Vivemos em tempos de intensa atividade material e de lamentável superficialidade espiritual, dentro e fora da igreja. Todos se agitam de um lado para o outro numa corrida sem fim, e parece que só conseguem parar quando chega o enfarte ou um acidente qualquer. Antes que isso aconteça, não gostaria você de fazer um balanço em sua vida cristã e pôr as coisas em ordem? Se assim o desejar, leia este artigo. Ele poderá ajudá-lo.

Se a “ordem é a primeira lei do Céu (Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 459) e se nós nos estamos preparando para lá habitarmos, não seria oportuno verificarmos se os deveres de nossa vida cristã estão sendo realizados ordenadamente? Nada neste mundo, que seja de real valor, consegue-se por acaso. O planejamento e a organização são a base de todo empreendimento útil. Os homens, em geral, têm sua vida secular estritamente programada: hora para trabalho, hora para alimentar-se, hora para divertir-se, hora para todos os seus compromissos e obrigações. O Universo de Deus constitui, Outrossim, um extraordinário exemplo de ordem e programação. As estações têm seu tempo certo; o movimento dos corpos celestes, pode ser previsto com absoluta exatidão cronométrica; o Sol aparece e desaparece invariavelmente todos os dias; e afirma a Escritura Sagrada que “até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo de sua arribaçâo”. Jer. 8:7. E quão mais importante do que todas estas coisas é a nossa vida de comunhão com Deus! Os nossos deveres e compromissos para com nosso Criador estão sendo cumpridos com fidelidade, ou são deixados ao acaso? Falando das muitas preocupações e ansiedades que afligem os homens, comumente, advertiu Jesus: “Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça. . S. Mat. 6:33. Isso significa que as coisas devem ser colocadas em sua ordem de importância. E nada é tão importante para nós, cristãos, como a comunhão com Deus e a nossa preparação para a vida imortal. Deus não pode premiar os negligentes dos deveres espirituais, com maior porção de luz e de bênçãos. Eis para quem o Senhor promete revelar-Se: “. . . àquele que bem ordena o seu caminho Eu mostrarei a salvação de Deus. Sal. 50:23.

Nas páginas inspiradas da Mensageira do Senhor, encon-tram-se as seguintes palavras de admoestação e conselho:

“Da mesma maneira que não nos é possível ser fisicamente fortes sem tomar o alimento temporal, não podemos viver a vida religiosa sem constante oração e o cumprimento dos deveres espirituais.” — Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 580.

“Quando os homens, embora professando a verdade, levam dias sem se comunicar com Deus, são induzidos a atos estranhos e a tomar decisões que não estão de acordo com a vontade divina.” — Idem, vol. 2, pág. 132.

“Satanás bem sabe que todos quantos ele pode levar a negligenciar a oração e o exame das Escrituras, serão vencidos por seus ataques. ” — O Grande Conflito, pág. 519.

Enumeremos alguns dos deveres da vida cristã que devem merecer especial atenção e que, cumpridos, tomar-se-ão uma fonte de reavivamento espiritual, de paz e de alegria. São instrumentos usados por Deus para a santificação de Seus filhos; são condutos através dos quais Deus comunica ao Seu povo as abundantes riquezas de Sua graça.

Oração no Início do Dia

Ao você se levantar, eleve o pensamento a Deus em gratidão, e em busca da graça necessária para o novo dia. Essa é uma questão individual. Não nos referimos ainda ao culto matutino. É a prece particular do crente a Deus. Aconselha a Sra. E. G. White:

“Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa. Seja vossa oração: ‘Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti’. Esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo. ” — Caminho a Cristo, pág. 69.

O Culto Familiar

Eis outra prática instituída por Deus para a felicidade do lar. Do culto familiar, todos os membros da família devem participar, sempre que possível. No serviço sacrifical do antigo Israel, o sacrifício do cordeiro da manhã e da tarde, simbolizava q que, para os cristãos hoje, simboliza o culto matutino e vespertino: adoração e consagração diária a Deus. Eis a afirmação da pena inspirada: “Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino. Que apropriado é reunirem os pais em redor de si aos filhos, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxílio, guia e proteção para o dia! Que adequado também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos para agradecer as bênçãos do dia findo!

“Pais e mães: Cada manhã e noite, reuni ao redor de vós os filhos, e com humilde petição elevai a Deus o coração, suplicando-Lhe auxílio. Vossos queridos acham-se expostos à tentação. Contratempos diários juncam a vereda de jovens e velhos. Os que quiserem viver vida paciente, amorosa e alegre, precisam orar. Só recebendo auxílio cons-tante de Deus, poderemos alcançar a vitória sobre o próprio 22 eu. ” — Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 92 e 93.

No culto matutino é de grande valor a leitura da “Meditação Ma-tinal, e, à noite, pode-se estudar a lição da Escola Sabatina. Lance mão da literatura que a igreja prepara para a edificação dos crentes. E não se esqueça, nas horas do culto, dos alegres cânticos de Sião, que tanta alegria e inspiração trazem aos filhos de Deus, em sua jornada rumo à Canaã Celestial.

Que Tal a Oração do Meio-Dia?

Onde quer que você esteja: em casa, no trabalho, andando pelas ruas ou viajando, por que não elevar a Deus uma prece, justamente na hora em que os homens estão na mais intensa atividade? Davi, do qual a Bíblia afirma ter sido homem “conforme o coração de Deus (I Sam. 13:14), tinha esse costume. Declara ele: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei, e clamarei; e Ele ouvirá a minha voz.” Sal. 55:17. Outro exemplo de fidelidade é o profeta Daniel. Dele disse o anjo “ser muito amado . E Daniel também estabeleceu esse sistema em sua vida: “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” Dan. 6:10. E tão fiel era ele a seus momentos devocionais que preferiu passar uma noite na cova dos leões a negligenciar seus momentos de oração.

Note esta declaração: “Não há tempo nem lugar impróprio para se erguer a Deus uma prece. Nada há que nos possa impedir de alçar o coração no espírito de oração sincera. Entre as turbas de transeuntes na rua, em meio de uma transação comercial, podemos elevar a Deus um pedido, rogando a direção divina. . . On-de quer que nos encontremos podemos entreter comunhão íntima com Deus.” — Caminho a Cristo, págs. 96 e 97. E este convite: “ De manhã, ao meio-dia e à noite, qual suave perfume, ascenda ao Céu a vossa gratidão. ” — Ciência do Bom Viver, pág. 253.

A Hora Tranqüila

Esta é a hora da comunhão particular com Deus. Nenhum de-ver religioso excede em valor à hora tranqüila de oração e meditação, quando, a sós com Deus, abrimos o coração a Ele “como a um Amigo”. Há duas declarações de E. G. White que bem revelam a importância da oração particular na vida do crente. A primeira reza: “E sobretudo não devemos negligenciar a oração secreta, pois ela é a vida da alma. — Caminho a Cristo, pág. 96. E a segunda: “Não negligencieis a oração particular, pois é a alma da religião.” — Mensagens aos Jovens, pág. 268. E, no entanto, entre os deveres devocionais da vida cristã, nenhum é tão clamorosamente negligenciado como a oração particular. Em conseqüência “a vida da alma” vai-se extinguindo, perecendo “a alma da religião”. Este é, sem dúvida, o problema mais grave na igreja de hoje.

O ritmo vertiginoso da vida moderna entrou na igreja também, e passamos a viver correndo de um lado para o outro, com inúmeros afazeres e preocupações, sem tempo para a comunhão particular com Deus. E daí a mornidão, a superficialidade religiosa, o indiferentismo que toma conta da maioria dos professos seguidores de Jesus. Mas não há outro caminho: ou voltamos a encontrar tempo para comungar com Deus, em oração e meditação diária, ou pereceremos. Não importa o cargo ou a posição que ocupemos na igreja, nem a nossa profissão de fé.

Sobre este tão importante assunto, a Mensageira do Senhor tem abundantes admoestações. Estas, por exemplo: “Tende um lugar para a oração particular. Jesus tinha lugares especiais para comunhão com Deus, e o mesmo devemos fazer. Precisamos retirar-nos freqüentemente para algum recanto, por humilde que seja, onde nos possamos encontrar a sós com Deus.. . No lugar secreto de oração, onde nenhuns olhos senão os de Deus nos podem ver, ouvido algum senão o Seu pode escutar, é-nos dado exprimir nossos mais íntimos desejos e anelos ao Pai de infinita piedade. E, no sossego e silêncio da alma, aquela voz que jamais deixa de responder ao clamor da necessidade humana, falará ao nosso coração. . . Aqueles que buscam ao Senhor em segredo, contando-Lhe suas necessidades e pedindo auxílio, não rogarão em vão… À medida que fizermos de Cristo nosso companheiro diário, havemos de sentir que as forças de um mundo invisível se encontram todas ao redor de nós; e, pelo contemplar a Jesus, seremos transformados à Sua imagem. Somos transformados pela contemplação. — O Maior Discurso de Cristo, págs. 74 e 75.

O prezado leitor que desejar orientação mais detalhada sobre como realizar sua hora diária de comunhão, sua Hora Tranqüila, encontrará auxílio na leitura do artigo “A Importância da Meditação na Vida Cristã”, no número de agosto de 77, da Revista Adventista, e no número de fevereiro de 78, no artigo “Vamos Fazer a Hora Tranqüila ?”

Trabalho Missionário

A pessoa que haure da fonte da água da vida, através da co-munhão diária com Deus, do estudo das Escrituras e da oração particular, é impelida a falar aos outros das boas-novas da salvação. “Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é como uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tomando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida.” — O Desejado de Todas as Nações, pág. 138.

Se o caro leitor sente a beleza e o poder do Evangelho salvador, por que não aproveitar toda oportunidade para falar dele aos que ainda vivem nas trevas? Cada qual poderá fazer o seu melhor dentro de sua capacidade e do seu ambiente. Há os que podem pregar; outros dão estudos bíblicos. Alguns encontrarão prazer em visitar os doentes e levar-lhes palavras de conforto. Até simples folhetos poderão levar aos corações sedentos as gotas refrescantes da verdade. Cada qual deve procurar os meios que mais se amoldem à sua individualidade, para testemunhar em favor de Cristo. Devemos esforçar-nos para que, cada dia, realizemos algum serviço missionário em favor de nossos semelhantes. Isso fortalecerá a nossa própria espiritualidade e dar-nos-á o contentamento de levarmos almas aos pés do Salvador. E que indizível alegria far-nos-á fremir o coração quando, na Nova Terra, virmos pessoas salvas através de nossos humildes esforços em encaminhá-las a Jesus! Oração e trabalho constituem o poderoso binômio da vida cristã vitoriosa.

Exame de Consciência

Esse item pode parecer estranho para nós, hoje. Pela superficialidade da vida moderna per-deu-se quase que por completo a prática do esquadrinhamento do coração. Mas este é um exercício espiritual do mais alto valor na vida cristã. Se em nossas atividades seculares, em nossas transações-comerciais, paramos constantemente para fazer balanço da situação, por que não realizamos também, com mais freqüência, uma análise de nossa situação espiritual? E exame de consciência é exatamente isto: um balanço de nossa vida cristã. Estamos crescendo na fé? Com a graça de Deus temos vencido, dia a dia, nossas fraquezas? Como temos tratado nossos familiares? Temos cumprido nossos deveres espirituais? Temos sido fiéis a Deus em nossas palavras e atos, em nosso testemunho diário, em nossos bens materiais? Temos cultivado bons pensamentos e vencido os pensamentos maus? E assim por diante. Bom seria que cada noite, antes do repouso, gastássemos alguns minutos considerando cuidadosamente as vitórias e as derrotas que tivemos durante o dia; o que fizemos e o que deixamos de fazer; como foram nossas palavras e nossos pensamentos; se tivemos domínio próprio ou não; se fomos vencidos pelo gênio, pela impaciência, pela precipitação, ou nossas recordações nos alegram pelas vitórias alcançadas.

Assim aconselhava o apóstolo Paulo aos crentes de Corinto: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” II Cor. 13:5.

Eis o conselho do Espírito de Profecia a respeito:

“Há necessidade de um profundo exame de consciência, e de que investiguemos profunda-mente, à luz da Palavra de Deus: Estou com o coração sadio, ou é ele corrupto? Estou renovado em Cristo, ou tenho ainda coração carnal, mudado apenas na aparência exterior? Apresentai-vos ante o tribunal de Deus e vede se, à luz divina, possuís qualquer pecado secreto, qualquer iniqüidade, qualquer ídolo que não sacrificastes ainda.” — Mensagens aos Jovens, págs. 83 e 84.

“Esquadrinhai rigorosamente o vosso coração à luz da eternidade. Não oculteis nada a vosso exame. Esquadrinhai, oh! esquadrinhai, como se disso dependesse a vossa vida. — Testimonies, vol. 2, pág. 81.

‘Esta diária reconsideração de nossos atos, para ver se a consciência aprova ou condena, é necessária para todos que desejarem chegar à perfeição de cará-ter.”— Testimonies, vol. 2, pág. 512.

Eis aí expostas algumas sugestões para que você possa melhor organizar sua vida cristã. Se as-sim o fizer, sua vida religiosa se renovará, pois receberá metodicamente a seiva de que necessita para o seu desenvolvimento e para que produza frutos. Isso tudo são apenas métodos de pormos em prática o simples e infalível conselho de Jesus: “Estai em Mim e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim” S. João 15:4. E para que você possa formar hábitos devocionais, e como auxílio para seu balanço diário concernente às práticas espirituais, preparamos uma ficha que lhe poderá ser útil, como já tem sido para muitas outras pessoas.

Os que desejarem repruduzi-la para seu uso ou para uma campanha de reavivamento em sua igreja, poderão fazê-lo livremente. Os leitores que quiserem recebê-la em pequena quantidade, como modelo ou para seu uso pessoal, ou que desejarem trocar idéias ou experiências sobre a vida cristã, escrevam-nos e teremos prazer em atendê-los Nosso endereço é: Caixa Postal 572 — 13100-Campinas — SP.

E ao iniciar essa planificação em sua vida cristã, lembre-se deste pensamento escrito por experiente homem de Deus: “Se fizermos de nossos períodos devocionais a coisa mais regular de nossa vida, descobriremos que eles regularizarão tudo o mais.”

— Dean Inge.

MINHA VIDA DEVOCIONAL           “Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justica.” S. Mat. 6:33
MÊS:12345678910111213141516171819202122232425262728293031Soma
Orei ao levantar-me?+
Participei do culto matutino?
Li a Bíblia hoje?
Orei ao meio-dia?
Estudei a lição da Escola Sabatina?
Realizei minha “Hora Tranqüila”?
Participei do culto vespertino?
Realizei algum trabalho missionário?
Agradeci a Deus pelas bênçãos do dia?
Fiz meu exame de consciência?
TOTAIS DE PONTOS
+
Preencha ao final de cada dia. Coloque ( + ) para as respostas positivas e o sinal ( — ) para as negativas. Comparando-os ao fim do dia e do mês você terá noção de como vai sua vida devocional. Procure melhorar sempre.