Primeiras Impressões da Principiante

A obra da instrutora bíblica requer habilidade para planejar e executar com bastante independência o programa diário. A não ser que a obreira esteja associada, com uma equipe evangelística que receba constante orientação, pode tornar-se-lhe necessário aperfeiçoar-se em seu trabalho sem grande soma de conselho. É esta sempre uma experiência difícil para a obreira jovem. Pode ela iniciar o trabalho vários meses antes de estarem programadas as reuniões públicas do evangelista. Talvez ela more muito distante do escritório da associação, do qual poderia buscar conselho, se a proximidade lhe facultasse uma entrevista com o presidente do campo. Quando solicitada a trabalhar sob condições assim de isolamento, ela ficará aguardando as reuniões dos obreiros da associação, onde poderá receber auxílio de outras instrutoras bíblicas.

Nem tôdas as principiantes, porém, começam o trabalho bíblico sob condições semelhantes. Algumas são solicitamente dirigidas e protegidas por seus líderes; outras têm de aprender muitas lições na escola da dura experiência. O primeiro caso é o preferível, mas não é o mais comum. Por esta razão, a principiante apreciará receber algumas sugestões valiosas de alguém que esteja cônscio de alguns problemas específicos nesse estágio do trabalho. Uma jovem instrutora bíblica de êxito, Marzelas Sell Miller, provê a êsse respeito algumas sugestões proveitosas.

“Quando inicia o trabalho bíblico, a obreira jovem se apercebe de que o trabalho de classe e o preparo para os estudos bíblicos proveram apenas uma pequena base à nova atividade de se dirigir a pessoas e apresentar-lhes doutrinas bíblicas.

“Muitas vêzes a tarefa de reunir-se com pessoas e responder-lhes às perguntas quase que desorienta a obreira. Descobri que iniciar as atividades numa série de reuniões evangelísticas é ideal, pois quando a obra se acha tôda organizada e se delineiam planos para todo um grupo de trabalho, a instrutora bíblica sente-se mais preparada e sabe o que dela se espera. Um bom comêço é meio caminho andado, rumo do trabalho bem sucedido.

“Há algumas ciladas que as instrutoras bíblicas devem evitar, logo ao iniciarem seu trabalho. Uma delas é a seguinte: Depois de haver presenteado várias vêzes as pessoas com material impresso e granjeado sua amizade, nossas visitas podem tornar-se simples contatos sociais. Nosso propósito é abrir a Bíblia e apresentar pelo menos um pensamento ou um texto e a seguir fazer oração. E as pessoas esperam justamente isso, se é que começamos da maneira devida. Mas se a obreira não procede assim, logo que é convidada para visitar um lar, ela às vêzes se sente sem jeito para começar mais tarde.

“A iniciante tem de cultivar a habilidade de dirigir a conversa para rumos espirituais. Em geral a mínima referência às condições do mundo pode levar ao assunto da segunda vinda de Cristo, e muitos outros assuntos que venham à baila podem também ser usados de modo a dêles se tirarem lições espirituais.

“É preciso aprender a criar interêsse, de maneira a poderem ser combinados estudos futuros. É freqüente a instrutora bíblica encontrar pessoas cheias de perguntas, que ela tenta responder tôdas de uma assentada. Se ela consegue fazer ver a pessoa que o assunto em que se interessa levaria meia hora para ser explicado; e que no momento lhe falta tempo, mas sugere algum outro dia, ou a próxima semana, muitas vêzes poderá então começar uma série de lições, que não teriam sido dadas se ela tivesse respondido de início a tôdas as perguntas de modo a satisfazer a curiosidade da pessoa. Estas são algumas das lições que tive que aprender, e estou ainda aprendendo, e que podem ser de auxílio a outras obreiras jovens.

“A associação com um obreiro de experiência é real vantagem a todo e qualquer que ingresse neste campo de serviço. Quando comecei, passava tôdas as semanas um dia com uma obreira experiente, simplesmente fazendo contatos e visitas missionárias. Observando os seus métodos ao estabelecer contato com as pessoas, e suas respostas a diferentes perguntas que surgiam recebi esclarecimentos valiosos. Posteriormente, na campanha, passamos um dia visitando várias pessoas de meu território, as quais estavam confundidas quanto a certos pontos, e outras a quem eu achara difícil convencer quanto a vários aspectos da doutrina. Êsse auxílio é inestimável a uma iniciante.

“Tenho achado ser um maravilhoso auxílio assistir a uma série completa de estudos de outra instrutora bíblica, e tomar apontamentos pormenorizados. É de surpreender quantos pontos diferentes ela acentua, e que podem ser encaixados em nossa própria série de estudos. Novos pensamentos e explicações sôbre determinados textos sempre nos ajudam a obter nova compreensão e proporcionam mais sentido aos assuntos que ela apresenta.

“Creio sinceramente que estudar a Bíblia num lar, com um auditório de uma pessoa ou mais, traz mais satisfação e melhor compreensão do que qualquer outra obra que pudéssemos tentar.

Não podem ser estudados exaustivamente os múltiplos problemas de uma nova instrutora Bíblica, mas relacionamos abaixo algumas sugestões proveitosas às principiantes. Essas observações resumidas tornarão a obreira jovem apercebida de certas necessidades, levando-a a um estudo mais acurado de alguns problemas específicos que provàvelmente surgirão.

Proveitosas Sugestões à Principiante
  • 1. Saiba que Deus a está guiando pessoalmente, e que você foi chamada para a obra bíblica.
  • 2. Certifique-se quanto aos planos que a associação tem para você, suas relações com a igreja local e com às outras igrejas do distrito.
  • 3. Faça contatos amistosos com coobreiros e oficiais da igreja local.
  • 4.  Localize-se adequadamente. Dê boa organização ao seu pequenino lar.
  • 5. Seja regular quanto ao tempo de levantar. Observe seus períodos devocionais e de estudo.
  • 6. Planeje um programa diário, mesmo que sua tarefa atual não dê idéia de pressa. Esteja sempre em busca de novos interessados. Faça uma lista de tôdas as pessoas susceptíveis de serem visitadas.
  • 7. Na organização de suas visitas, use um mapa. Tenha em mente seus endereços. Familiarize-se bem com as facilidades de transporte.
  • 8.  Siga um plano definido na visita aos lares de seu território. Esteja alerta a novos indícios, para aumentar sua lista de interessados.
  • 9.  Combine estudos bíblicos sistemáticos.
  • 10. Considere seu trabalho uma feliz aventura por Deus. Seja entusiasta.
  • 11. Tenha atitude digna, mas sociável. Dê a impressão de que você sabe aproveitar as horas de cada dia. Que tôdas as suas visitas tenham propósito.
  • 12. Quando lhe confiam uma parte no programa de algum departamento da igreja, esteja preparada e saiba transmitir sua mensagem.
  • 13.  Examine o esfôrço de cada dia e analise os resultados. Aprenda a fortalecer os pontos fracos de seu trabalho.
  • 14.  Seja fértil em recursos e não tema trabalho árduo.
  • 15.  Faça, calmamente, o melhor possível e conserve o otimismo. O êxito segue o esfôrço sincero.
  • 16.  Escreva ao presidente de sua associação, mais ou menos uma vez por mês. Conserve-o a par do progresso do seu trabalho e procure também o seu conselho. Êle é homem ocupado, e portanto seja conscisa.
  • 17.  Seja pontual na remessa do seu relatório de trabalho. Para os problemas especiais busque auxílio, financeiro ou outro.
  • 18. Faça orçamento de suas despesas e fique dentro de seu orçamento. Pratique economia, a fim de dar mais liberalmente à Causa de Deus.
  • 19. Prevaleça-se de tôdas as oportunidades de assistir a reuniões dos obreiros da associação. Seja pontual. Seja amável com seus coobreiros.
  • 20. Caminhe a segunda milha para ajudar as pessoas. Tenha o gesto certo, na hora certa. A obra bíblica de êxito é mais do que simplesmente estar sempre muito ocupada.
  • 21. A verdade tem os seus oponentes, mas vence sempre. Responda às objeções com muito tato, fazendo amigos para a verdade.
  • 22. Numa crise, permaneça com espírito devoto e esperançoso. Cautela e espírito conservador não fazem mal a ninguém.
  • 23. Cuide de sua aparência. Testifique seu vestuário de sua profissão. Quando em dúvida sôbre alguma questão de decôro, seja ultra-conservadora, mas nunca excêntrica.
  • 24. Cultive um passatempo, mas use-o como diversão de seu trabalho e bênção aos outros.
  • 25. Refreie-se de fazer propaganda de suas boas obras. Que estas sejam descobertas pela influência que dão de si.