O entusiasmo por colheita 90 tem crescido grandemente. Muitos campos Já ultrapassaram seus alvos de batismo. As previsões são de que o êxito da campanha • seja total, para glória de Deus.

Colheita 90 é um programa evangelístico de âmbito mundial adotado pela Sessão da Associação Geral em Nova Orleans e Unanimemente aceito por toda a igreja. Ela se estende de 1º de julho de 1985 a 30 de junho de 1990. Colheita 90 reconhece que “estamos nos dias da colheita. Os tempos requerem que a igreja se levante e dirija suas energias de maneira a atingir cada região e cada grupo étnico, cultural e social” Documento Oficial de Colheita 90.

O programa de Colheita 90 possui três dimensões. Em primeiro lugar, a dimensão espiritual: Incentivar o crescimento pessoal por meio do estudo da Bíblia, da oração intercessória, da comunhão, da adoração e da revitalização da religião em família, a fim de que os lares se tornem centros de amor, cuidado e testemunho. Em segundo, a dimensão evangelística: Reconhecer a igreja local como um centro de evangelismo, educação e preparo dos membros para o ministério e para a constante proclamação da mensagem bíblica profética dos Adventistas do Sétimo Dia. Terceiro, a dimensão do treino: Duplicar o número de membros equipados para as atividades ganhadoras de almas de acordo com seus dons espirituais e tomar cada igreja adventista do sétimo dia um centro de preparo para o serviço.

Colheita 90 possui também três objetivos: Primeiro, duplicar os batismos em cada Divisão, União, Associação, campo local e igreja, e dobrar o número de adesões que foram conseguidas durante os Mil Dias de Colheita. Segundo: Adestrar os membros inativos da igreja e aumentar a freqüência à igreja. Terceiro: Envolver as pessoas leigas, juntamente com seus pastores, em todas as espécies de evangelismo e atividades missionárias.

Junho de 1988 marcou a conclusão dos primeiros três anos de Colheita 90. O programa foi entusiasticamente aceito, e está sendo implementado em todas as Divisões e Uniões do mundo. Os resultados têm sido bastante encorajadores: Excelentes planos estão sendo esboçados; administradores, líderes departamentais, pastores e leigos estão envolvidos; e está ocorrendo reavivamento espiritual em muitos lugares.

Resultados encorajadores

O alvo mundial de batismos até metade do tempo de Colheita 90 era de 820.000 batismos. Graças ao Senhor, foram batizadas 1.075.050 pessoas, o que dá um excesso de 255.050. Das dez Divisões, seis já alcançaram seu alvo. Em 1987, três Divisões ultrapassaram a marca de 90 mil batismos: a Interamericana 95.486; a África-Oriental 93.951; e a Sul-Americana 91.400.

Nos últimos quatro anos, os batismos aumentaram consideravelmente.

1984198519861987
Batismos397.135406.613430.257 464.500
Aumento21.0769.47823.64434.243
% do
Aumento5,60%2,38%5,81%7,95%

Métodos antigos e novos

Os métodos que produziram mais almas até o presente, são:

  • 1. Evangelismo público: Campanhas evangelísticas realizadas nas igrejas, salões públicos, tendas, salas, etc., dirigidas por evangelistas, pastores, leigos e jovens.
  • 2. Estudos bíblicos: Dados a grupos, famílias ou a indivíduos, por pastores e, especialmente, por leigos.
  • 3. Classes batismais: Especialmente na igreja, escolas e lares, por pastores e leigos. Muitas igrejas têm três classes batismais permanentes para crianças, jovens e adultos.
  • 4. Seminários Revelação: Realizados nas igrejas, escolas, edifícios públicos, bibliotecas e lares. Esses seminários têm sido espalhados por todos os Estados Unidos, Europa e na Divisão Sul-Americana e do Sul do Pacífico; logo eles irão a todo o mundo. Por toda parte os resultados têm sido bons.
  • 5. Lares: Como centros de atividades evangelísticas, tais como: estudos bíblicos, seminários e ramos da Escola Sabatina.
  • 6. Batismos freqüentes: Em muitos lugares, cada igreja realiza um batismo mensal. Faz-se um apelo em cada cerimônia, a fim de obter nomes e fazer o imediato acompanhamento, dando estudos bíblicos e preparando os candidatos para os próximos batismos.

Durante Colheita 90 muitos métodos novos têm sido experimentados:

  • 1. Campanhas Evangelísticas Nacionais e Multinacionais: Realizam-se em um país ou em vários países, uma série de reuniões, seminários ou outras formas de reuniões em todas as igrejas e em centenas de novos lugares, em um plano unido e simultâneo.
  • 2. Campanhas Evangelísticas Metropolitanas Múltiplas: Em uma grande cidade, todas as igrejas, pastores e centenas de leigos se unem para fazer evangelismo e, simultaneamente, cobrir a cidade.
  • 3. Evangelismo e Saúde: Apresentação de vários programas de saúde e doutrinas simultaneamente.
  • 4. Seminários Revelação Concentrados: Cobrir um país ou determinada área com centenas de Seminários Revelação simultâneos, dirigidos principalmente por pastores e leigos. Na Divisão Sul-Americana, cada classe da Escola Sabatina realizará um Seminário Revelação.
  • 5. Plano Pioneiro: Na América do Sul, cada ano a maioria das igrejas escolhe grupos para deixarem a igreja-mãe e formar uma nova congregação.
  • 6. Institutos de Evangelismo Móvel: A Divisão Euro-Africana organizou um instituto de evangelismo móvel que trabalha uma cidade por seis meses, agindo como uma escola de evangelismo para pastores e leigos e realizando campanhas evangelísticas bem-sucedidas, de maneira que posteriormente os participantes possam dirigir campanhas em outras cidades.
  • 7. Evangelismo entre os muçulmanos: A Divisão do Extremo Oriente organizou em 1986 uma série de reuniões de dez dias em Cingapura sobre a maneira de evangelizar os muçulmanos. Vinte e cinco dedicados obreiros foram providenciados para trabalhar entre aquelas pessoas, e esse esforço está produzindo resultados. Este ano eles farão várias reuniões a respeito de como trabalhar entre os budistas.

Notícias das Divisões

Na metade da campanha de Colheita 90, a Divisão Sul-Americana estava em primeiro lugar em batismos. Deve-se isto ao vigoroso programa de evangelismo, que inclui campanhas nacionais e metropolitanas múltiplas; o vasto uso de classes batismais em todas as igrejas; o plano pioneiro e os Seminários Revelação que se estendem simultaneamente por todos os países da Divisão. Em 1989, haverá no Brasil uma campanha evangelística gigantesca, e em 1990 a Divisão realizará uma campanha evangelística multinacional.

A Divisão Interamericana realiza um programa permanente de evangelismo. A Divisão tem quatro evangelistas e cada União tem o seu próprio. Grande número de leigos participa de todos os aspectos do evangelismo e preparam 85% dos candidatos ao batismo. Todos os pastores se empenham em evangelismo e preparam centenas de leigos para liderarem. Os administradores da Divisão a nível dos campos locais dão prioridade absoluta ao evangelismo e dirigem pelo menos uma campanha por ano. No momento, a Campanha Evangelística Multinacional está em progresso na Colombo-Venezuelana, Curazao, Porto Rico e São Domingos. Em 1989 haverá na Cidade do México uma gigantesca campanha evangelística múltipla, e a pregação será feita em 1.500 lugares ao mesmo tempo.

A Divisão da África-Oceano Índico tem o maior alvo de batismo do campo mundial: 410.000. Eles realizaram um intenso programa de evangelismo leigo e pastoral. Novos países e tribos estão sendo penetrados, entre os quais pigmeus. Em Rwanda, foi realizado num sábado um batismo em massa de 4.500 pessoas. Com tantos batismos, é difícil construir igrejas suficientes para manter todos os conversos. O Pastor Neal Wilson realizará uma grande campanha evangelística em Arusha, Tanzânia, em setembro deste ano.

A Divisão da África Oriental está em segundo lugar em batismos no mundo. No segundo ano de Colheita 90,97.181 almas foram batiza-das. Eles esperam batizar mais de 100.000 este ano. Muitos membros dos gigantes masai estão aceitando o evangelho. Em Mombaça, 60 muçulmanos foram batizados no ano passado. O Concilio Anual será realizado em Nairobi em outubro deste ano; espera-se que o maior número de adventistas já visto em toda a história da igreja, esteja presente.

A Divisão do Extremo Oriente, com suas centenas de milhares de muçulmanos e budistas, enfrenta o maior desafio do evangelismo. Estão sendo feitos planos definidos para penetrar nestes grupos religiosos. Na Indonésia, 25 muçulmanos foram batizados num sábado. Em Manado, a primeira campanha evangelística dirigida por mulheres resultou em 160 batismos. Em Seul, Coréia, 2.000 reuniões simultâneas de casas de campo serão realizadas este ano. Nas Filipinas, novas aldeias estão sendo penetradas, na base de mais de uma por dia. Eles têm batizado 85 por dia.

Um grande reavivamento do evangelismo es-tá ocorrendo na Europa. Na Divisão Euro-Africana, o instituto do evangelismo móvel foi realizado em Viena, Zurique, e em Berlim Ocidental, sendo freqüentado por 275 não-adventistas. Acabaram de ser feitas na Espanha três campanhas evangelísticas, nas cidades de Madrid, Valencia e Zaragoza. No próximo ano será levada a efeito uma campanha nacional em 75 lugares, simultaneamente, em todo aquele país. Uma campanha evangelística em Lisboa, Portugal, atraiu mais de 4.000 pessoas. Até agora, 700 pessoas já pediram estudos bíblicos.

Na Divisão Trans-Européia, ocorreu nos últimos meses um grande despertamento como resultado do evangelismo público e dos Seminários Revelação. A Campanha Múltipla Metropolitana de Londres resultou em 400 batismos. Como resultado das reuniões evangelísticas em Gdansk, Polônia, 2.000 nomes de pessoas interessadas foram obtidos, e até o momento mais de 100 pessoas já foram batizadas. Em Estocolmo, 1.700 não-adventistas se registraram em 15 diferentes seminários. Mais de 500 pessoas assistiram aos seminários de religião. Mark Finley, secretário ministerial da Divisão, esperava uma grande vitória para Colheita 90.

A Divisão do Pacífico Sul ultrapassou o seu alvo. Na Austrália, serão efetuadas campanhas evangelísticas nas 40 principais cidades. Seminários Revelação são espalhados com rapidez por todo o país, com muito bons resultados. Nas Ilhas do Pacífico, os pastores e leigos es-tão trabalhando juntos e conquistando almas.

A Divisão da Ásia Meridional está trabalhando para penetrar em suas grandes cidades e nos milhares de suas pequenas vilas. O Pastor Gerald J. Christo, presidente da Divisão, realizou uma série de conferências em Hiderabad, que resultou em 141 batismos. No distrito de Meghalaya, o membro leigo Charles Sangam dirigiu reuniões de subúrbio em três vilas, que resultaram em 66 batismos.

A Divisão Norte-Americana ultrapassou seu alvo nos seis primeiros trimestres de Colheita 90.0 evangelismo público e os Seminários Revelação são os métodos mais produtivos na conquista de almas. Em 1987, os vários evangelistas e pastores batizaram mais de 100 pessoas: Kenneth Cox batizou mais de 450 pessoas na Califórnia, e J. J. Rodríguez batizou 302. Cinqüenta igrejas participaram da Campanha Metropolitana Múltipla na Associação da Grande Nova Iorque, e 1.465 pessoas foram batizadas. Campanhas semelhantes estão sendo planejadas para Nova Jersey, Potomac, Texas, Oklahoma e Califórnia. Cada vez mais Seminários Revelação estão sendo realizados por pastores, bem como membros leigos.

Culminação de Colheita 90

Restam apenas sete trimestres do programa Colheita 90. Recomendamos que as Divisões, Uniões e campos locais desenvolvam as atividades evangelísticas ao máximo, a fim de obterem os maiores resultados possíveis nas fases finais do programa. Esperávamos alcançar em 1988, pela primeira vez na história da igreja, um milhão e meio de batismos. As várias Divisões e Uniões estão planejando alcançar seu alvo total de Colheita 90 no fim de 1989, a fim de que os batismos em 1990 tenham um excesso substancial. Se todas as Divisões, Uniões e campos locais fizerem esforços especiais, poderão alcançar seus alvos por ocasião da Sessão da Associação Geral de Indianápolis.

Colheita 90 aproxima-se do seu final. Um evangelismo intenso poderá tornar a sua conclusão uma das maiores festas já presenciadas pela Igreja Adventista em toda a sua história.

Na primeira parte de 1989, como aconteceu no final de 1988, seria proveitoso esboçar os planos finais e conseguir o material de promoção para a culminação de Colheita 90. Seria bom também começar a treinar os obreiros e as centenas de leigos para a grande ofensiva final do evangelismo, que culminará gloriosamente o programa.

No último ano de Colheita 90, de julho de 1989 a junho de 1990, esperamos levar a efeito um gigantesco Festival de Colheita 90 por meio de um programa global de evangelismo total e permanente.

Outra idéia é organizar e lançar uma CAMPANHA EVANGELÍSTICA MUNDIAL, que incluirá a participação de todos os administradores, líderes departamentais, pastores e um milhão de pessoas. A idéia principal é que cada igreja em todo o mundo seja um centro de evangelismo e tenha um longo programa anual de permanentes atividades ganhadoras de almas. Sugerimos as seguintes atividades: duas campanhas evangelísticas durante o ano (uma na igreja e a outra em um novo lugar), muitos Seminários Revelação, uma classe batismal permanente, e estudos bíblicos domésticos a serem dirigidos por pastores e pessoas leigas.

Esperamos que no último ano de Colheita 90 meio milhão de lares sejam centros de evangelismo para vizinhos e amigos na comunidade. Seria desejável também que cada família adventista ganhasse para Cristo um membro da família, um amigo ou vizinho. Isto garantiría uma grande vitória que nos ajudaria a mobilizar e treinar pelo menos um milhão de pessoas leigas para serem ganhadoras de almas.

Durante o último ano, seria bom ter batismos freqüentes. O ideal é que cada igreja tenha batismos mensalmente ou, pelo menos, batismos trimestrais, e faça um apelo veemente em cada cerimônia para conseguir nomes de visitantes, e faça o imediato acompanhamento.

Cremos que se toda a igreja mundial se unir em um total e permanente programa evangelístico, tendo como centro a igreja local e mobilizar todos os pastores e um milhão de pessoas leigas, e se usar os vários métodos bem-sucedidos de conquistar almas, ela receberá a bênção do Senhor para conseguir e manter a vitória. Trabalhando juntos, fortalecidos por Seu Espírito, poderemos todos alcançar os nos-sos alvos de Colheita 90.