Um bom começo, seguido por bom desenvolvimento, assegura uma conclusão bem sucedida. A Classe Batismal merece um bom começo, perfeito planejamento e desenvolvimento, com o resultado correspondente de muitas almas ganhas para o Senhor.

Como Encontrar Pessoas Interessadas

Há várias fontes que produzem bom interesse:

  • 1. Alunos dos Carteiros Missionários.
  • 2. Os que se interessaram em virtude da distribuição de folhetos.
  • 3. Os alunos das Escolas Sabatinas Filiais.
  • 4. Os interessados que assistem aos cultos de sábado.
  • 5. Os juvenis que freqüentam a igreja.
  • 6. Os alunos da escola.
  • 7. Parentes e amigos dos membros da igreja.
  • 8. Os interessados em decorrência do evangelismo da Semana Santa.

Como Iniciar a Classe

Um bom método é pregar em determinado sábado um sermão com um apelo, e orar primeiro com a congregação pelos que já foram batizados, e depois pelos que ainda não o foram. Convém pedir que estes últimos permaneçam no recinto após o sermão, e explicar-lhes que começaremos uma classe especial para estudar profundamente as doutrinas da Bíblia. Numa folha especial, anote-se o nome e o endereço de todas as pessoas não batizadas que estiverem presentes. A seguir, anuncie-se o dia e a hora em que será realizada a Classe Batismal.

Quanto aos outros grupos, os membros poderão avisá-los de que a Classe Batismal está sendo formada. Também poderão enviar-lhes uma carta ou um cartão.

Convém Manter um Registro?

Sim, é bom! Na primeira reunião é efetuada uma relação oficial de todos os que estão presentes. Nas reuniões subseqüentes faz-se a chamada, para que os interessados sintam que pertencem ao grupo e que alguém, se interessa por eles. Em cada uma das reuniões da classe, deve-se perguntar se há novos membros, e matriculá-los.

O melhor é escolher um secretário (ou uma secretária) para fazer a chamada e manter os registros em dia. Pode ser uma pessoa voluntária ou um dos interessados mais atilados e cooperadores.

Segregação por Interesse e Desenvolvimento

Temos observado que nalgumas classes batismais dar aos alunos credenciais progressivas constitui um bom incentivo psicológico.

Primeira credencial: (Lições 1-6) chamada Membro Assistente.

Segunda Credencial: (Lições 7-15) chamada Membro Interessado.

Terceira Credencial: (Lições 16-20) chamada Candidato.

Cada credencial é de uma cor diferente. O interessado é convidado a trazê-la consigo, e em cada reunião da classe o secretário marca a freqüência. Tais credenciais ajudam a pessoa a estar vitalmente interessada em prosseguir.

Para terminar devidamente o plano, convém conferir um diploma na con-clusão do curso. No Manual Batismal, no fim do curso, há um diploma que só precisa ser preenchido.

Atividades Sociais da Classe

Duas ou três vezes durante o curso, os alunos poderão reunir-se para alguma atividade social, a qual ajuda a manter o grupo unido. Quando os candidatos são batizados, é de bom alvitre organizar uma espécie de reunião social e espiritual. Serve-se um refresco, apresenta-se uma oportuna mensagem espiritual e os candidatos contam como chegaram ao conhecimento da verdade.

Organização de Classes Batismais no Distrito

Quanto mais classes batismais forem realizadas, maior será o número de almas ganhas. Por conseguinte, os pastores sábios e eficientes farão visitas em seus distritos para organizar classes batismais. Pode-se usar o seguinte plano em tais visitas:

Reunir-se com o dirigente do grupo para fazer planos.

Visitar os interessados para falar-lhes sobre a abertura da classe batismal. (O dirigente do grupo pode fazer essa visita antes da chegada do pastor.)

Uma reunião pública de consagração e apelo, na qual são obtidos os nomes dos interessados e é anunciado o início da Classe Batismal.

Designação do instrutor da Classe Batismal.

Se possível, o pastor ministra duas ou três aulas com a presença do instrutor.

Nomeação do membro leigo que, com o instrutor, visitará os lares dos interessados.

Estabelecer um alvo de almas ganhas pela congregação.

Marcar prováveis datas para os batismos.

Se o pastor não puder fazer essa visita, deverá organizar as classes de alguma outra maneira, mandando chamar o dirigente do grupo, enviando um membro ativo ou remetendo por escrito os pormenores do plano.

Supervisão das Classes Batismais

O pastor deve acompanhar o andamento das classes batismais. Ele pode realizar isto de duas ou três maneiras:

  • 1. Visitando periodicamente as classes e proferindo palestras para estimular as decisões.
  • 2. Por meio de cartas mensais contendo idéias práticas e solicitando que o instrutor responda enviando algumas notícias e expondo os seus problemas.
  • 3. Oferecendo prêmios às classes com o maior número de alunos ou com os melhores resultados.

Maiores Resultados

Fazendo sábio uso da psicologia, o pastor pode produzir um aumento nos resultados de suas classes batismais.

  • 1. Atribuindo a cada classe um alvo de almas ganhas.
  • 2. Anunciando aos distritos o progresso de cada classe.
  • 3. Efetuando judiciosa e discreta comparação entre as várias classes.
  • 4. Oferecendo prêmios às classes com o maior número de alunos ou com os melhores resultados.

Colheita Abundante

Com bastante antecedência, será marcada a data do batismo em cada congregação, e os instrutores devem ser estimulados a preparar o maior número de candidatos possível.

Na data marcada, será realizado o batismo, mesmo que haja somente poucos candidatos. Far-se-á um apelo definido e com os que o atenderem será renovada a contínua Classe Batismal.

Deve-se incentivar o instrutor por meio de uma manifestação pública de agradecimento, recordando que os seres humanos necessitam e apreciam que seus esforços sejam reconhecidos.

Convém que o pastor seja amigo dos instrutores batismais, desfrutando especial companheirismo com eles, pois constituem excelentes auxiliares do pastor na conquista de almas. Um singelo presente no fim do ano será um bom incentivo.

Uma Classe Batismal em Atividade Dirigir uma Classe Batismal que seja dinâmica e interessante, e que conduza à ação, é uma arte e uma ciência. O instrutor lhe conferirá o melhor de sua personalidade e espiritualidade. Orará ao Senhor, pedindo sabedoria, e estudará conscienciosamente a lição que irá expor.

Aplicação à Vida. Convém explicar aos alunos como a verdade apresentada se relaciona com sua vida e conduta. Devem sentir a necessidade de modificar seu modo de viver, pondo-o em harmonia com as verdades apresentadas.

Encerramento da Classe. Fazer os anúncios finais e terminar a aula com uma oração, a qual pode ser proferida por um dos alunos.

Em Direção ao Batismo •

À medida que se vai aproximando a data do batismo em cada uma das classes, deve-se realçar a sua proximidade, de modo a ocasionar expectativa e o desejo de ser batizado.

Cerca de duas ou três semanas antes, é feito um fervoroso apelo, anunciando-se que está sendo preparada uma lista dos candidatos e solicitando que os que desejam ser batizados preencham um formulário especial que lhes será entregue. O mesmo apelo é feito cada sábado, em cada uma das classes, até o dia do batismo.

É bom visitar em seus lares todos aqueles que assinaram o formulário pedindo o batismo, a fim de fortalecer sua decisão e solucionar alguns problemas de última hora. Também podem ser visitados os que não assinaram o formulário, fazendo-lhes um apelo em particular.

Quando a lista de candidatos está completa, ela é examinada com o pastor da igreja e apresentada à comissão da igreja a que pertence o instrutor, para um relatório sobre os candidatos.

No sábado que precede o batismo, os candidatos recebem minuciosas informações sobre a cerimônia: lugar, horário e roupa a ser usada. Eles também são animados a convidar seus amigos e parentes para a cerimônia.

O instrutor da Classe Batismal desempenhará uma parte ativa no programa. No momento apropriado, deve-se fazer menção da Classe Batismal. No fim, o pastor e o instrutor congratulam os novos membros.

Faz-se um novo apelo, obtendo nomes e endereços, e os recém-interessados são convidados a unir-se à Classe Batismal.

A cerimônia batismal é um dos ritos mais solenes da Igreja Cristã, e muitas vezes não dedicamos tempo suficiente ao seu planejamento, para que se tome eficaz. Sempre devemos lembrar-nos de que ela é uma Cerimônia de Casamento Espiritual. Os candidatos ficarão contentes se os seus parentes, amigos e simpatizantes comparecerem à cerimônia.

Além de tomar o tanque atraente com flores, etc., todo participante deve estar ciente de sua responsabilidade. Não há cerimônia batismal bem planejada que não encontre uma resposta favorável por parte dos presentes que ainda não foram batizados por imersão. Isto proverá novos candidatos para o próximo batismo e reabastecerá a Classe Batismal.