DANIEL BELVEDERE E ELEODORO CASTILHO

Seria bom Entregar uma Cópia Xerox com Estas Instruções a Cada Irmão que Dirige um Seminário.

Se fôssemos dividir o Seminário Revelações do Apocalipse em duas áreas de atividades básicas, penso que o faríamos da seguinte maneira: 1) O ensino em público e 2) a visitação pessoal ao interessado. Ellen G. White dizia que “a parte mais difícil vem ao deixar ele o púlpito, no regar a semente lançada. O interesse despertado deve ser secundado por trabalho pessoal — visitar, dar estudos bíblicos, ensinar a pesquisar as Escrituras, orar com as famílias e pessoas interessadas, buscar aprofundar a impressão causada no coração e na consciência.” — Evangelismo, pág. 438.

Em continuação, apresentamos uma série de instruções úteis sobre o que fazer, no que se refere à exposição pública de cada lição e ao trabalho pessoal. Na margem esquerda, indica-se o número da lição. A seguir, indicamos o que precisamos levar em consideração ao apresentar em público aquela folha-guia. Finalmente, destacamos o que devemos procurar fazer no trabalho pessoal que acompanhará a lição mencionada.

Estas recomendações têm relação com as folhas-guia, preparadas pela Divisão Sul-Americana. No caso de ser feita a apresentação num ritmo de cinco ou seis temas por semana, será difícil seguir todos os passos do acompanhamento pessoal sugeridos a seguir. Nesse caso, aconselhamos procurar preencher os que são assinalados com um asterisco(*).

N? da LiçãoQue levar em conta ao expor o tema em públicoQue levar em conta no trabalho pessoal
1.Uma vez preparada cuidadosamente esta primeira reunião, tome a primeira lição em nome do Senhor e promova as reuniões seguintes, destacando os pontos que aparecem no auxiliar da pergunta 5 desta primeira lição.* Feita a primeira lição, divida o nome das visitas entre os membros de sua equipe e visite-os em suas casas, onde: a. Recapitulará as perguntas 2, 3, 7 e 8 da lição 1, tipo estudo bíblico, com suas respectivas notas.5. Tome a decisão pessoal de aceitação das Escrituras como Palavra de Deus.
2.Pode passar rápido a pergunta um, mas destacando a grandeza e o poder de Jesus.Continue visitando os interessados e procurando levá-los à decisão de aceitar as Escrituras como a Palavra de Deus.
3.Nesta lição não passe por alto a pergunta 6; destaque-a. Contudo, não fale do papado, nem insinue. Tudo tem o seu tempo.* Leve a carta de convite especial para aqueles que não assistiram e figuram como convidados. A prática tem demonstrado que assim se aumenta a freqüência.
4.Nesta lição, dê realce às perguntas 5, 6, 7, 8 e suas respectivas notas.* a. Após fazer esta lição, recapitule com as visitas as perguntas 5, 6, 7 e 8 em suas casas.b. Convide-os a aceitarem a Jesus como seu único Salvador.c. Ensine-os a orar.
5.Não se esqueça de, nesta lição; ensinar o processo de apostasia e a existência de um remanescente fiel.Continue visitando e pedindo que as pesoas aceitem a Jesus como Salvador pessoal, ensinando-as a orar.
6.Destaquem-se as perguntas 1, 6, 7 e 9 desta lição.* Visite os interessados em suas casas, recapitule as perguntas 1, 6, 7 e 9, e procure levá-los a tomar a decisão de receber o Senhor em Sua segunda vinda.
7.Não se preocupe se as pessoas não se lembrarem dos acontecimentos do milênio. O importante nesse momento é que lhes fique claro o gráfico da pergunta 3. Os outros pontos serão estudados nova-mente. Não saliente demais o diabo. Dê realce a Jesus.Continue as atividades do dia anterior. Organize com os irmãos uma reunião social para o domingo de tarde, para a qual se convidem as visitas.
8.Nesta lição, dê realce às notas das perguntas 5 e 6 com seus respectivos versículos. Esta é uma boa oportunidade para que as pessoas aceitem o desafio da Lei de Deus como uma expressão de amor e sujeição a Cristo.* Visite os interessados em suas casas, recapitule as perguntas 5 e 6, leve material sobressalente sobre a Lei, e procure levar à decisão pessoal de obedecer à santa Lei de amor. Convide para a reunião social de domingo, indicando hora e local.
9.Não passe por alto a NOTA da pergunta 3. Leia II Tess. 2:3-6. NÃO explique ainda que se trata do Papa. Saliente o declínio da verdade. Nas lições 18, 19 e 21 você poderá fazê-lo claramente. Mostre que há um remanescente fiel. (Use Rom. 11:15.)Continue visitando os interessados para recapitular a lição 8, procurando levar a obedecerem a Lei de amor. Se tiver, leve material adicional. Hoje realize uma reunião social antes da reunião do Seminário. Inclua as visitas.
10.Em nome do Senhor, apresente a lição, destacando as perguntas 4, 5, 6, 8 e 10, com suas notas. Na pergunta 8, não diga que o Papa fez a mudança, e, sim, o anticristo. Comece a convidar para a próxima solenidade sabática. Nas lições 18, 19 e 21 haverá ocasião para fazê-lo.* Visite seus interessados em suas casas, recapitule esta lição, realçando os pontos 4, 5, 6, 8 e 10. Procure levar à decisão de aceitar o sábado como dia de repouso. Ajude-os a solucionar os problemas que tiverem para guardar o sábado. Mantenha informada a Comissão da Igreja sobre os novos irmãos que começam a guardar o sábado.
11.Continue com esta lição. Peça a unção divina. Não pregue muito sobre o domingo. Esclareça que ele nunca foi estabelecido como dia de repouso, ao passo que salienta a vigência do sábado.Se seus interessados forem evangélicos ou tiverem dúvidas, recapitule esta lição em seus lares, ou continue com a atividade da lição 10. NÃO deixe o tempo passar.
12.Saliente nesta lição os pontos 2, 5, 6, 7 e 10. Dê oportunidade para que sejam feitos pedidos de oração e haja ações de graças por orações atendidas. Mantenha um registro com data, das petições e respostas. Ponha as visitas em contato com um DEUS VIVO, que ouve Seus filhos e responde.* Continue tentando levar à decisão de observar o sábado como dia do Senhor. Ore com eles e os ajude a solucionarem seus problemas. Se tiver material adicional sobre o sábado, ofereça-lhes.
13.Destaque o ponto 7 com sua respectiva NOTA. Convide para a solenidade do sábado.Uns poucos irmãos poderão achar um pouco difícil as lições 13, 14, e 15. Poderiam pedir a outra pessoa que as explique ou deixá-las de lado. A maioria poderá ensiná-las.Continue procurando levar à decisão sobre a observância do sábado. Continue convidando para a solenidade do sábado.
14.Apresente, com entusiasmo, esta lição. Se possível, e coincidir com o horário da reunião, receba o sábado com os participantes do Seminário.Continue levando as pessoas a aceitarem o 4? mandamento. Combine com as visitas para irem juntos à igreja no sábado de manhã.
15.• Em nome do Senhor, apresente esta extraordinária profecia. Dê os parabéns aos que assistiram à reunião do sábado.* Comece a visitar os interessados que não foram à reunião do sábado, procurando saber a razão de sua ausência.
16.Se o tempo não for suficiente para analisar demoradamente cada pergunta, destaque a nota anterior à pergunta 1 e as perguntas 1, 2, 5, 7 e 9.* Continue o trabalho pessoal em benefício dos que estão guardando o sábado e daqueles que desejam fazê-lo, mas têm dificuldades.
17.Nesta lição, destaque as perguntas 7, 9 e 10 com suas respectivas notas.* Depois de estudada esta lição, comece a fazer apelos pessoais de decisão para unir-se à igreja. Recapitule as perguntas 7, 9 e 10 da lição.
18.Estude este tema com oração e carinho, procurando a salvação das almas. É importante seguir cada passo da lição, sem passar por alto a nota da pergunta 5.Ajude o interessado a sentir que a Igreja Adventista o ama como irmão em Cristo Jesus.
19.Para compreender o assunto, é bom não omitir as perguntas 1 e 2 com Suas respectivas notas. Além disso, destaque as perguntas 8, 9 e 10.Não se esqueça de que alguns de seus interessados poderão nesse momento estar tendo lutas espirituais e perplexidades decorrentes das descobertas que estão fazendo. Dedique-lhes amor cristão, e procure fazer com que outros irmãos façam a mesma coisa.
20.Não deixe de explicar a lição “Um Fogo Eterno e Suas Conseqüências’’. (Da nota anterior até a pergunta 7 e as perguntas 7, 8 e 9, com suas respectivas notas.)Recapitule as perguntas 5, 6, 7, 8 e 9. Não esqueça que os dois erros capitais no conflito final serão o domingo e a imortalidade da alma. Com amor, ajude o interessado a entender este assunto. Se necessário, recapitule outra vez a lição n? 12, especialmente as perguntas 2, 3, 4, 5, 7 e 10.
21.Trata-se de outro assunto que deve ser apresentado com muito cuidado. Perguntas que não devem ser esquecidas: 4 e 5, com suas notas (especialmente a nota da pergunta 5) 6, 7, 8 e 10. Para os que não se decidiram unir-se à igreja, convide-os a fazê-lo.Convide bondosamente a se unirem à igreja os que ainda não o fizeram.
22.Perguntas-chave: 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.* Ajude o interessado a decidir-se em favor do batismo, e combinem dia e hora para recapitular as doutrinas. Mantenha informada a Comissão da Igreja sobre o progresso do interessado.
23.Perguntas-chave: 5, 6, 7, 8 e 9.Se as classes do Seminário estiverem sendo ministradas à razão de uma por semana, começar o estudo da primeira folha-guia complementar (“e têm a fé de Jesus’’, primeira parte). Prosseguir de acordo com a compreensão e aceitação das doutrinas, da parte do interessado.
24.Perguntas-chave: 1, 6, 7 e 10.* Se o interessado assimilou e aceitou todas as doutrinas do primeiro estudo complementar, estudar a segunda parte. No caso de aceitar também todas as doutrinas desse estudo, e de praticar todas elas, preencher a ficha de batismo e apresentar o nome do candidato à Comissão da Igreja.

Depois da Lição 24:

Se o interessado não se decidiu, começar a estudar outra série de assuntos. Por exemplo: A Fé de Jesus, Encontro com a Vida, etc. Seria bom começar o estudo do Seminário de Daniel, ou também a Escola de Oração. Para os que se batizaram é bom estudar as quatro lições sobre o discipulado e integrá-los nas diversas atividades da igreja. * Para os que se decidiram: se não o fez antes, estude as folhas-guia complementares “Têm a Fé de Jesus”. Contêm todas as doutrinas enunciadas no Manual da Igreja. Esses dois estudos lhe permitirão recapitular todas as doutrinas estudadas no Seminário Revelações do Apocalipse e estudar as poucas coisas que faltavam. Se o interessado aceitar tudo e o praticar, apresente seu nome à Comissão da Igreja como candidato ao batismo. Se há alguma doutrina com a qual o interessado tem problemas, estude-a mais detidamente. Há no resumo muitas referências bíblicas para fazê-lo.