Ultima parte de uma palestra apresentada na General Conference Field Conference in Theology, Grécia e Turquia, 20/04a (17/05/2002, e na Primeira Conferência Internacional sobre Ellen G. White
e História Adventista, Battle Creek, Michigan, 15-19/05/2002

Para fortalecermos a confiança no dom profético de Ellen White, precisamos nos mover mais efetivamente para dentro da vida das igrejas locais. Nesse sentido, muitas estratégias práticas poderiam ser sugeridas, mas gostaria de destacar aqui apenas sete delas.

Avaliar mais efetivamente o perfil geral e o comprometimento com os escritos de Ellen White, dos professores que trabalham no sistema educacional adventista. Atenção especial deveria ser dada aos professores dos seminários teológicos e das escolas de treinamento pastoral que preparam as novas gerações de ministros para as igrejas. Seria lamentável se, em nível de treinamento ministerial, a igreja perdesse a confiança no dom profético de Ellen White.

Desenvolver estratégias mais eficazes para fortalecer a fé de milhares de novos conversos (incluindo crianças e jovens) que se unem diariamente à Igreja Adventista do Sétimo Dia ao redor do mundo, de modo que possam compreender melhor Ellen White e sua função. Batismos envolvendo grande número de novos conversos com pouco conhecimento doutrinário conspiram contra o futuro da Igreja e sua identidade doutrinária.

Desenvolver estratégias mais eficazes para estimular a leitura dos escritos de Ellen White entre os membros da igreja, que simplesmente não lêem esses escritos. A ignorância de muitos membros em relação a Ellen White é, sem dúvida, um dos maiores desafios que a Igreja enfrenta hoje em várias partes do mundo. Discussões adicionais são necessárias para se desenvolver estratégias mais eficazes nessa área específica.

Prover livros de Ellen White mais baratos para os países em desenvolvimento que enfrentam crises econômicas. Os ministérios independentes estão inundando alguns desses países com cópias dos livros de Ellen White, vendidas a um preço irrisório. Isso tem gerado, pelo menos em alguns lugares, uma verdadeira crise de credibilidade administrativa para a Igreja. Alguns obreiros acabaram mesmo deixando de servir à Causa para trabalhar com esses ministérios. Imprimir os livros de Ellen White em alguns desses países pode ser bem mais barato do que importá-los de países com uma economia forte.

Prover respostas convincentes para as questões mais importantes que a Igreja enfrenta hoje ao redor do mundo. Essas questões incluem não apenas fortes críticas a Ellen White e seu ministério profético, mas também o uso de muitas de suas declarações fora de contexto e questionamentos acerca da confiabilidade das compilações oficiais dos seus escritos. Não é suficiente que saibamos da existência de respostas a essas questões apenas em inglês. Elas

devem ser tornadas acessíveis também em outras línguas, de acordo com as reais necessidades de cada área específica do campo mundial. Estou cada vez mais convencido de que a Igreja deveria estabelecer grandes web sites, relacionados a Ellen White, nas línguas mais representativas do mundo adventista. Além do idioma inglês, já existem alguns. No entanto, mesmo esses poderiam ser enriquecidos significativamente, a fim de se tornarem mais eficazes e úteis, tanto aos pastores como aos membros de suas congregações.

Imunizar os membros da igreja contra interpretações distorcidas dos escritos de Ellen White. Creio que chegou o tempo no qual os pastores adventistas deveriam ensinar os membros das igrejas que nem todos os materiais disponíveis hoje merecem ser lidos, devido à sua abordagem destrutiva à fé. Sob o rótulo da democracia e a desculpa de que devemos julgar “todas as coisas” e reter “o que é bom” (I Tess. 5:21), muitas teorias distorcidas encontram espaço dentro da igreja. O “conhecimento mais amplo” oferecido pela serpente a Eva no jardim do Eden não ajudou muito a ela, nem mesmo a nós (Gên. 3). O rei Davi afirmou que ele mesmo não gostaria de ter nenhum conhecimento espúrio (Sal. 101).

Desenvolver estratégias nas igrejas locais para fortalecer a confiança no ministério profético de Ellen White. Uma boa estratégia para encorajar as pessoas a lerem os escritos de Ellen White é a idéia de adotar cada ano um dos seus livros como o “livro do ano”. Na Divisão Sul-Americana, esse pro-grama tem-se demonstrado muito útil às igrejas. No ano de 2003, foi adotado o livro de Herbert Douglass, intitulado Mensageira do Senhor, como o livro do ano. O plano é que o livro seja estudado às quartas-feiras à noite nas igrejas locais e nos pequeno grupos, com a ajuda de um guia de estudos e um CD-ROM com apresentações em power point.

Outro plano que pode fortalecer a confiança adventista na liderança profética de Ellen White é o estabelecimento de Centros de Estudos Ellen G. White (em instituições listadas no Seventh-day Adventist Yearbook) e Mini-centros Ellen G. White (em escolas adventistas e igrejas locais). No Brasil já haviam, no final de 2001, 18 Mini-centros White com o propósito de disponibilizar aos membros das igrejas materiais relacionados ao estudo da Bíblia, dos escritos de Ellen White e da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia.1

Muitas outras idéias poderiam ser acrescentadas aqui, mas essas podem nos prover um ponto de partida para discussões adicionais a respeito do que a Igreja poderia fazer, na prática, para fortalecer a confiança no dom profético de Ellen White.

Resumo

O presente texto proveu inicialmente uma breve descrição histórica do desenvolvimento de importantes questões relacionadas a Ellen White, ao longo do tempo. As primeiras dúvidas e críticas a respeito do seu ministério profético foram sistematizadas por D. M. Canright, entre 1888 e 1919, fornecendo assim a plataforma ideológica para todas as futuras críticas a Ellen White.

Desde o início da década de 70, porém, tais críticas começaram a ser ecoadas cada vez mais claramente dentro de alguns círculos acadêmicos adventistas. Em meados da década de 80, ministérios independentes e indivíduos começaram a criticar a liderança da Igreja pelo fato de não aceitar suas interpretações particulares dos escritos de Ellen White. E, em 1998, praticamente todas essas críticas começaram a ser disponibilizadas mais efetivamente em âmbito mundial através da internet. Como resultado, tanto os adventistas como os não adventistas estão expostos hoje a uma rede extremamente desafiadora de críticas sistematizadas ao ministério profético de Ellen White.

No contexto atual, a Igreja Adventista do Sétimo Dia precisa tratar mais seriamente as três perguntas seguintes:

É a crença no dom profético de Ellen White uma questão opcional ou requerida para os adventistas contemporâneos?

Deveria a Igreja Adventista do Sétimo Dia permitir o batismo, e o recebimento como membros, de pessoas que não aceitam o dom profético de Ellen White?

O que a Igreja poderia fazer para minimizar o efeito negativo das leituras distorcidas dos escritos de Ellen White entre seus membros?

Estratégias práticas deveriam ser desenvolvidas para fortalecer a confiança em relação ao dom profético de Ellen White nas igrejas locais.

Vivemos hoje em uma época na qual a natureza e a função do ministério profético de Ellen White estão sendo seriamente desafiadas, e as opiniões a seu respeito estão se polarizando cada vez mais. De um lado, estão aquelas pessoas que tentam substituir a autoridade exclusiva da Bíblia pelos escritos de Ellen White. Do outro, encontram-se as que não temem descartar esses escritos como sendo destituídos de senti-do e culturalmente pertinentes apenas à América do Norte do século 19.

Além dos que se unem abertamente a um ou outro grupo, existem também aqueles observadores descomprometidos que simplesmente aguardam para ver como a contenda finalmente terminará (I Sam. 2:12-36). A Igreja necessita hoje, mais do que nunca, de uma liderança divinamente ungida, capaz de trazer um verdadeiro equilíbrio a essa contenda. Os membros desejam e necessitam saber exatamente o que cremos e qual a nossa posição. Não é tarefa fácil ser um genuíno profeta, ou mesmo um mero porta-voz de um profeta, mas Deus promete abrigar em Seus braços aqueles que são fiéis à Sua comissão. Como diz II Crônicas 20:20, “crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis”.