Os acontecimentos atuais anunciam em alta voz que não há mais tempo a perder. Cristo logo voltará para buscar Seus filhos. A igreja cresce rapidamente, mas poderia crescer ainda mais enquanto desfruta de liberdade. Liberdade que não sabemos por quanto tempo mais se prolongará.

Nosso êxito nessa missão dependerá basicamente dos líderes que a igreja tem. Por quê? Simplesmente porque “o povo refletirá em alto grau o espírito manifestado pelo dirigente” (Serviço Cristão, p. 177). O espírito do verdadeiro líder é contagiante. Os que o cercam compartilham de sua carga e de seu entusiasmo. Estão dispostos a segui-lo, e a transformar seus sonhos nos deles próprios.

“Nosso êxito na missão dependerá basicamente dos líderes que a igreja tem.”

Em seu livro, Para você que quer ser líder, Robert Pierson, presidente mundial da Igreja Adventista na década de 1970, disse que um líder cristão tem pelo menos 10 características que o destacam: espiritualidade, visão, integridade, humildade, paciência, bondade, compreensão, responsabilidade, determinação, honestidade e lealdade a seu Deus e a seus irmãos na fé. Querido pastor, você tem essas características? Permita-me discorrer sobre algumas dessas qualidades mencionadas pelo pastor Pierson.

O verdadeiro dirigente é uma pessoa espiritual. Noé teve sob sua responsabilidade um dos maiores empreendimentos confiados a um líder até hoje. A Bíblia nos diz que Noé caminhou com Deus (Gn 6:9). Ninguém se torna líder espiritual por nascimento, posição social ou formação educacional. A força espiritual é concedida pelo Espírito Santo àqueles que oram, negam-se a si mesmos, confessam suas faltas e estão dispostos a caminhar com Deus.

O líder é uma pessoa de visão. Isso significa ver templos onde hoje existem somente terrenos; ver uma congregação cheia onde atualmente os bancos estão vazios. Olhando para os campos, Jesus disse: “Levantai os vossos olhos” (Jo 4:35, ARC). Hoje, Ele nos diria: “Aumentem sua visão, expandam seus horizontes.” Raramente uma igreja vai além do que seus dirigentes podem ver. Nossa oração deve ser: “Senhor, concede-nos visão!”

O verdadeiro líder é alguém que esquadrinha as Escrituras para entender qual é a vontade de Deus para ele e sua igreja. Quando um pastor diz que está demasiadamente ocupado para “gastar tempo com o estudo da Palavra”, está mais ocupado do que deveria.

O líder eficiente é humilde e paciente. Cristo disse: “O maior dentre vós será vosso servo” (Mt 23:11). Igualmente sábio é o conselho de Tiago: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1:19). Se um líder for humilde, também será paciente. Ninguém está disposto a abrir o coração ou apoiar alguém que não tenha tempo para ouvir. O apóstolo Paulo escreveu: “Sede uns para com os outros benignos” (Ef 4:32); e “seja a vossa moderação conhecida de todos os homens” (Fp 4:5). Somente Jesus, morando no coração, fará com que um líder seja bondoso, humilde e compreensivo.

Finalmente, podemos dizer que nossa fidelidade a Deus requer que também sejamos leais para com aqueles que lideramos. “Sê fiel até à morte, e te darei a coroa da vida” (Ap 2:10). “Deus chama indivíduos de fidelidade inquebrantável. Para Ele, em uma emergência, não há lugar para pessoas de dupla personalidade. Ele quer servos que ponham as mãos numa ação errada e digam: ‘Isto não está de acordo com a vontade de Deus’” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 153). “Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, participar das batalhas do Senhor quando são poucos os campeões – essa será nossa prova. Naquele tempo, devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição” (Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 136). Deus “espera lealdade de cada um” (Profetas e Reis, p. 175).

Como líder, você tem desenvolvido essas qualidades em seu ministério? Você se sente pequeno e incapaz? Faça como o apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Seja um líder com paixão! 

Carlos Hein

Secretário ministerial da Igreja Adventista
para a América do Sul