Embora reconhecendo que os filhos não são obrigados a seguir a carreira profissional de seus pais, gostaria de partilhar sete idéias práticas, enumeradas por Virgínia Smith, diretora do Ministério da Criança da Associação Geral da IASD, que podem ajudar a despertar em nossos filhos a alegria de servir no ministério pastoral.

1. Seja amigo dos seus filhos. Isso envolve investimento de tempo para estar com eles. Conhecê-los e aceitá-los como indivíduos. Lembre-se de que seus filhos não são propriedade sua. Pertencem a Deus, que tem um plano para eles. À medida que você mantém um relacionamento íntimo com os filhos, eles estarão ligados a você e, conseqüentemente, amará as coisas que você ama. Estudos revelam que os pais que investem adequado tempo com suas filhas, protegem-nas do sexo pré-marital, porque elas experimentam um correto relacionamento com o sexo oposto no lar.

2. Dignifique o ministério. Seus filhos refletirão suas atitudes em relação aos desafios que afetam a família pastoral. Se houver necessidade de alguma renúncia, mantenha elevada a importância do trabalho pastoral e o benefício dele a outras pessoas. Se a esposa trabalha, planeje atividades recreativas com seus filhos. Depois de passar algum tempo fora, planeje uma ativida­de especial para celebrar seu retomo ao lar. Demonstre interesse pelo que aconteceu com eles, durante sua ausência. Se houve mudança no comportamento deles, em sua ausência, algo errado aconteceu. Seja tão amigo que eles se sintam confortáveis para falar de suas experiências.

3. Estabeleça alvos elevados para seus filhos. Se você os mantém ocupados com estudo da Bíblia, música, artes, estudo da natureza e prática de esportes sadios, eles terão pouco tempo para gastar com televisão, videogames e influências externas. Seu lar será o centro de felicidade e o mais atrativo lugar para eles. Seja você mesmo o provedor da educação sexual para seus filhos. Responda naturalmente as perguntas feitas sobre o assunto, respeitando sua idade e capacidade de entendimento. Se você não assumir esse papel, a primeira exposição da sexualidade para eles certamente será indevida e impura.

4. Envolva seus filhos em serviço altruísta. Ajude-os a escolher tarefas que os alegre e a encontrar uma missão objetiva em suas atividades. Encoraje-os a participarem com você das atividades da igreja. Enquanto você partilha os requerimentos ministeriais, a confiança deles crescerá. Acabarão envolvidos na vida da igreja por sua própria escolha, e a religião não lhes resultará enfadonha. Seu alvo é ajudá-los a escolher, por iniciativa própria, estar envolvidos no trabalho do Senhor.

5. Convide-os a aceitarem a Cristo. Não imagine que eles descobrirão o relacionamento com Jesus por si mesmos. Providencie nutrição religiosa através do culto familiar. Fale pe­riodicamente com eles sobre o crescimento de sua amizade com Cristo.

6. Proteja-os da igreja. Seja um muro entre eles e aqueles membros críticos que alimentam expectativas exageradas a respeito dos filhos de pastores. Seus filhos precisam saber que você deseja vê-los sempre bem comportados, mas que você não os abandonará quando cometerem algum erro. Discuta e dialogue sobre qualquer incidente com eles, e simpatize com suas perdas e frustrações.

7. Ame incondicionalmente a seus filhos. Seja para eles o que Jesus é para todos nós. Depois que seus filhos atravessam a idade quando é possível controlar suas atividades, eles podem fazer escolhas que lhe desagradem. Nesse caso, só existem duas coisas a fazer: orar e continuar sendo amigo deles. Uma vez que se tomem adultos, não espere continuar con­trolando sua vida, suas escolhas, ou seus lares. Sua oportunidade para influenciar seu futuro é exatamente agora. Os primeiros anos da formação de seus filhos lhe dão a oportunidade para causar em sua vida um impacto que dura a eternidade.

James Cress.