Assim como outros colegas, também dirijo uma classe bíblica na igreja que freqüento. Logicamente, esse compromisso depende do meu itinerário. Certo dia, o tema de estudo era Daniel 2, uma profecia sobre a qual tenho pregado muitas vezes, e que também já era conhecida pela maioria dos assistentes da classe.
Na tentativa de mostrar alguma novidade, resolvi fazer uma exegese prática daquela profecia. O resultado foi positivo. Sugiro que, ao ser convidado para apresentá-la, você imagine algo criativo. E Deus revelará preciosas lições. Aqui está um resumo do que fiz:
Daniel 2:1: Fique atento nos momentos de insônia. Deus pode captar sua mente e imprimir uma mensagem especial nessa ocasião.
Verso 2: Pessoas desesperadas tentarão qualquer coisa, até charlatães, na busca de solução para seus problemas.
Verso 5:O povo se voltará contra quem o enganar. Nunca subestime a ira de alguém que se sentiu lesado.
Versos 12 e 13: Pessoas boas podem ser afetadas pelas conseqüências de erros cometidos por indivíduos rebeldes.
Versos 17 e 18: Pequenos grupos são poderosos. Quando Daniel e seus amigos oraram, o Céu se moveu.
Versos 19 e 20: Deus não age sem revelar Seus segredos aos profetas.
Versos 21-23: Deus está no controle. Ele estabelece e destrona reis. Nunca duvide de Seu poder para operar em todas as circunstâncias.
Verso 24: Crentes justos podem beneficiar os maus. Assim como Deus livraria Sodoma, se nela fossem encontrados alguns justos, a vida dos adivinhos babilônicos foi poupada por causa de Daniel e seus amigos.
Verso 25: Alguns descrentes podem agir com sabedoria. Arioque atuou rapidamente para resolver o problema do decreto de morte.
Verso 26: Não se deixe intimidar pelos céticos. Nabucodonosor dificilmente acreditaria que um novato teria uma resposta que os “sábios” não tinham. Ele descobriu que respostas sábias podem vir de fontes inesperadas.
Versos 28-30: Não roube o crédito pela sabedoria de outro. Daniel imediatamente creditou ao Deus dos Céus a autoria de toda a verdade.
Versos 31-35: A comunicação clara produz convicção nos ouvintes. O rei ficou tão admirado com a verdade apresentada, que nem duvidou de sua aplicação.
“Um modo criativo de pregar sobre Daniel 2”
Versos 37 e 38: Comece sempre com boas notícias. Que despótico rei poderia resistir ao apelo das palavras: “Tu és a cabeça de ouro”?
Versos 37 e 38: Porém, coloque tudo na perspectiva certa: “Tu … a quem o Deus dos céus conferiu o reino, o poder, a força e a glória.”
Verso 39: Vigie sua retaguarda. Você pode cair nas mãos de uma força inferior. Algumas vezes, os Céus usam poderes inferiores para cumprir seus desígnios.
Verso 39: A História mostra a realidade da involução. A humanidade evolui para pior, não para melhor. Assim como a prata é inferior ao ouro, o bronze é inferior à prata, e o ferro, ao bronze, a ordem natural do mundo pecaminoso é a progressiva degeneração.
Versos 40-42: A abordagem historicista de interpretação da profecia bíblica tem sido validada pela fluência da História. Assim, a Palavra de Deus é confiável quanto às profecias ainda não cumpridas.
Verso 43: Ferro e barro não se misturam. A força do ferro é comprometida pela fragilidade da cerâmica. Os esforços humanos para forjar poder de ingredientes fracos sempre falham.
Verso 44: O estabelecimento de reinos pertence a Deus. Nabucodonosor e os impérios sucessores descobriram que Deus está estabelecendo Seu reino: primeiro o da graça. Depois, o reino da glória, “nos dias destes reis”.
Verso 45: Vivemos nos últimos dias da História. Os grandes marcos proféticos moveram os quatro reinos, le-vando-nos aos pés da estátua – parte de ferro e parte de barro – que em breve passarão.
Verso 45: “Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação”. Sem auxílio de mãos humanas, Deus estabelecerá Seu reino de glória: eterno, inabalável, imutável. O desfecho é tão certo e seguro como o sonho original.
Verso 46: Os proclamadores da verdade serão exaltados. Em um mundo cheio de enganos e falsidade, aqueles que testificam da verdade receberão a eterna recompensa.
Verso 47: Termine com boas notícias. Mensagens proféticas produzem conversões. A compreensão da verdade de Deus desenvolve confiança em Suas promessas. Anuncie que o Deus que move a História ainda está no Seu trono. Conforme Seus planos, Suas promessas e seguras providências, Seu retomo é tão certo como a alvorada.