ENTREVISTA TED WILSON 

“Necessitamos aprender a depender mais completamente do Senhor, de modo que nossa experiência seja igual ao modelo bíblico de Atos 2, Joel 2 e Oseias 6” 

Uma declaração de Ellen G. White parece definir com precisão a experiência que o pastor  Ted N. C. Wilson deseja para 

a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a qual ele preside mundialmente, desde junho do ano passado. A declaração é a seguinte: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cabe a nós, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.” 

Em meio às muitas atividades a que se tem dedicado, o pastor Ted Wilson concedeu à revista Ministério a seguinte entrevista, na qual fala sobre esse e outros assuntos relacionados à igreja. Ted Wilson, 60 anos e filho do pastor Neal Wilson, ex-presidente da Igreja Adventista, é casado com Nancy Louise Vollmer Wilson. O casal tem três filhas. 

Ministério: Sendo filho de um ex-presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o que representou para o senhor a indicação para o mesmo cargo? 

Wilson: Ser indicado para esta função é uma experiência que realça nossa pequenez. Humanamente falando, não podemos cumpri-la, o que é possível somente pela graça e a direção do Senhor. Sou muito agradecido aos muitos membros da Igreja que estão orando para que o Senhor me sustenha nessa tarefa. É muito importante que oremos uns pelos outros. Sei que Deus nos dirigirá em nosso trabalho à medida que nos humilharmos diante dEle e O buscarmos diariamente.

Ministério: Como está a Igreja Adventista no mundo?

Wilson: A Igreja Adventista do Sétimo Dia está crescendo rapidamente em todo o mundo. Em muitos lugares ela é reconhecida como uma bênção à sociedade. Em outros, enfrentamos dificuldades e perseguições. Estamos orando fervorosamente por um reavivamento e reforma, de modo que o Espírito Santo possa ser derramado em forma de chuva serôdia e a tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14 seja espalhada como fogo no campo.

Ministério: Quais são os maiores problemas enfrentados pela igreja, hoje, como o senhor os avalia e planeja abordá-los?

Wilson: Um dos grandes desafios é ajudar os membros da igreja a compreender que somos o povo remanescente, chamado por Deus a fim de partilhar a solene mensagem dos três anjos de Apocalipse 14. Somos um movimento suscitado por Deus para chamar o povo de volta à verdadeira adoração a Ele. Outro grande desafio é o do secularismo fora da igreja, cujas influências também são vistas dentro dela. Devemos pedir ao Senhor que nos ajude a não nos conformarmos com este mundo, como escreveu Paulo (Rm 12:2). Precisamos resistir ao materialismo, voltando-nos inteiramente para o Senhor e Lhe pedindo que nos ajude a manter a simplicidade em um mundo complicado. É necessário que conservemos os olhos em Cristo, durante todo o tempo. Devemos suplicar por um reavivamento e reforma, para que recebamos a chuva serôdia do Espírito Santo. É nosso dever manter firmemente nossa crença da autoridade da Palavra de Deus e na guia provida pelos escritos de Ellen G. White.

“Ao focalizarmos Cristo como o centro de nossa vida, as pessoas nos compreenderão melhor. É muito importante que O ergamos em tudo o que somos e fazemos”

Precisamos manter nossa crença na reforma de saúde e no serviço a outros. Quando nos humilharmos e nos submetermos ao Senhor, seremos capacitados pelo Espírito Santo para ir além do estado laodiceano. É tempo de permitir que Deus tome o controle dos nossos planos e ações, para que Cristo possa voltar logo.

Ministério: Como a liderança da Igreja está enfrentando as questões que surgem sobre criacionismo, autoridade da Bíblia e do Espírito de Profecia?

Wilson: Devemos ser muito persistentes em nossa defesa da Bíblia como autorizada Palavra de Deus. Uma vez que as pessoas comecem a utilizar o chamado método “histórico-crítico” de interpretação bíblica, nossa belíssima compreensão da Palavra de Deus também começa a desaparecer. Historicamente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem utilizado o método “histórico-bíblico ou gramatical” de interpretação das Escrituras. É vital que mantenhamos essa abordagem. Em adição a isso, o Espírito de Profecia nos ajuda a compreender mais plenamente muitas verdades das Escrituras. Por exemplo, o capítulo 9 do livro Patriarcas e Profetas nos disponibiliza uma demonstração maravilhosa de como Deus criou a Terra em seis dias literais. Quando compreendemos a fantástica mensagem sobre o amoroso Deus que nos criou e morreu por nós, desejamos ser mais completamente capazes de partilhar essa mensagem com outras pessoas. Devemos sempre dar uma resposta decidida a qualquer pessoa que nos pergunte sobre a Bíblia e sua autoridade, bem como sobre o Espírito de Profecia. O Espírito Santo ajudará a nos mantermos unidos no mundo, apesar das diferenças de cultura e perspectivas.

Ministério: E quanto aos desafios missionários?

Wilson: Temos grandes desafios missionários em países nos quais é difícil conduzir as atividades normais de uma igreja. Atualmente, estamos em um projeto de reavaliação do nosso processo de missão evangelizadora, empregando uma abordagem que nos permitirá organizar mais precisamente nosso planejamento estratégico e aspectos orçamentários, a fim de alcançarmos o mundo sob a direção do Espírito Santo. Planos cuidadosos estão sendo elaborados no sentido de penetrarmos em áreas ainda não alcançadas. Pioneiros de missão global, utilização da mídia e outros métodos evangelísticos estão sendo empregados para encontrar maneiras práticas e pessoais de iniciar o trabalho em áreas difíceis, levando-lhes a mensagem adventista. Certamente, o Espírito Santo dirige aqueles que se tornam interessados nessa mensagem. Devemos continuar orando em favor dos milhões de grupos e pessoas a ser alcançados na janela 10/40. Queremos ver um “renascimento da missão” entre missionários de tempo integral e estudantes voluntários. Deus abrirá o caminho para maiores oportunidades de serviço para muitos que desejam partilhar a mensagem do advento.

Ministério: Como o Senhor avalia o diálogo dos adventistas com outras comunidades cristãs?

Wilson: Há sempre o perigo de que a Igreja Adventista queira se tornar mais e mais semelhante a outras igrejas na sociedade. Jamais devemos permitir que isso aconteça. Somos um povo chamado por Deus, conforme Apocalipse 12:17; 14:12, a fim de proclamar as mensagens de Apocalipse 14 e 18. Devemos resistir à tentação de nos aliarmos a qualquer movimento ecumênico, pois isso neutralizaria nossa mensagem distintiva. Acredito que é muito mais importante identificar a distinção da nossa mensagem. Somos adventistas do sétimo dia, e devemos estar cada vez mais dispostos a viver e agir como filhos de Deus, com uma grande missão a cumprir. Devemos focalizar nossa mensagem bíblica e ela dirá ao mundo que somos diferentes, não num sentido negativo, mas devido à íntima associação com Jesus e Sua segunda vinda, prestes a ocorrer. Evidentemente, devemos ser sinceramente amistosos e amáveis para com todas as pessoas. Porém, precisamos manter, pela graça de Deus, nossa abordagem distintiva em relação ao mundo e nossas atividades devem levar as pessoas à verdadeira adoração a Deus. Certamente, ao focalizarmos Cristo como o centro de nossa vida, de nossa existência, as pessoas nos compreenderão melhor. Entretanto, jamais devemos diminuir o respeito dado às nossas crenças doutrinárias, cujo centro é o próprio Cristo. É importante que sempre ergamos a Cristo em tudo o que somos e fazemos. Assim, as pessoas terão cada vez menos razões para dizer que somos legalistas.

Ministério: Qual é sua visão a respeito do futuro da Igreja?

Wilson: Vejo-a como uma igreja dinâmica e unida, trabalhando diligentemente a serviço do Senhor e das pessoas que nos rodeiam. Somos participantes do grande projeto evangelístico denominado “Diga-o ao mundo”. Necessitamos partilhar nossa fé não apenas com palavras, mas através do serviço cristão àqueles que estão em necessidade, de acordo com o que Jesus disse a Seu respeito em Lucas 4:18,19. Necessitamos de igrejas incendiadas pelo Senhor, submissas à direção do Espírito Santo, que tenham a Bíblia como o foco da vida e pratiquem as verdades nela encontradas bem como nos escritos do Espírito de Profecia. Deus nos confiou a tríplice mensagem angélica, e devemos proclamá-la sem ressalvas e com poder celestial.

Ministério: Quais são as prioridades imediatas do seu trabalho à frente da Igreja?

“Quando nos humilharmos e nos submetermos ao Senhor, seremos capacitados pelo Espírito Santo para ir além do estado laodiceano”

Wilson: Queremos ter uma igreja revitalizada pelo reavivamento e reforma. Necessitamos aprender a depender mais completamente do Senhor, de modo que nossa experiência seja igual ao modelo bíblico de Atos 2, Joel 2 e Oseias 6. Necessitamos reconhecer nossa grande necessidade, apontada por Ellen G. White: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação… Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121). Quando cumprirmos as condições apresentadas em 2 Crônicas 7:14, teremos uma igreja caminhando mais intimamente com Deus e capaz de cumprir plenamente sua missão.

Ministério: Qual é seu grande sonho em relação a cada membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Wilson: Que cada um viva em comunhão íntima com o Senhor, compreendendo o poder justificador de Cristo e o poder santificador do Espírito Santo, em Seu trabalho de nos tornar mais semelhantes a Jesus. Justificação e santificação foram unidas por Deus no processo da salvação. Devemos tudo a Cristo, mas Deus nos pede que diariamente comprometamos nossa vida em amor e serviço ao Mestre. Então, Ele nos usará para verdadeiramente cumprir o maravilhoso conselho do profeta Miqueias: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andas humildemente com o teu Deus” (Mq 6:8). Deus deseja preparar um povo que permaneça firme nos últimos dias, mediante Seu poder, como Seus representantes na Terra, demonstrando o que Ele pode fazer na missão de propagar o evangelho a toda tribo, língua e povo. “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-lo como Seu. Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 69). Tudo isso pode acontecer, quando nos humilharmos, buscarmos a face de Deus e pedirmos que Ele nos use em Sua causa. É um privilégio pertencer ao movimento que aguarda a segunda vinda de Cristo e para esse evento se prepara.