ou supressões pessoais. Apresentemos a verdade em toda a sua glória!

O conselho de Ellen White é oportuno: “Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção.” – Eventos Finais, págs. 45 e 46.

Oremos pelo Ano da Evangelização Mundial e pelos crentes ao redor do mundo. Oremos uns pelos outros, como pastores, humildemente suplicando que o Senhor nos use durante este ano especial, ao partilharmos a bendita esperança do advento.

Ted Wilson, vice-presidente da Associação Geral da IASD