alegria de viver e de usufruir as bênçãos de Deus torna a esposa de pastor uma mulher feliz, amável e gentil para com todos. Deus criou cada uma de nós com talentos, temperamentos diferentes, mas todas possuem algo com que pode contribuir na Sua causa. Há plena certeza do amor de Deus para conosco. Ele nos criou à Sua imagem, e deu o Seu próprio Filho para nos salvar. Esses pontos nos garantem um valor real e nos mostram a verdadeira herança. Somos nada mais nada menos do que filhas de um Rei.

Se aceitarmos essa grande verdade, não importa qual seja a raça, o nível de escolaridade, a situação financeira ou posição social, aprenderemos também a aceitar as pessoas e isso nos habilitará a progredir cada dia, tendo Cristo nosso Rei, como exemplo a ser imitado.

Auto-avaliação

Como uma pessoa se vê, é um elemento importante na compreensão de seu relacionamento com outros indivíduos. Uma pessoa que não se dá valor a si mesma, tem a tendência de agir na defensiva. Ela sente tanta dificuldade em aceitar-se da maneira como é, que passa a ter dificuldades enormes para ouvir e compreender outras pessoas.

Se você se avalia de uma forma positiva, otimista e alegre, existe grande possibilidade de ter um bom relacionamento com as pessoas que vivem ao seu redor.

Confiança em Deus

Todas nós temos muitos defeitos e dificuldades a vencer, mas não é por isso que vamos menosprezar a nós mesmos e viver uma vida inútil, infeliz. Precisamos nos apegar às promessas de Deus: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (I Ped. 5:7).

Sem dúvida, você alcançará seus objetivos se entregar tudo nas mãos de Deus, pois não há limites para quem se coloque nessas condições. Dessa maneira, a mulher tem a capacidade para descobrir onde falhou e em que errou, se as coisas não aconteceram muito bem. Ela é capaz de fazer um esforço para melhorar, e, da próxima vez, ter êxito em seus empreendimentos. Em outras palavras, olha para frente e não fica lamentando o que passou.

Apoio do esposo

E maravilhoso poder compartilhar com o esposo não somente as alegrias da vida, mas também as dificuldades. Com isso, sente-se mais amada, segura e confiante, mais otimista e feliz. É por essa razão que uma pessoa amada tem mais vida, mais calor humano e mais entusiasmo.

A auto-estima positiva imprime à mulher espontaneidade ao lidar com os sentimentos, principalmente os negativos, como a raiva, o ódio, a culpa e o remorso. Sabe moldar as circunstâncias para atingir suas me-tas e objetivos. Tem saúde mental, porque está em contato com a realidade. Sabe escolher, tomar decisões, governada por princípios claros e objetivos. Acredita em sua capacidade e se coloca nas mãos de Deus para servi-Lo.

Para a mulher cristã, a vida é muito importante. A cada momento ela se apodera das promessas de Deus, tendo em mente o seguinte modelo de conduta:

  • • Nunca mais direi “eu não posso”. Afinal, “tudo posso nAquele que me fortalece” (Fil. 4:13).
  • • Nunca mais direi “não tenho”, pois o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir todas as mi-nhas necessidades em Cristo Jesus (Fil. 4:19).
  • • Nunca mais direi que tenho medo, porque Deus não nos dá um espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação (II Tim. 1:7).
  • • Nunca mais direi que tenho dúvidas ou falta de fé, porque tenho a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rom. 12:3).
  • • Nunca mais direi que sou fraca, porque o Senhor é a fortaleza da minha vida (Sal. 27:1). Mas o povo que conhece seu Deus se tornará forte e ativo (Dan.11:32).
  • • Nunca mais direi “estou derrotada”, porque Deus em Cristo sempre me conduz em triunfo (II Cor. 2:14).
  • • Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois Jesus Cristo sempre Se torna da parte de Deus minha sabedoria (ICor. 1:30).
  • • Nunca mais direi que Satanás tem supremacia em minha vida, pois maior é Aquele que está em mim do que aque-le que está no mundo (I João 4:4).
  • • Nunca mais direi que estou preocupada e frustrada, pois estou lançando sobre Ele todas as minhas ansieda-des, porque Ele tem cuidado de mim (I Ped. 5:7).
  • • Nunca mais direi que estou condenada, porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rom. 8:1).