Lemos em II Reis 2:11: “Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao Céu num redemoinho.” Mas em II Crônicas 21:12, na narrativa do mau reinado de Jeorão, de Judá, é declarado o seguinte: “Então lhe chegou às mãos uma carta do profeta Elias, em que estava escrito: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai …”

Devido à aparente contradição destas duas citações, surgem várias interrogações. Dizem alguns: “Como pôde Elias enviar uma carta a Jeorão de Judá se este rei começou a reinar depois da ascensão de Elias?” Outros asseveram: “Elias não ascendeu ao Céu, mas permaneceu na Terra. Sua pretensa ascensão foi uma maneira de impressionar a Eliseu; e como Elias não subiu ao Céu, pôde mandar uma carta a Jeorão de Judá depois do acontecimento relatado em II Reis 2:11.”

Neste estudo pretendemos analisar os diversos textos que aparentemente apresentam uma contradição quanto à data do reinado de Jeorão de Judá e indicar que este rei já reinava pelo menos três ou quatro anos antes de ocorrer a ascensão de Elias relatada em II Reis 2:11; e se nossa proposição puder ser demonstrada, Elias teve tempo suficiente para escrever a carta mencionada em II Crônicas 21:12-15.

Começaremos nosso estudo com o evento que dividiu o reino de Israel em duas partes depois da morte de Salomão ocorrida no ano 931 A.C. Roboão dominou sobre o reino do Sul, ou seja, de Judá, nos anos 931-913 A.C., e Jeroboão I dominou sobre o reino do Norte, ou seja, de Israel, nos anos 931-910 A.C.*

A. Reinado de Asa em Judá:

Lemos em I Reis 15:9: “No vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou Asa a reinar sobre Judá. ”

Jeroboão começou a reinar em 931 A.C. Subtraindo 20 anos dessa data, chegaremos a 911 A.C. De acordo com estes dados, Asa começou a reinar no ano 911 A.C. ou 912 A.C.

B. Reinado de Acabe em Israel:

I Reis 16:29: “Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá.”

Asa começou a reinar em 911 A.C. Esta data menos 38 anos é igual a 873 ou 874 A.C.

Acabe começou a reinar no ano 874 A.C.

I Reis 16:30: “E reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria vinte e dois anos. ”

O reinado de Acabe durou desde 874 A.C. até 853 ou 852 A.C. (874 A.C. — 22 anos = 852 A.C.).

C. Reinado de Josafá em Judá:

I Reis 22:41 e 42: “E Josafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel. … E vinte e cinco anos reinou em Jerusalém.”

Acabe começou a reinar em 874 A.C. Esta data menos 4 anos é igual a 870 A.C. Josafá começou a reinar, portanto, no ano 870 A.C. Ele reinou vinte e cinco anos: 870 A.C. — 25 = 845 A.C.

D. Reinado de Jorão em Israel:

II Reis 3:1: “Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Josafá, rei de Judá.”

Josafá começou a reinar no ano 870 A.C. Esta data menos 18 anos é igual a 852 A.C.

Jorão de Israel começou a reinar no ano 852 A.C.

Neste ponto devemos assinalar que houve dois reis chamados Jorão: um era filho de Acabe e reinou em Israel, e o outro era filho de Josafá, rei de Judá, e reinou em Judá. (A Edição Revista e Atualizada no Brasil chama o primeiro de Jorão e o segundo de Jeorão.)

E. Reinado de Jeorão de Judá:

1. II Reis 1:17: “E Jorão [de Israel]… começou a reinar… no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá”

Se Jorão de Israel começou a reinar no segundo ano de Jeorão de Judá, este 

último já estava há dois anos no trono quando Jorão de Israel começou a reinar, ou seja: 852 A.C. (quando Jorão de Israel começou a reinar) 4-2 anos = 854 A.C.

2. Mas em II Reis 8:16 lemos o seguinte: “No ano quinto do reinado de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, reinando ainda Josafá em Judá, começou a reinar Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá.” Jorão de Israel começou a reinar no ano 852 A.C. (ver parte D); em seu quinto ano começou a reinar Jeorão de Judá — o que nos leva ao ano 847 A.C. (852 A.C. — 5 anos = 847 A.C.). Esta data não equivale ao ano 854 A.C. da parte E (1) que assinala o começo do reinado de Jeorão de Judá.

Entretanto, a discrepância entre as duas datas se dissipa quando recordamos que Josafá reinou em Judá 25 anos (I Reis 22:42), o que nos leva até o ano 845 A.C. (ver parte C). Destarte, no ano 848 ou 847 A.C. Josafá ainda estava vivo e reinando. Por conseguinte, podemos ver claramente que houve uma co-regência de Jeorão de Judá e seu pai Josafá desde o ano 854 A.C. Segundo se deduz de II Reis 1:17 (ver parte E) (1), no ano 847 A.C. Josafá renunciou ao trono a favor de seu filho, dois anos antes de sua morte que ocorreu no ano 845 A.C.

Isto concorda com II Reis 8:17, que declara: “[Jeorão] . . . reinou oito anos em Jerusalém.” Isto significa que depois de seu pai lhe entregar completamente o mando, decorreram oito anos, o que nos leva a 840 A.C. (848 A.C. — 8 anos = 840 A.C.).

De acordo com II Reis 8:25, “no ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá.” O ano doze de Jorão de Israel equivale a 852 A.C. (quando começou a reinar — parte D) menos doze anos = 840 A.C. Esta data se harmoniza muito bem com o fim do reinado de Jeorão de Judá, quando Acazias ocupou o trono em seu lugar. Assim, Jeorão de Judá reinou junto com seu pai desde o ano 854 A.C. até 848 A.C., e sozinho de 848 A.C. a 840 A.C.

F. Elias teve tempo de enviar uma carta a Jeorão de Judá antes de ascender ao Céu?

O relato bíblico indica que sim. Elias apareceu em cena durante o reinado de Acabe (874 A.C. a 853 A.C.). Então veio o reinado de Acazias, filho de Acabe (I Reis 22:52), no ano 853 A.C. Elias transmitiu uma mensagem de Deus para Acazias (II Reis 1:3), o qual “morreu, segundo a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão, seu irmão, começou a reinar no seu lugar [852 A.C.] no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá” (II Reis 1:17). Elias deve ter começado seu ministério por volta de 870 A.C. e continuado até 850 A.C., quando ascendeu ao Céu e Eliseu foi nomeado profeta em seu lugar.

Portanto, sendo que Jeorão de Judá começou a reinar desde o ano 854 A.C. e Elias ascendeu ao Céu no ano 850 , podemos inferir que o rei Jeorão de Judá e o profeta Elias foram contemporâneos por um lapso não inferior a quatro anos. Assim, antes de sua ascensão, houve tempo mais que suficiente para que o profeta enviasse uma carta ao rei de Judá condenando seus atos iníquos, como o demonstra II Crônicas 21:12.

“Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao Céu num redemoinho.”

Bibliografia

Bright, John. A History of Israel. Filadélfia: Westminster Press, 1959. 500 páginas.

Noth, Martin. The History of Israel. Nova Iorque: Harper, 1958. 479 páginas.

Thiele, Edwin R. The Mysterious Numbers of the Hebrew Kings, Rev. ed. Grand Rapids, Mich.; William B. Eerdmans Publishing Company, 1965.

Albright, William Foxwell. “The Chronology of the Divided Monarchy of Israel”, Bulletin of the American Schools of Oriental Research, n? 100 (dezembro de 1945), pp. 16-22.

* Em nossa cronologia deixamos uma margem de um ano mais ou de um ano menos, segundo os métodos de contagem dos anos ascensionais e não-ascensionais.

José Tertullien, M. A. Professor de Idiomas Bíblicos e de Teologia no Colégio Antilhano, Mayaguez, Porto Rico