• 1. Planejai com antecedência. A maquinaria não basta. Propósitos e alvos de-vem ser claros como cristal.
  • 2. Estai na dianteira de vossa igreja e de vosso corpo de oficiais. Um líder deve ter mais visão que seu povo. Pensai como um administrador atilado e não como um aprendiz.
  • 3. Educai vossa congregação. Não podeis alcançar o máximo de eficiência sem pessoal adequado. Não é necessário que o pas-tor faça aquilo que os leigos podem fazer por si mesmos. Distribuí tarefas individuais ou particulares de acôrdo com seus principais in-terêsses espirituais e na medida dos seus talentos.
  • 4. Delegai responsabilidades. Estai certos de que a tarefa atribuída foi específica e inteiramente compreendida. Acompanhai o trabalho. Determinai tempo para relatório de “missão cumprida.”
  • 5. Encorajai e assisti a vossos coobreiros. Dar assistência em tempos cruciais é um dos segredos do êxito de liderança. Dai crédito a quem deve merecer crédito. Sêde libertais e exatos em vossos louvores pelo resultado alcançado por outrem.
  • 6. Pregai e vivei a mordomia. Trabalhai na base de parceria com Deus no que respeita a pastor e povo. Não é possível conseguir fundos em dízimos e ofertas para as necessidades da igreja local sem que a con-gregação compreenda amplamente o que seja mordomia.
  • 7. Recebei vossa inspiração diretamente de Deus. Nenhum programa funciona propriamente como rotina. Nova vida da fonte de tôda vida deve vitalizar tôda administração pastoral.

A Mulher no Ministério

A primeira mulher a ser ordenada por uma Igreja Presbiteriana, nos Estados Unidos, depois que a Assembléia Geral da Igreja, reunida em maio de 1956, resolveu abrir as portas do ministério às mulheres, foi a Srta. Margaret Towner, diretora do Departamento de Educação Cristã na 1a. Igreja Presbiteriana de Allentown, Pensilvânia.