Jonas Arrais, Secretário ministerial associado da Divisão Sul-Americana
Certo homem, ao comprar uma passagem de ônibus para fazer turismo pelo país, foi informado de que havia três tipos de bilhetes: o da primeira classe, que custava 100 dólares, o da segunda classe, que custava 50, e o da terceira classe, cujo preço era apenas 25 dólares. Esse homem deu uma rápida olhada no ônibus e observou que todos os assentos pareciam iguais. Assim, acabou comprando uma passagem de terceira classe e sentiu-se feliz por economizar um bom dinheiro.
A viagem começou e, logo na primeira subida, o ônibus parou. O motorista levantou-se e transmitiu o aviso: “Passageiros de primeira classe permaneçam sentados. Passageiros da segunda classe, por favor, desçam do ônibus e sigam caminhando a pé. Os da terceira classe devem sair e ajudar a empurrar o ônibus.”
Muitas vezes, a igreja se parece com esse ônibus, no qual muitos passageiros de primeira classe permanecem confortavelmente sentados, sem fazer nada. Apenas limitam-se a olhar outros trabalharem. Há também muitos passageiros de segunda classe que seguem o seu caminho e deixam para trás o trabalho a ser realizado. Felizmente, porém, ainda encontramos um pequeno grupo de passageiros de terceira classe que sempre ajuda a carregar o programa da igreja. Esses estão dispostos a sacrificar o conforto pessoal para realizar o trabalho de Deus.
Neemias representa bem esse grupo. A Bíblia diz que quando ele ouviu falar da situação miserável do povo e de Jerusalém, sentou-se e chorou por alguns dias (Neem. 1:1-4). Essa é uma das características de alguém que ama e está comprometido com a obra do Senhor. Acaso você a possui? As coisas que entristecem o coração de Deus também entristecem você? E quais são as coisas que entristecem o coração de Deus? As Escrituras nos dão a resposta.
O coração de Deus é entristecido quando o Seu povo está enfrentando problemas, vive em desobediência, e quando Ele precisa disciplinar alguém. No entanto, uma coisa que certamente entristece muito o coração de Deus é quando a Sua morada, a igreja, não é honrada por membros e líderes, como deveria ser (II Crôn. 36:14 e 15).
A Bíblia nos diz que o Senhor tem consideração especial pelo lugar onde Seu povo congrega. Quando Deus tomou-Se homem, Ele foi ao templo e viu que muitas pessoas haviam transformado o lugar de culto em um mercado. Expulsou os mercadores e demonstrou Seu profundo interesse pela igreja e pelo povo que ali se reunia em Seu nome. Isso deveria levar-nos a uma reflexão mais profunda sobre a qualidade precária de alguns templos onde muitos cristãos hoje se reúnem. Gosto da atitude e preocupação de Davi, que se sentiu insatisfeito por morar em uma bonita casa de cedro, enquanto a Arca do Senhor permanecia em uma tenda (I Crôn. 17:12). Você também manifesta esse tipo de preocupação pela qualidade das igrejas que estão sob sua responsabilidade?
A história de Neemias nos ensina que cada obreiro precisa estar pessoalmente envolvido e comprometido com a Causa de Deus. Normalmente, há na igreja uma tendência de se esperar que alguém faça o trabalho, quando Deus, na verdade, conta com a minha participação pessoal.
Neemias não perguntou: “Ouvi dizer que há um problema em Jerusalém; quem irá resolvê-lo?” Sua atitude foi decidida: “Há um problema
em Jerusalém, e eu preciso fazer algo para ajudar a resolver.” Cada pastor, servidor e membro da igreja deveria se perguntar: “Que posso fazer por minha igreja?” Alto nível de envolvimento, compromisso e sacrifício pessoal é o que se espera de cada um em sua esfera de ação.
Neemias poderia ter enviado outra pessoa em seu lugar, mas foi pessoalmente. Não ficou sentado, apenas chorando e orando. Foi da capital da Pérsia, Susã, para Jerusalém, a uma distância de 1.600 quilômetros. Deve ter levado mais de 50 dias viajando por estradas poeirentas e enfrentando situações de perigo. Lembre-se de que, em Susã, ele vivia no conforto do palácio real. Mas quando o Senhor precisou de alguém que liderasse o Seu trabalho, Neemias não fugiu ao compromisso.
Deus espera que esse mesmo espírito seja visto em mim, em você, em todos aqueles que um dia abraçaram a missão. A Igreja precisa urgentemente de passageiros de terceira classe.