A união mexicana teve um considerável aumento em batismos nos últimos anos. Interessados em saber as razões de tal crescimento, entrevistamos o seu evangelista, Carlos Aeschlimann, que nos responde da maneira seguinte:
Pergunta: Poderia o senhor dar-nos alguns dados recentes de batismos na União Mexicana?
Resposta: Faz uns quatro anos, a União Mexicana batizava cerca de 2.200 almas. Nos últimos anos atingiu quase 5.000, ou seja, aumentou quase o dobro. É interessante notar que nos últimos três anos a União Mexicana alcançou seu alvo de batismos. Em 1969 foi ela a primeira União da Divisão Interamericana em batismos. No anos passado foi a segunda. Em 1968 cinco, das seis missões, alcançaram seus alvos de batismos, e em 1969 as seis missões alcançaram seu alvo de almas.
Pergunta: Quais as razões para esse crescimento em batismos?
Resposta: Podemos mencionar quatro razões:
- 1) Atualmente cerca de 95% dos obreiros mexicanos realizam pelo menos uma série de conferências por ano. Alguns fazem até três. Neste momento o Colégio de Montemorelos está realizando 3 séries de conferências.
- 2) No ano passado funcionaram na União 900 classes batismais. Esperamos que neste ano funcionem 1.200. Essas classes estão produzindo 40% dos batismos e é o método que mais almas ganha.
- 3) O rádio e, sobretudo, o fantástico método dos carteiros missionários, significaram no ano passado 1.500 batismos. Todas as campanhas evangelísticas são precedidas por um intenso programa de preparo do terreno baseado nos carteiros missionários. O Prof. David G. y Poyato, diretor de Rádio da União, conseguiu desenvolver métodos muito eficazes para ganhar almas por meio dos carteiros missionários.
- 4) Os leigos do México são muito missionários. Estão dando cada vez mais estudos bíblicos e, como resultado, batizam-se mais almas.
Pergunta: Em que consiste o plano das classes batismais?
Resposta: Sugerimos que nas grandes igrejas, e mesmo nas médias, funcionem três classes batismais: a) para adultos, b) para jovens, c) para menores. Essas classes são permanentes. Quando chega a data do batismo, colhe-se o que está pronto, mas a classe continua funcionando o ano inteiro. Nos distritos, aconselhamos que em cada grupo ou congregação funcione pelo menos uma classe batismal. Certo pastor mantinha funcionando 29 classes em seu distrito. No fim do ano batizou 130 almas.
Pergunta: Como estimulam os obreiros para organizarem as classes?
Resposta: Os obreiros do México viram os extraordinários resultados em almas ganhas e isto tem sido o melhor estímulo. Por outro lado, os presidentes de campo pedem um relatório mensal referente ao funcionamento das classes.
Pergunta: Pode dar-nos mais alguma informação interessante sobre o funcionamento dessas classes?
Resposta: As classes batismais são realizadas ou na hora da classe da Escola Sabatina, ou depois do sermão, ou ainda numa hora especial na tarde do sábado. Inclusive, alguns pastores dão até três classes batismais durante a semana: no sábado, no domingo na hora da conferência, e na quarta-feira depois da reunião de oração. Temos usado o sistema de dar credenciais aos alunos. A primeira credencial se chama: SIMPATIZANTES, e é válida para cinco classes; em seguida outra credencial denominada: INTERESSADOS, e vale para as sete classes seguintes; e por último, a credencial chamada: CANDIDATO. Isso ajuda psicologicamente as pessoas.
Agora mesmo estamos preparando um curso para instrutores de classes batismais, aos quais daremos também uma credencial, levando em consideração que no México 85% das classes batismais são dadas por leigos.
Pergunta: Que material usam nas classes?
Resposta: A pedido da União Mexicana acabamos de preparar um manual batismal intitulado LA FE DE JESUS, que contém 20 lições básicas para preparar um candidato, 10 lições pós-batismais e 6 lições para jovens. É a principal ferramenta que usamos nas classes batismais. Temos também um curso de estudos chamado CURSO BIBLICO DEL HOGAR, que consta de 24 lições.
Pergunta: Que conclusões tirou depois de dois anos de trabalho na Associação Ministerial?
Resposta: 1) A melhor aplicação de dinheiro é a empregada no evangelismo.
- 2) Cada União e Campo importantes deveriam ter um evangelista, que seria ao mesmo tempo o diretor ministerial do Campo.
- 3) A função do evangelista é dar idéias e auxiliar os obreiros na conquista de almas. Além disso, preparar futuros evangelistas. Existem agora no México 5 obreiros que são evangelistas de primeira linha.
- 4) As Uniões e Campos locais devem equilibrar aquilo que é institucional com o evangelismo. Alguns Campos têm congelado o evangelismo, porque todo o seu interesse e dinheiro é destinado às muitas e enormes instituições.
- 5) Os administradores dos Campos devem apoiar decididamente o evangelismo e os evangelistas. No México, todos os administradores e departamentais da União, e missionários, fazem uma pequena série de conferências por ano.
- 6) Quando se tem um evangelista na União e Campos locais, os batismos aumentam imediatamente.
- 7) Convém dedicar mais fundos ao evangelismo.
- 8) Aos evangelistas deveria ser dado oportunidade de estudar e viajar.