Os padrões da igreja respondem a uma pergunta importante: Como os cristãos devem viver? A maior parte do conteúdo da Bíblia é sobre como devemos viver – como devemos nos relacionar com Deus, com as pessoas e a natureza. O cristianismo sempre ensinou o valor e a necessidade dos padrões bíblicos, e a Igreja Adventista deu continuidade a essa tradição bíblica. Quando os adventistas afirmam que as Escrituras Sagradas são seu único credo, querem dizer que tudo o que a Bíblia diz sobre vida cristã deve ser aceito e colocado em prática. Há uma série de padrões bíblicos que aqueles que se unem ou se uniram à igreja devem demonstrar em sua vida cristã. Isso evidencia que a pessoa aceita a Cristo como seu Salvador e Senhor.

  1. Padrões da igreja e o evangelho

Embora não devamos igualar os padrões bíblicos para a vida cristã com o evangelho, eles não minimizam o evangelho. Eles pressupõem o evangelho e o tem como centro. Em outras palavras, os padrões da igreja devem contribuir para o desdobramento do significado da cruz e suas implicações para a vida dos fiéis. Eles são a resposta ao amor de Deus revelado na cruz de 
Cristo. O Senhor não deixou que Seus seguidores decidissem como devem viver. 
Ele revela como deve ser o impacto da obra de Cristo na vida diária por meio do exemplo de Jesus, das Escrituras e da orientação do Espírito. Quando colocados em prática, os padrões da igreja revelam a obra que o Espírito Santo está fazendo em nós.

2. Conteúdo dos padrões

Os padrões bíblicos tratam das dimensões espirituais, morais, físicas, sociais e materiais da vida. 

Espiritual. A espiritualidade cresce e é fortalecida por meio de oração, estudo da Bíblia, proclamação do evangelho, frequência aos cultos da igreja e observância do sábado.

Moral. Deus está interessado na pureza moral de Seu povo e no compromisso deste com uma vida santa. Portanto, o que as pessoas assistem, leem, ouvem e pensam é importante. Consequentemente, os cristãos devem se submeter voluntariamente à vontade divina revelada nos Dez Mandamentos e, sobretudo, na vida de Jesus.

Física. Uma vez que Deus deseja que os seres humanos tenham vida integral, a prática de princípios saudáveis é importante. A maneira como as pessoas se vestem também é significativa, pois revela os valores em que acreditam. Modéstia, simplicidade e pureza devem ser evidentes na maneira como os cristãos se vestem e se adornam.

Social. O Senhor está interessado em como nos relacionamos diariamente com os outros. Isso se aplica à família (marido e mulher, pais e filhos), à família da igreja e à sociedade em geral.

Materiais ou financeiros. Deus está interessado em abençoar e orientar Seus filhos quanto ao uso adequado dos recursos financeiros para ajudá-los a superar o egoísmo natural. Consequentemente, eles devem aplicar os princípios bíblicos de mordomia à maneira como administram o que têm e ao uso dos recursos naturais.

3. Padrões coletivos e pessoais 

Para que a igreja mundial trabalhe em conjunto e em direção a um objetivo comum, ela deve concordar não apenas em suas doutrinas e missão, mas também nos padrões de vida requeridos de seus membros. Esses padrões, aceitos pela totalidade da comunidade de fé, são o mínimo, não o máximo, do que se espera. Eles têm como base passagens bíblicas ou princípios bíblicos (por exemplo, não fumar e não usar drogas são condutas com base em princípios de saúde encontrados na Bíblia). Essa conexão com as Escrituras os torna autoritativos para a comunidade mundial de fiéis.

Contudo, alguns padrões individuais ou pessoais não são necessariamente promovidos ou exigidos pela igreja mundial. Nesses casos, os membros não devem tentar impô-los aos outros. São decisões individuais (por exemplo, comer ou não ovos ou queijo, ou ter uma televisão em casa). 
As pessoas devem ter cuidado para não desenvolver uma atitude de superioridade e orgulho religioso. Finalmente, tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de nosso Senhor, Criador e Redentor.