Não devemos ser escravos de uma agenda que não tem espaço para a oração e o estudo da Palavra.

Jimmy Swaggart é um televangelista norte-americano que se destacou internacionalmente entre as décadas de 1970 e 1980. Apesar de ser um líder visionário e pregador eloquente, em 21 de fevereiro de 1988 ele teve que renunciar ao seu ministério por ter cometido adultério. Diante de uma congregação com mais de 7 mil pessoas, ele declarou: “Eu não planejo de forma alguma camuflar meu pecado. Não chamo isso de erro, de falsidade. Eu chamo isso de pecado. […] Eu pequei contra vocês. Rogo que me perdoem.”

Infelizmente, a experiência de Jimmy tem se repetido com alguma frequência. Diante dessa triste constatação, surgem algumas perguntas: Como se manter puro em uma sociedade hiperssexualizada? Como não ceder às investidas de um inimigo que promete prazer e oferece pesar? A resposta envolve alguns pontos.

Priorizar a comunhão com Deus. Vivemos dias agitados em uma sociedade inquieta, e não estamos alheios a essa realidade. Contudo, não devemos ser escravos de uma agenda que não tem espaço para a oração e o estudo da Palavra (At 6:4). Ellen White afirmou: “Minha mensagem aos pastores, jovens e idosos é esta: Mantenham zelosamente as horas de oração, de estudo da Bíblia, de exame de vocês mesmos. Separem uma parte de cada dia para o estudo das Escrituras e a comunhão com Deus” (Obreiros Evangélicos, p. 100).

Blindar a mente. Ainda não fomos glorificados. Isso quer dizer que nem tudo o que está em nossa mente espelha pureza e santidade. Às vezes, podemos dizer como Paulo: “Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim” (Rm 7:20). Nossa carne pode ter preferências que não condizem com nossa profissão de fé; por isso, não devemos dar espaço àquilo que pode destruir nossa vida, família e nosso ministério. “Todos devem vigiar os sentidos, caso contrário Satanás conseguirá vencê-los, pois eles são as vias de acesso à mente”

(O Lar Adventista, p. 330). “Evitem ler e ver coisas que sugiram pensamentos impuros. Cultivem as aptidões morais e intelectuais” (Orientação da Criança, p. 325).

Pedir ajuda. Todos temos lutas particulares, mas não precisamos lutar sozinhos. Talvez por medo, insegurança ou vergonha não busquemos ajuda, mas devemos reconhecer que o primeiro passo para a cura está no reconhecimento de nossas fraquezas. Se há alguma tendência em sua vida que o afasta de tudo o que Deus sonhou para você, não permita que isso se prolongue. Busque ajuda hoje. Isso mesmo, hoje!

Não se definir por seus erros. Há pessoas que se definem por seus erros ocultos e por sua culpa quase crônica, e não pela graça abundante e a poderosa ação transformadora do evangelho na vida delas. Por isso, permita que Cristo faça a obra que Ele deseja em sua vida e, sem reservas, deixe-O agir como Ele quiser. Em um de seus livros, Jimmy Swaggart escreveu: “Quando Deus olha para Jimmy Swaggart, Ele o faz por intermédio de Seu Filho, Jesus Cristo. Essa é a única perfeição impecável que posso reivindicar para minha vida. A perfeição impecável de Jesus Cristo” (Perfección Impecable, p. 32).

Para ter um ministério blindado, caminhe com Cristo todos os dias e em qualquer lugar; não veja, não ouça e não leia nada que diminua seu respeito próprio e ameace sua integridade; pare de lutar sozinho e busque ajuda; e finalmente, nunca desista dos planos de Deus para você!

Lucas Alves, secretário ministerial para a Igreja Adventista na América do Sul