Há cêrca de duzentos anos, João Wesley, o grande revivalista escreveu estas “Regras Para o Canto Congregacional”. À primeira leitura você achará divertida esta maneira de dizer as coisas. Esperamos, porém, que as leia de nôvo, e assim descobrirá a verdade que elas contêm. Esforce-se por unir as vozes de modo a surtir um som claro e melodioso.

1. Aprenda estas melodias antes de aprender quaisquer outras; em seguida, aprenda quantas quiser.

2. Cante-as exatamente como se acham impressas aqui, sem alterá-las ou fazer-lhes arranjos de nenhum modo. Se as aprendeu a cantar de outro modo, desaprenda-o o mais depressa que puder.

3. Cante tôdas. Procure unir-se à congregação sempre que puder. Não permita que o menor indício de fraqueza ou cansaço o venha prejudicar. Se isto é uma cruz para você, tome-a e você achará uma bênção.

4. Cante vigorosa mente, com grande ânimo. Abstenha-se de cantar se você se sentir meio-morto ou meio-adormecido; contudo erga a voz com fôrça. Não tenha agora receio de sua voz, nem esteja mais envergonhado de ser ouvido, do que quando cantava as canções de Satanás.

5. Cante com modéstia. Não berre, de modo a encobrir o restante da congregação, para não destruir a harmonia, mas

6. Cante no compasso. Qualquer que seja o compasso em que se canta, certifique-se de o estar seguindo bem. Não corra adiante do andamento, nem fique atrás dêle; mas acompanhe de perto as vozes principais, e com elas siga tão exatamente como puder. Tome cuidado de não cantar demasiado lento. Esta maneira arrastada é característica dos preguiçosos; e é alto tempo de eliminar isto de nosso meio, e cantarmos as melodias tão ràpidamente co-mo o fazíamos no princípio.

7. Acima de tudo, cante espiritualmente. Tenha um olhar para Deus em cada palavra que cantar. Tenha em vista agradar-Lhe mais do que a si mesmo, ou a qualquer outra criatura. Para realizar isto, atente exclusivamente para o sentido daquilo que você estiver cantando, e cuide que seu coração não se entusiasme com a sonoridade, mas tenha-o oferto continuamente a Deus; assim seu cantar será aquilo que o Senhor aprova aqui, e o recompensará quando Êle vier nas nuvens do Céu.