Livro apresenta dicas práticas para superar os desafios da liderança

Ao olhar rapidamente uma livraria física ou virtual, torna-se impossível não notar a grande quantidade de obras que abordam temas relacionados à liderança. São muitos os livros que apresentam esse assunto de modo profundo, didático e com dicas práticas de implementação de conceitos. Uma das obras que se encaixa nessas características é Socorro! Estão me seguindo (CPB, 2013, 144 p.).

O autor, Clinton A. Valley, é doutor em Educação e tem experiência como pastor, educador e administrador de igreja. Nascido em Trinidad, no Caribe, teve a oportunidade de trabalhar em sua terra natal, na Inglaterra e também nos Estados Unidos. Sua vasta experiência de mais de 30 anos de trabalho e seu conhecimento teórico se unem de modo brilhante em seu livro, resultando num material imprescindível para líderes cristãos.

É bem verdade que o autor menciona algumas situações referentes à dinâmica organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Entretanto, os princípios apresentados se aplicam a qualquer contexto de liderança, desde o lar até uma grande companhia multinacional.

Socorro! Estão me seguindo é dividido em 12 capítulos, todos eles terminados com três perguntas para discussão, algo que favorece o estudo do livro em grupo. Os dois primeiros capítulos apresentam uma definição de liderança e abordam o conceito do chamado espiritual. A partir da experiência do profeta Micaías, Valley identifica as três características essenciais das pessoas chamadas por Deus.

Por sua vez, o terceiro capítulo trata sobre a meta do líder. Conjugando a experiência de Elias no monte Carmelo à descrição da comunidade cristã apostólica de Atos 2, o autor apresenta pontos essenciais a ser buscados por igrejas e líderes cristãos da atualidade.

No capítulo quatro, Valley reflete sobre o propósito da organização. A fim de fugir daquilo que chama de “mentalidade do gafanhoto”, metáfora extraída da experiência dos dez espias que influenciaram a opinião pública do povo de Israel após o Êxodo, provocando a peregrinação no deserto por 40 anos, o autor destaca a busca pelo crescimento pessoal e institucional.

Os capítulos cinco e seis tratam do perfil do líder cristão. Tendo por base o texto de 1 Timóteo 3, Valley explora a compreensão paulina a respeito do tema e a aplica ao contexto contemporâneo, sem perder de vista o propósito final desse conceito.

O sétimo e o oitavo capítulos abordam dois temas de grande importância na temática da liderança: a eficácia e a excelência. O autor se dedica a apresentar os elementos essenciais para o alcance dessas duas condições. Por sua vez, os três capítulos seguintes falam dos valores da liderança de equipe (nove); da condução de mudanças e superação de resistência às mudanças dentro da organização (dez) e; de dicas acerca de como lidar com as divergências e os conflitos (onze). No último capítulo, Clinton Valley relata seu maior desafio como líder, quando assumiu uma tradicional escola adventista da Inglaterra à beira da falência e reverteu o quadro.

A obra tem um apêndice contendo uma seleção de citações de Ellen G. White sobre liderança e, em sua bibliografia, consta uma extensa lista de livros fundamentais para aqueles que desejam aprofundar-se ainda mais no tema.

O livro Socorro! Estão me seguindo contém algumas características que sobressaem. A primeira é sua fundamentação. Quem é familiarizado com a matéria vai perceber que os conceitos discutidos por Valley estão contidos nas principais obras de referência do assunto. A segunda é sua objetividade. O autor apresenta as questões essenciais da liderança com precisão cirúrgica. A última é sua aplicabilidade. Longe de ser um livro de reflexão teórica sobre liderança, embora seja perceptível que Valley é um pensador da área, cada capítulo apresenta dicas certeiras de como se aperfeiçoar na arte e no ofício
de liderar.

Essa obra é leitura obrigatória para líderes que estão à frente de igrejas e instituições eclesiásticas, e também para aqueles que desejam exercer sua liderança cristã em contextos seculares.