Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo, pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça

No princípio era o Verbo, e  o Verbo estava com Deus”  (Jo 1:1). Como podemos perceber, Deus e a Palavra são um. A comunicação faz parte da essência de Deus que é um comunicador por excelência.1 A Comunicação Social é essencial na pregação do evangelho. É reflexo da comunicação humana e das questões que envolvem todos os seres humanos, lidando com as técnicas de transmissão da informação, formato com que essa informação é transmitida e o impacto que a informação terá na sociedade.2

Em nossos dias, a vizinhança da igreja não é muito diferente do que era dois mil anos atrás – um mercado de ideias, filosofias e estilos de vida. Assim como foi a comunicação daquela época, a comunicação de hoje também é essencial para fazer diferença em relação à promoção do reino de Deus. Em vista dessa realidade e apesar do progresso experimentado nessa área, a igreja deve realizar um trabalho muito mais eficiente do que tem feito, para ser ouvida e ouvir, tornar sua mensagem responsiva às questões do coração dos seres humanos. Isso significa que devemos estar atentos para as necessidades do mundo e ser construtores de pontes de esperança, atraindo pessoas a Jesus Cristo.

Elemento básico

Esse alvo corporativo da comunicação faz parte da estratégia da visão mundial da comunicação denominacional, ou seja, que os adventistas do sétimo dia comuniquem esperança, proclamando a graça divina e a qualidade de vida que é completa em Jesus Cristo. Essa visão e atitude correspondem à missão da igreja de alcançar o mundo para Cristo com sua mensagem de esperança. Temos o melhor produto em nossas mãos – a mensagem de boas-novas – mas avançaremos pouco se falharmos na comunicação com nosso público-alvo. A comunicação é o elemento básico da pregação da mensagem.3

As atividades rotineiras da igreja necessitam ser desenvolvidas dentro do prisma da Comunicação Social, quer seja dentro do mais tradicional programa que é a Escola Sabatina, ou em outra programação especial, pois todos os programas necessitam de uma estratégia através da qual as ferramentas da comunicação sejam utilizadas.

O departamento de Comunicação precisa ser envolvido em todas as atividades da igreja. E cada pastor, como líder, precisa conhecer os recursos de comunicação disponíveis para capacitar voluntários e profissionais desse setor na igreja local. Afinal, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem o privilégio de possuir em seu rol de membros jornalistas, publicitários, profissionais de rádio e televisão, webmasters, produtores gráficos, enfim, uma quantidade impressionante de pessoas que atuam nas mais diversas áreas da Comunicação Social. Porém, ao mesmo tempo, temos voluntários e outros profissionais que estão atuando no departamento de Comunicação da igreja tanto no âmbito local como institucional, os quais, em sua maioria, necessitam de formação acadêmica específica.

Em um mundo que vive em constante mudança, a abordagem e o desempenho na comunicação devem ser prioridades. Para tomar mais eficiente esse desempenho, o departamento de Comunicação da Divisão Sul-Americana focaliza quatro áreas específicas:

  • ♦ Uso eficiente da tecnologia da comunicação.
  • ♦ Adoção por todas as igrejas do manual Pontes de Esperança, um guia para diretores de Comunicação.
  • ♦ Melhorar o profissionalismo em comunicação na igreja, através do “Programa Adventista de Capacitação em Comunicação”.
  • ♦ Ampliar a visibilidade da igreja na sociedade, através do trabalho de relações públicas, divulgando o portfolio das atividades da Igreja Adventista do Sétimo Dia, exibido por meio da revista Esperança Viva.

Prioridade n° 1

A primeira das quatro prioridades visa a maior eficiência no uso da tecnologia de comunicação. A igreja tem avançado muito bem nessa área, usando intensivamente a internet, através de portais, sites e redes sociais.

Como igreja, nossa comunicação se dá em duas vias: comunicamo-nos com o mundo e entre nós. Para nos comunicarmos com a igreja, temos o www.portaladventista.org, em que as notícias sobre atividades bem como todos os programas da igreja na América do Sul são postados. Para o público externo, temos os sites www. esperanca.com.br, www.sabado.orgwww.biblia.com.br, entre outros. Todos eles têm recebido milhões de visitas e gerado milhares de estudos bíblicos solicitados por internautas.4

Prioridade n° 2

A segunda prioridade é fomentar o uso do guia para diretor de Comunicação, Pontes de Esperança.5 Trata-se de um manual preparado por profissionais experientes e professores dos cursos de Comunicação Social dos centros universitários da igreja. Não se trata de uma receita pronta. Na verdade, é um roteiro de técnicas e ferramentas empregadas para desenvolver interna e extemamente uma comunicação que realmente faça diferença na missão da igreja e na vida das pessoas.

São estes os temas incluídos no manual:

  • ♦ Padrão de identidade visual da igreja.
  • ♦ Comunicação interna, apresentando boletins, anúncios, mural, aspecto físico da igreja.
  • ♦ Comunicação externa, ou seja, uma abordagem sobre assessoria de imprensa, como lidar como a imprensa local, gerenciamento de crises, mídia impressa e mídia exterior.
  • ♦ Relações públicas, abordando noções de cerimonial, organização de eventos.
  • ♦ Produção de programas de rádio; televisão, fotografia.
  • ♦ Comunicação digital, redes sociais, blogs, sites, e-mail, marketing.
  • ♦ Redação de texto: releases (comunicados à imprensa), lead (mostrando o caminho e a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias, ASN.
  • ♦ Formação profissional de comunicação, informando os cursos oferecidos pela Igreja Adventista na América do Sul.

Esse guia está disponível em todas as Associações, Missões, e também no www.portaladventista.org/ comunicação.

Prioridade n° 3

Como terceira prioridade, necessitamos investir no profissionalismo de nossa equipe de comunicadores. Para isso, a Divisão Sul-Americana preparou o Programa Adventista de Capacitação em Comunicação, o Pac. com,6 que provê aos voluntários e profissionais adventistas de comunicação a oportunidade de acesso às habilidades essenciais, bem como ao elevado nível de habilidades necessárias para o desempenho da comunicação na igreja.

São oferecidas cinco áreas de estudo: Jornalismo; Relações com a Mídia; Relações Públicas e Comunicação Corporativa, Web, Rede Social e Internet; Produção de Mídia; Filme e Transmissão. Ao aluno, caberá realizar os estudos na área de seu interesse, sendo-lhe permitido inscrever-se em uma área de cada vez.

Através do Canal Executivo, via internet ou DVD, os participantes do Pac.Com assistirão às aulas sobre os seguintes assuntos: Fundamentos da Comunicação, Identidade Global da IASD, Normas de Redação e Declarações de Ética em Comunicação, num total de 25 programas. Também poderão responder a avaliações de retenção e conteúdo. O programa também disponibiliza orientações sobre leituras, estágios e participação em seminários. Na conclusão do curso, os participantes receberão o Certificado de Extensão Universitária, oferecido pelas Universidades e Centros Universitários Adventistas parceiros.

Esse programa contribuirá para a formação daqueles que têm a responsabilidade de desenvolver a comunicação na Igreja Adventista na América do Sul.

Prioridade n°4

A quarta prioridade é ampliar a visibilidade da igreja na sociedade, através de relações públicas, divulgação do portfolio das atividades da Igreja Adventista do Sétimo Dia através da revista Esperança Viva.

Nas palavras do Pastor Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana, “a Igreja Adventista do Sétimo Dia está envolvida no contexto mundial com a missão de servir, usando como base as orientações da Bíblia Sagrada. Nosso objetivo é o crescimento individual de cada membro e de toda a comunidade na qual ele está inserido”.

A revista Esperança Viva é um portfolio das atividades da Igreja Adventista e mostra, através de textos e fotografias, os seguintes assuntos:

Um povo, uma missão. Explica a estrutura da Igreja Adventista na América do Sul e no mundo.

Ação solidária adventista. Mostra como a Igreja está a serviço dos necessitados, atuando através de projetos como: “Vida por vidas”, “Quebrando o silêncio”, “Mutirão de Natal”.

Adra. Divulga o trabalho realizado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais em favor dos menos favorecidos, sofredores ou vítimas de calamidades.

Família. Como a Igreja valoriza os lares de esperança, que formam os pilares da sociedade.

Educação. Exposição do trabalho da Igreja no processo de formar e transformar vidas, através de suas instituições de ensino fundamentadas na filosofia cristã de vida.

Desenvolvimento humano. Apresenta os diferentes ministérios e atividades da Igreja: Jovens, Desbravadores, Ministério da Mulher, Mordomia Cristã, Escola Sabatina.

Comunicação. Levando esperança através do rádio, televisão e web.

Publicações. Páginas que mudam a vida das pessoas.

Liberdade religiosa. Somos livres para viver e crer.

Nossas crenças. As 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Quadro estatístico. A Igreja Adventista no mundo e na América do Sul.

Essa revista tem-se mostrado excelente instrumento para contato com autoridades e formadores de opinião.

A equipe do departamento de Comunicação está à disposição de todos para cooperar com todas as atividades. Temos bem clara, em nossa mente e em nosso coração, a missão implícita no livro Parábolas de Jesus: “Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo, pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as insondáveis riquezas de Cristo. Nada há que Cristo mais deseje do que agentes que representem ao mundo Seu Espírito e caráter. Não há nada de que o mundo mais necessite que da manifestação do amor do Salvador, mediante a humanidade. Todo o Céu está à espera de condutos pelos quais possa ser vertido o óleo santo para ser uma alegria e bênção para os corações humanos.”7

Estamos certos de que “devemos ser coobreiros de Deus; pois Ele não finalizará Sua obra sem os agentes humanos”,8 que somos nós, construtores de pontes de esperança.

Referências:

  • 3 Pontes de Esperança, p. 21.
  • 4 O www.portaladventista.org é administrado nos escritórios da Divisão Sul-Americana, em Brasília. Os sites evangelísticos são gerenciados pela Rede Novo Tempo de Comunicação, em Jacareí, SP.
  • 5 Disponível no www.portaladventista.org.br/ comunicacao
  • 6 Acesse o www.portaladventista.org/pac.com
  • 7 Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 419.
  • 8 ________________, Serviço Cristão, p. 9.